Jeff Beck (nascido Geoffrey Arnold Beck; Wallington, 24 de junho de 1944) é um guitarrista britânico que tocou em várias bandas influentes da década de 1960,incluindo os The yardbirds. Foi considerado o 5° Melhor Guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
Assim como muitos músicos de sua época, Beck começou a carreira como guitarrista de estúdio. Em 1965 entrou para o Yardbirds, depois que Eric Clapton saiu do grupo. Dezoito meses depois se afastou do grupo, principalmente por problemas de saúde. Beck passou os anos seguintes com seu próprio grupo, o The Jeff Beck Group, cujos álbuns vendiam bem mas não eram muito comerciais. Conseguiu reconhecimento do grande público em 1975, ao gravar o álbum Blow by Blow em carreira solo.
Uma característica marcante de seu trabalho é o fato de não se ater sempre ao mesmo estilo musical, optando por uma fusão de estilos que vão desde o jazz ao rock n' roll com um toque pessoal.
Ele continua esporadicamente a gravar e lançar seus discos. Em seus últimos três discos ele fez um trabalho com música eletrônica.
Tem paixão pelos hot rods (carros antigos com motores potentes e outras alterações). O próprio Beck é um habilidoso mecânico e restaurador, elogiado por grandes nomes desse meio pelos seus trabalhos com os carros.
Ao contrário da maior parte dos guitarristas do rock, Jeff costuma tocar sem a palheta (o que pode ser visto ao vivo e/ou em vídeos das apresentações).
Jeff Beck por Mike Campbell
Revista Rolling Stones
Jeff Beck tem a combinação de técnica brilhante e personalidade. É como se dissesse: “Sou Jeff Beck. Estou bem aqui, e você não pode me ignorar”. Até no Yardbirds, ele tinha um timbre que era melódico, brilhante, urgente e ousado, mas doce ao mesmo tempo. Dava para perceber o quanto ele era sério e determinado.
Há uma arte real em tocar com e em torno de um vocalista, respondendo e o pressionando. Essa é a beleza dos dois discos que ele gravou com Rod Stewart, Truth, de 1968, e Beck-Ola, de 1969. Ampliou os limites do blues. “Beck’s Bolero”, em Truth, não é blueseira, mas mesmo assim é inspirada no blues. Uma das minhas faixas preferidas é a cover de “I Ain’t Superstitious”, de Howlin’ Wolf, em Truth. Há um senso de humor – aquele wah-wah grunhido. Não sei se Clapton toca com o mesmo senso de humor, mesmo sendo tão bom. Jeff definitivamente tem isso.
Quando passou pela fase do fusion, a cover de “ ’Cause We’ve Ended as Lovers”, do Stevie Wonder, em Blow by Blow, me conquistou. O timbre era tão puro e delicado. É como se houvesse um vocalista cantando, mas havia um guitarrista fazendo todas as notas. Eu o vi no ano passado em um cassino em São Diego, e a guitarra era a voz. Você não sentia falta do vocalista, porque a guitarra era muito lírica. Havia uma espiritualidade e uma confiança nele, um compromisso com ser ótimo. Depois de ver aquele show, fui para casa e comecei a praticar. Talvez tenha sido o que aprendi com ele: se você quer ser Jeff Beck, faça a lição de casa.
Discografia
The GTO's (1967)
Truth (1968)
Beck-Ola (Cosa Nostra) (1969)
Rough and Ready (1971)
Jeff Beck Group (1972)
Beck Bogert Appice (1973)
Live In Japan (1974 - somente no Japão)
Blow by Blow (1975)
Wired (1976)
Jeff Beck With the Jan Hammer Group Live (1977)
There and Back (1980)
Flash (1985)
Jeff Beck's Guitar Shop (1989)
Beckology (1991 coletânea)
Frankie's House (1992)
Crazy Legs (1993)
Best of Beck(1995)
Who Else! (1999)
You Had It Coming (2001)
Jeff (2003)
Emotion & Commotion(2010)
Rock N' Roll Party (2011 )
JEFF BECK : She’s A Woman Live
JEFF BECK : Down In The Dirt Live TV Performance 1974
BECK BOGART & APPICE : Superstition Live 1973
JEFF BECK : The Warmth Flows From His Fingers Into Your Heart 1972
JEFF BECK, ERIC CLAPTON & JIMMY PAGE : Layla & With A Little Help Live 1983
JEFF BECK & ROD STEWART : People Get Ready Video Music
JEFF BECK & JIMMY PAGE : Beck’s Bolero & Immigrant Song Live
JEFF BECK : Cause We’ve Ended As Lovers Live 2007
JEFF BECK & ZZ TOP : Sixteen Tons Live
JEFF BECK : Somewhere Over The Rainbow Live
Jeff Beck é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores guitarristas de toda história da música, com um estilo próprio e inovador. Seu som é absolutamente característico, apresentando como se tivesse uma assinatura na música.
É eterno da Galeria dos Imortais do Rock.
Longa Vida a Jeff Beck !
Longa Vida ao Rock And Roll !
Nenhum comentário:
Postar um comentário