quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pelas Galáxias do Rock - 2. Rita Lee & Tutti Frutti


PELAS GALÁXIAS DO ROCK Com Fabiano Oliveira
Rita Lee & Tutti Frutti - Entradas e Bandeiras
Som Livre - 1976


A nossa Santa Rita dispensa apresentações. Ela é um dos ícones do Rock Nacional e foi muito importante no grupo O’ Seis, nos Mutantes, nos Cilibrinas do Éden (com a diva Lucinha Turnbull), no Tutti Frutti e posteriormente, na sua carreira solo (mais para o lado pop) ao lado de Roberto de Carvalho. Rita Lee é definitivamente sinônimo de música de qualidade e sucesso.
No ano de 1976, após o estrondoso sucesso de Atrás do Porto Tem Uma Cidade e principalmente de Fruto Proibido, Rita Lee & Tutti Frutti fizeram um disco ácido, com letras polêmicas e com uma pegada heavy que, de certa forma, surpreenderam até mesmo os fãs. Entradas e Bandeiras, apesar de ser o disco mais subestimado de sua extensa carreira, é um dos que mais representa a imagem da roqueira rebelde e que teve ainda a felicidade de contar com uma banda de peso, pronta para apresentar o que Rock n Roll tem de melhor.
O curioso é que a Rita declarou várias vezes que esse é o disco que ela menos curte, por conta de alguns problemas que aconteceram durante as gravações e que segundo ela, comprometeram o resultado final. Claro, para uma artista genial como ela, qualquer disco “ruim” de sua discografia é acima da média e deve ser considerado essencial. É exatamente o caso de Entradas e Bandeiras.
“Corista de Rock” já abre o disco com um grande alto astral e meio que já dá uma amostra do que vem a seguir. A bela “Coisas da Vida” foi a canção que mais se destacou, inclusive, com uma boa execução nas rádios. Raul Seixas e Paulo Coelho marcam presença na música “Bruxa Amarela”, que é na realidade uma versão de “Check-Up” (que viria a ser conhecida pelo público do Raul) com uma letra reformulada, devido à censura.
“Departamento de Criação” e “Superstafa” são talvez as duas melhores canções do disco, que retratam, respectivamente, os desentendimentos de Rita com os executivos da gravadora e, pelo o que consta, o problema de saúde que ela teve na época, a estafa emocional, que a deixou “de molho” durante várias semanas.
“Posso Contar Comigo”, que a exemplo de “Superstafa”, é de autoria de Luis Carlini, Lee Marcucci e Paulo Coelho e tem a letra mais interessante de todas, com uma proposta de vangloriar a beleza da solidão, mas ressaltar que é sempre melhor estar com alguém. Uma ótima sacada na letra e uma performance incrível de toda a banda.
“Lady Babel”, “Com a Boca no Mundo (Tico-Tico)” e “Troca-Toca” completam esse disco maravilhoso, que apenas para reforçar o que foi dito anteriormente, é um trabalho que foge do óbvio e naturalmente, apresenta um caminho diferente dos dois álbuns anteriores, mas que no final, o torna tão belo quanto os outros.
Isso é Rita Lee & Tutti Frutti... inspiração infinita!!!
E como diria o saudoso Celso Blues Boy...”Aumenta que Isso aí é Rock n Roll”.
Por Fabiano Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário