domingo, 11 de maio de 2014

The Wind's Voice - 4. Fish

FISH : Um Extraordinário Vocalista & Letrista … Uma Lenda do Rock !


Derek William Dick nasceu em Edimburgo , Escócia , e cresceu em Dalkeith .  O filho de Robert e Isabella, Fish foi educado na escola primária de King Park e depois Dalkeith da High School .  Ele foi inspirado na música de muitos dos artistas de rock da década de 1960 e início de 1970, incluindo o Genesis , Pink Floyd , The Moody Blues , Van der Graaf Generator , The Kinks , T.  Rex , David Bowie , Argent e The Alex Harvey Banda .  A primeira banda que viu ao vivo foi o Yes no Usher Hall, Edimburgo, em 1974. Assim como seu amor pela música, ele também era um leitor voraz, e suas inspirações literárias incluíam Jack Kerouac , Truman Capote , Robert Burns e Dylan Thomas.


Depois de trabalhar como Atendente num Posto de Gasolina, jardineiro e trabalhador florestal, Fish chamou a atenção do público em 1981 com o grupo de rock britânico Marillion .  A banda alcançou sucesso nas paradas no Reino Unido, atingindo top-ten hits em 1985 com "Kayleigh" e "Lavender", e novamente em 1987, com "Incommunicado".  Em 1988, Fish deixou o Marillion para prosseguir em carreira solo.  


Muitas das obras posteriores de Fish contém longas letras, ao estilo que exercia nos primeiros discos do Marillion.  To ponto de ista como vocalista, Fish, por vezes, tem sido comparado a Peter Gabriel , vocalista do Genesis em 1970.  O Crítico de Música David Hepworth descreveu sua voz como sendo "uma fusão de Roger Daltrey e Peter Gabriel ". Peter Hammill do Van der Graaf Generator também foi uma grande influência em suas composições e no estilo vocal, o que é especialmente notável nos dois primeiros álbuns do Marillion.


Segundo Fish, seu apelido tem origem na quantidade de tempo que ele passa na banheira.
Em 26 de agosto de 2007, Fish apresentou seu show “Hobble On The Cobbles”no Market Square in Aylesbury na Inglaterra, acompanhado no palco por seus quatro ex-companheiros do Marillnio, em sua formação clássica, em uma canção; Market Square Heroes. Esta foi a primeira vez que tocaram juntos após quase duas décadas.  Em uma entrevista à imprensa após o evento, Fish negou que isso levaria a uma reunião completa, afirmando que "Hogarth faz um ótimo trabalho com a banda ... Nós forjamos caminhos diferentes ao longo dos 19 anos."  


Em 2008, Fish revelou que ficaria aproximadamente seis meses sem fazer shows, devido a o tratamento de um "crescimento celular irregular" em sua garganta. Posteriormente, ficou comprovado que não se tratava de nada cancerígeno. 



MARILLION : Grendel Live At The Hammersmith Odeon London 1983


MARILLION : Misplaced Childhood Live At Montreux 1985


MARILLION : Kayleigh & Lavender Live At Germany 1987


FISH : Medley Live At Poland 1997


MARILLION : Hobble On The Cobbles Live At Market Square London 2007


FISH : Kayleigh Acoustic


FISH : Night Of The Jester 2002 Full Concert



Fish é um dos maiores vocalistas de toda história do Rock, não só pelo timbre vocal, mas também pelas letras que são bastante introspectivas e nos trazem sua visão de mundo com bastante crítica.
Está garantido na Galeria dos Maiores da História do Rock !
Longa Vida a Fish !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário