A banda durou muito pouco tempo, de 1970 a 1972, mas enquanto esteve na ativa brilhou e produziu importantes álbuns para a história do Rock And Roll.
Um dos grandes representantes do Hard Rock americano dos anos 70, o Cactus foi projetado inicialmente para ser um Supergrupo, tendo à frente as figuras de Jeff Beck na guitarra, Rod Stewart nos vocais e a ex-cozinha do Vanilla Fudge – o baixista Tim Bogert e o baterista Carmine Appice. Mas as pretenções foram por água abaixo quando o genial guitarrista britânico sofreu um acidente automobilístico que o afastou de cena por um tempo, inviabilizando esta empreitada. Rod Stewart, por sua vez, acabou tomando outra direção. Além de investir em sua carreira solo, se aliou ao guitarrista Ron Wood – parceiro da primeira encarnação do Jeff Beck Group e futuro membro dos Rolling Stones – para juntos, integrarem o line-up de outra bandaça: os Faces.
Com as duas baixas inesperadas, Bogert e Appice assumiram as rédeas do combo e partiram então para um plano B, e ao final dos anos 60, a formação clássica do Cactus começou a tomar forma. Para completar o time, foram recrutados o vocalista Rusty Day (que vinha do Amboy Dukes, a banda de Ted Nugent) e o guitarrista Jim McCarty (que acumulava trabalhos com os combos Mitch Ryder’s Detroit Wheels e The Buddy Miles Express). Com este quarteto demolidor e experiente, gravaram entre 1970 e 1971, os três primeiros álbuns da banda: Cactus (1970), One Way… Or Another (1971) e Restrictions (1971). Meses depois do lançamento do terceiro LP, alguns desentendimentos fizeram com que Jim McCarty e Rusty Day deixassem a banda.
A sonoridade da banda se caracteriza por um rock pesado, cru e de sonoridade suja, com uma pegada blueseira venenosa e algumas pitadas de country para levantar a poeira da estrada.
O Cactus foi uma das poucas bandas americanas que entrou para a história do rock num dos períodos mais difíceis, pois para fazer frente ou igualar-se às bandas inglesas não era tarefa fácil, era preciso ser bom muito, mas muito bom. E o Cactus era.
FORMAÇÃO
Membros Originais
Carmine Appice
Jim McCarty
Jimmy Kunes
Randy Pratt
Pete Bremy
Outros Membros
Rusty Day
Tim Bogert
Ron Leejack
Peter French
Werner Fritzsching
Duane Hitchings
Mike Pinera
Roland Robinson
Jerry Norris
Bobby Caldwell
Charlie Souza
Steve Dansby
John Sauter
Gary Moffatt
Elliot Dean Rubinson
DISCOGRAFIA
Discos de Estúdio
- Cactus (1969)
- One Way Or Another (1970)
- Restrictions (1971)
- 'Ot 'n' Sweaty (1972)
- V (2006)
Discos de Compilações
- Cactology: The Cactus Collection (1996)
- Barely Contained: The Studio Sessions (2CD, 2004)
- Fully Unleashed: The Live Gigs (2004)
- Fully Unleashed: The Live Gigs Vol. 2 (2007)
- Ultra Sonic Boogie: Live 1971 (2010)
Fontes:
Márcio Paula Moraes
Combate Rock
http://blogs.estadao.com.br/combate_rock/o-som-espinhoso-do-cactus/
Sinister Salad Musika’l Weblog
http://sinistersaladmusikal.wordpress.com/2009/04/05/cactus-cactus-1970/
Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Cactus_(band)
CACTUS : Catus Full Album 1970
CACTUS : One Way Or Another Full Album 1971
CACTUS : Restrictions Full Album 1971
CACTUS : ‘Ot N’ Sweaty Full Album 1972
CACTUS - Live, Loud & Proud 2007
CACTUS - Live At New York City 2006
O Cactus foi uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos, em que pese o curto tempo de existência. Nos deixou um legado genial, feito por músicos excepcionais. Jamais serão esquecidos.
Longa Vida ao Cactus !
Longa Vida ao Rock And Roll !
Nenhum comentário:
Postar um comentário