Savoy Brown é uma das bandas integrante do movimento de resgate do blues surgido na Inglaterra a partir da metade dos anos 60, pavimentando o caminho para o surgimento de bandas como o Led Zeppelin, entre outras. Curiosamente, ela fez menos sucesso em sua terra natal do que nos EUA, onde lançou a maioria de seus álbuns e excursionou incessantemente desde 43 anos atrás. Atribui-se esse fato às inúmeras mudanças em sua formação ao longo desse tempo, fato relacionado à personalidade extremamente dominante de seu fundador, o guitarrista Kim Simmonds.
A primeira formação tinha Kim Simmonds na guitarra, O'Leary na harmônica, Leo Manning na bateria, o vocalista Brice Portius e o baixista Ray Chappell. Manning e Portius eram negros,o que fez da Savoy uma das primeiras bandas inglesas com integração racial.Todos então concordaram que o irmão de Kim, Harry,deveria ser o empresário da banda. Eles também acrescentaram um pianista chamado Trevor Jeavons, mas logo foi substituído por Bob Hall,um músico experiente que tinha sido membro dos Groundhogs quando a banda acompanhou John Lee Hooker e que também acompanhara Jimmy Reed e Little Walter pela Inglaterra.
Eles chamaram a si de Savoy Brown Blues Band para enfatizar sua raiz bluseira de Chicago; o Savoy eles tiraram da gravadora americana Savoy Records, (eles achavam que soava elegante) e o Brown foi pra dar um balanço.
Como para muitas outras bandas,foi muito duro conseguir um espaço para se apresentar mas ao contrário das outras, Kim e seu irmão decidiram abrir seu próprio clube, o Kilroy's, em maio de 66. Eles passaram a se apresentar lá toda noite e logo o lugar virou um "point": Fleetwood Mac e Freddie King tocaram no Kilroy's. Isso acabou chamando a atenção de Mike Vernon, um cara que publicava uma revista sobre blues e soul chamada R&B Monthly e que também era produtor na gravadora Decca e tinha um selo próprio chamado Purdah. Ele convenceu Harry a deixá-lo gravar a banda para esse selo e em agosto de 66 nos Wessex Studios de Londres eles tiraram 4 faixas,2 das quais foram lançadas como compacto:I Can't Quit You Baby e I Tried, ambas de Willie Dixon.
Mas o grande lance para eles veio com o convite de Brian Wilcock que era DJ no Klook's Kleek R&B Club para que tocassem nos intervalos da apresentação do Cream , em 2 de agosto de 66. Como o Cream tinha estreado oficialmente no 6º National Jazz and Blues Festival em 31 de julho, essa era sua primeira aparição num clube e era o aquecimento para sua turnê, mas foi o Savoy que roubou a cena e a partir daí choveram convites para apresentações. Logo eles estavam tocando em lugares badalados como o clube Marquee, o Metro e até mesmo acompanhando o bluesman Champion Jack Dupree.
Pela época do lançamento oficial de Shake Down, a banda levou um chacoalhão de verdade: Houve um incidente com drogas em Barnstaple, uma cidade do condado de Devon, oeste da Inglaterra.Isto fez com que Harry Simmonds demitisse seu próprio irmão, Kim.Outras mudanças ocorreram:Chappell e Portius saíram, sendo substituídos por Bob Brunning no baixo e Chris Youlden nos vocais. Brunning tinha tocado no Fleetwood Mac e Youlden numa porção de bandas; ele acrescentou personalidade ao Savoy pois usava uma indefectível cartola e um monóculo. Em seguida foi o Manning quem saiu e em seu lugar na bateria entrou Hughie Flint que tinha estado na Bluesbreakers de John Mayall e na Alexis Korner Band. Finalmente foi o Stone quem saiu, substituído pelo "Lonesome" Dave Peverett.
Harry e Kim Simmonds fizeram as pazes e com apenas Bob Hall da formação original, a banda entrou no estúdio para gravar o próximo single. Contudo,logo depois de finalizado, vieram mais mudanças na formação.
Em março de 68 começaram as gravações do 2º Lp, Getting to the Point. Ao lado de Kim, Youlden emergiu como co-líder da banda e juntos ou em separado,a dupla compôs a maioria do material. Na edição inglesa, a capa tinha uma foto de Kim com cara de sacana usando óculos redondos em cujas lentes se viam a figura de um homem negro; a intenção era passar a idéia de que, apesar de brancos, eles viam as coisas como um negro mas na edição americana as lentes não exibiram o negro em questão. Pois é.
Em junho de 68 eles lançaram o single "Walking By Myself", agora encurtando o nome da banda para apenas Savoy Brown. Nessa altura a agenda estava lotada e eles faziam não menos que seis concertos por semana com uma resposta sempre entusiástica das platéias.
Em janeiro de 69 o Savoy iniciou uma turnê de 10 semanas pelos Estados Unidos.Tocaram no Fillmore East e no Fillmore West,com shows em Chicago e Detroit pelo caminho. Porém na primeira exibição, num pequeno clube de Nova Iorque, eles acharam a platéia meio morna e decidiram jogar o foco no Youlden, dando uma incrementada no visual. Então,além da cartola e monóculo, ele passou a exibir um charuto e usar calças de veludo e um casaco de pele num apelo psicodélico.
Em maio de 69 saiu o Lp seguinte, Blue Matter.Consistia de singles previamente realizados e algumas gravações ao vivo onde o Peverett substitui Youlden no vocal pois ele estava doente. Segundo a crítica este foi um passo à frente em relação aos anteriores, ultrapassando as limitações dos 12 compassos do blues. Mais tarde, nesse mesmo mês,a banda entrou no estúdio para gravar seu próximo disco, inicialmente chamado de Asylum e depois de A Step Further. Seu lançamento deveria coincidir com o início da segunda turnê americana,marcado para 17 de junho e seu som surpreendeu um pouco por ser mais pesado.Essa turnê consolidou seu prestígio,especialmente diante do público de Detroit onde se tornaram o maior evento desde o Cream.
No regresso à Inglaterra eles embarcaram numa turnê com o Jethro Tull e Terry Reid que durou de 24 de setembro a 29 de outubro e ao final dela Harry Simmonds mais uma vez demitiu o irmão Kim.Tudo bem,ele voltou logo.
Em janeiro de 70 o Savoy Brown empreendeu sua terceira turnê americana e ao final dela retornaram à Inglaterra para gravar o álbum Raw Sienna. Esse álbum é bem mais complexo que os demais,incorporando mais elementos de jazz nos arranjos como o uso maior dos metais. É considerado seu melhor trabalho e a banda credita esse sucesso à liberdade que tiveram para gravá-lo, produzindo-o eles mesmos.
Pouco depois do lançamento de Raw Sienna nova troca de formação: o vocalista Chris Youlden deixou a banda, Dave Peverett assumiu os vocais e mais adiante, depois do ótimo Lp Looking In, foram ele, o baterista Roger Earl e o baixista Tone Stevens que saíram para formar o "Foghat". Kim Simmonds reformulou novamente a banda com o pianista Paul Raymond,o baixista Andy Silvester e o baterista Dave Bidwell, todos saídos do Chicken Shack.Gravaram o LP Street Corner Talking, um dos seus melhores momentos,e partiram para mais uma turnê nos EUA. Esse mesmo line up gravou em 72 o Lp Hellbound Train.Depois dele Dave Walker foi para o Fleetwood Mac e Jack Lynton tomou seu lugar.
O Savoy agora adotava um estilo boogie-blues-rock e seguiria com ele daí em diante.
A banda se separou momentaneamente em 73, retornando no ano seguinte e através dos anos 80 e 90 poderia ser descrita como uma porta giratória, com membros saindo e entrando, mas sempre gravando álbuns interessantes e excursionando sem parar.
DISCOGRAFIA
- Shake Down – 1967
- Getting to the Point – 1968
- Blue Matter – 1969 - U.S. #182
- A Step Further – 1969 - U.S. #71
- Raw Sienna – 1969 - U.S. #121
- Looking In – 1970 - UK #50; U.S. #39
- Street Corner Talking – 1971 - U.S. #75
- Hellbound Train – 1972 - U.S. #34
- Lion's Share – 1973 - U.S. #151
- Jack the Toad – 1973 - U.S. #84
- Boogie Brothers – 1974 - U.S. #101
- Wire Fire – 1975 - U.S. #153
- Skin 'n' Bone – 1976 - U.S. #206
- Savage Return – 1978 - U.S. #208
- Rock 'n' Roll Warriors – 1981 - U.S. #185
- Greatest Hits - Live in Concert – 1981
- Just Live (recorded 1970) – 1981
- Live in Central Park (recorded 1972) – 1985 (Relix Records RRLP 2014)
- Slow Train – 1986 (Relix Records RRLP 2023)
- Make Me Sweat – 1988
- Kings of Boogie – 1989
- Live and Kickin' – 1990
- Let It Ride – 1992
- Bring It Home – 1994
- Live at the Record Plant (recorded 1975) – 1998
- The Bottom Line Encore Collection (live, recorded 1981) – 1999
- The Blues Keep Me Holding On – 1999
- Looking from the Outside - Live '69 & '70 – 2000
- Jack the Toad - Live 70/72 – 2000
- Strange Days – 2003
- You Should Have Been There – 2005
- Steel – 2007
- Too Much Of A Good Thing - 2009
MEMBROS
Atuais
- Kim Simmonds – guitars, keyboards, harmonica, vocals (1965–present)
- Pat DeSalvo - bass (2009–present)
- Garnet Grimm - drums (2009–present)
Antigos
- Leo Manning - drums (1965-1967)
- Ray Chappell - bass (1965-1967)
- Brice Portius - vocals (1965-1967)
- John O'Leary - harmonica (1965-1967)
- Trevor Jeavons - keyboards (1965)
- Bob Hall - keyboards (1965-1970)
- Martin Stone - guitars (1967)
- Chris Youlden - vocals (1967-1970)
- Bob Brunning - bass (1967-1968; died 2011)
- Dave Peverett - guitars, vocals (1967-1971, 1992-1994; died 2000)
- Hughie Flint - drums (1967-1968)
- Rivers Jobe - bass (1968; died 1979)
- Bill Bruford - drums (1968)
- Roger Earl - drums (1968-1971; Guest - 1994-1999)
- Tony Stevens - bass (1968-1971)
- Paul Raymond - keyboards, guitars (1971-1974, 1974-1976)
- Dave Bidwell - drums (1971-1974, 1974-1975; died 1977)
- Dave Walker - vocals (1971-1972, 1986-1991)
- Andy Silvester - bass (1971-1972)
- Andy Pyle - bass (1972-1974)
- Ron Berg - drums (1972-1974)
- Jackie Lynton - vocals (1972-1974)
- Miller Anderson - guitars, vocals (1973-1974)
- Eric Dillon - drums (1973-1974)
- Jimmy Leverton - bass (1973-1974)
- Stan Webb - guitars, vocals (1973-1974)
- Tom Farnell - drums (1974-1978)
- Andy Rae - bass (1974-1975)
- Ian Ellis - bass (1975-1978)
- Don Cook - bass (1978-1980)
- Richard Carmichael - drums (1978-1980)
- Keith Boyce - drums (1980-1982)
- John Humphrey - bass (1980-1982)
- Steve Lynch - guitars (1980)
- Ralph Morman - vocals (1980-1982)
- Barry Paul - guitars (1980-1982)
- Todd Hart - vocals (1984-1985)
- Speedo Jones - vocals, harmonica (1985-1986)
- Chris Romanelli - bass (1985-1986)
- Jimmy Dagnesi - bass (1986-1989)
- Al Macomber - drums (1986-1989)
- Jimmy Kunes - vocals (1986)
- Shmutza-Hideous - percussion (1986-1988)
- Rick Jewett - keyboards (1989-1992)
- Pete Mendillo - drums (1989-1991)
- Lou Kaplan - bass (1989-1990)
- Jeff Adams - guitars (1990-1991)
- Steve Behrendt - drums (1990-1991)
- Loren Kraft - bass (1990-1991)
- Pete McMahon - vocals, harmonica (1991-1994)
- Phil McCormack - vocals (1991-1992)
- Joe Pierleoni - drums (1991-1992)
- Andy Ramirez - bass (1991-1992)
- Jim Heyl - bass (1992-1994)
- Dave Olson - drums (1992-1994)
- Tom Compton - drums (1994-1999)
- Nathaniel Peterson - bass, vocals (1994-1999)
- Gerry Sorrentino - bass (1999-2009)
- Dennis Cotton - drums (1999-2007)
- David Malachowski - guitars (1999-2005)
- Mario Staiano - drums (2005-2009)
- Joe Whiting - lead vocals, saxophone (2009-2012; Guest - 1991-1992)
Músicos Convidados
- Sue Glover - backing vocals (1972-1974)
- Sunny Leslie - backing vocals (1972-1974)
- Barry Murray - percussion (1972-1974)
- Frank Ricotti - percussion (1972-1974)
- Stan Sulzmann - saxophone (1972-1974)
- Robert Martin - keyboards (1986-1989)
- Bobby Sexton - keyboards (1986-1989)
- Les Baker - keyboards (1986-1988)
- Steve Klong - percussion (1988-1989)
- Paul Aronson - percussion (1989-1990)
- Hubert Sumlin - guitars (1992-1994; died 2011)
- Leo Lyons - bass (1994-1999)
- David Maxwell - keyboards (1994-1999)
- Paul Oscher - harmonica (1994-1999)
- Duke Robillard - guitars (1994-1999)
- Mark Nanni - keyboards (1999-2003)
- Ron Keck - percussion (2005-2007)
Fontes:
www.esquinadorock.blogspot.com
wikipedia
SAVOY BROWN : Hellbound Train Alive
SAVOY BROWN : Poor Girl Alive
SAVOY BROWN : Tell Mama Live At River Bluefest 2010
SAVOY BROWN : Street Corner Talkin Alive
SAVOY BROWN : Lousiana Blues Alive
SAVOY BROWN : All I Can Do Is Cry Live At Bull Run 2006
SAVOY BROWN : Little Red Rooster Live At The CoachHouse
SAVOY BROWN : Leavin Again Alive
SAVOY BROWN : Lion's Share Full Album
SAVOY BROWN : Jack The Toad Full Album
O Savoy Brown foi uma excepcional banda de Blues, que promoveu, na década de 60 e 70 uma volta ao estilo mais tradicional de Blues, junto com outras bandas inglêsas, resgatando as raízes mais puras do estilo. Por isso, e pela qualidade de suas músicas, o Savoy Brown está com lugar garantido nos lugares mais altos no panteão das Grandes Bandas do Rock And Roll.
Longa Vida ao Savoy Brown !
Longa Vida ao Rock And Roll !
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