Scott McKenzie, nome artístico de Scott Philip Blondheim (Jacksonville Beach, 10 de janeiro de 1939 — Los Angeles, 18 de agosto de 2012) foi um cantor e compositor estadunidense que iniciou sua carreira em meados da década de 1950 e tornou-se mundialmente conhecido com a música San Francisco (Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair), escrita para ele por John Phillips, o líder do grupo The Mamas & the Papas.
Scott McKenzie nasceu na Flórida , aos seis meses seus pais mudaram-se para Asheville, Carolina do Norte, onde seu pai faleceu em 1941, quando Mckenzie acabara de completar 2 anos. Após a morte do pai, a mãe de Scott mudou-se para Washington, DC em 1942 a fim de empregar-se no serviço público. Devido ao início da Segunda Guerra Mundial as viagens e alojamentos estavam muito caros, o que impossibilitou que Scott Mackenzie acompanhasse a mãe, dificultando também que lhe fizesse visitas, que aconteciam esporadicamente, normalmente uma vez ao ano. Até 1946 Scott viveu com o avô e depois com três outras famílias na Carolina do Norte, Kentucky e Rhode Island, quando sua mãe conseguiu alugar dois quartos e buscá-lo para morar com ela.
Em meados da década de 1950, Scott se interessou em cantar e tocar guitarra. Foi nesse período que conheceu o Papa John Phillips, que juntamente com ele formou o grupo "The Abstracts", mais tarde renomeado para "The Smoothies", que a princípio fazia apresentações em casas noturnas, chegando em 1960 à gravação dos primeiros singles, produzido por Milt Gabler. Então o grupo foi novamente renomeado para "The Journeymen" com a chegada de Dick Weissman, considerado então o melhor com o banjo de cinco cordas, tornado-se um trio folk. Com essa formação foram gravados três álbuns para a Capitol Records. Mais tarde John deixou o "The Journeymen" e tornou-se um dos Papas no grupo The Mamas and the Papas. Scott McKenzie seguiu carreira solo, mas após a gravação do segundo álbum, se retirou do cenário musical, fazendo apenas participações e aparições raras, onde normalmente executava a canção "San Francisco".
Quando San Francisco foi lançada na primavera de 1967, meu país vivia um caos. Além de sofrermos por assassinatos políticos, estávamos amargamente divididos pela escalada da Guerra do Vietnã e sangrando por atos internos de violência e ódio, muitos deles como reação a pacíficos protestos e demonstrações pelos direitos civis. Mesmo quando tantos de nós já havíamos perdido as esperanças, quando o Verão do Amor já estava se transformando num Inverno de Desespero, nossa música nos ajudou a manter-nos vivos e nos levar em frente num mundo que ainda tínhamos esperança de mudar. E ela ainda faz isso hoje.
Scott McKenzie
Geração Flower Power
Flower Power (Força das Flores) foi um slogan usado pelos hippies dos anos 60 até o começo dos anos 70 como um símbolo da ideologia da não-violência e de repúdio à Guerra do Vietnã.
O termo foi utilizado pela primeira vez pelo poeta Allen Ginsberg em 1965. Desde então ele é frequentemente utilizado para se referir aos anos 60, inclusive em filmes, programas de TV e documentários, etc.
O ponto de encontro do movimento Flower Power era em Amsterdã, num clube chamado Paradiso.[necessário esclarecer] Os hippies escolheram este clube por causa do nome Paradiso, o qual lembrava um lugar pacífico, um paraíso.
Scott McKenzie deu à geração 'flower power' seu maior hino
Com 'San Francisco', cantor, morto no sábado, embalou sonhos da era hippie
André Barcinski
Crítico da Folha - 22 de Agosto de 2012
"San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)" não é só uma música sobre uma cidade. Na voz de Scott McKenzie, morto no sábado, aos 73 anos, tornou-se também a polaroide de uma época, um hino da contracultura e uma das canções emblemáticas da era hippie, no fim dos anos 1960.
Escrita por John Phillips, do grupo vocal The Mamas & The Papas, a música foi gravada por McKenzie e lançada em abril de 1967. Como sua era, McKenzie ficou marcado para sempre pela canção.
"Se você for a San Francisco, lembre-se de usar flores em seus cabelos / Se você for a San Francisco / vai encontrar pessoas gentis por lá", cantava McKenzie, sobre uma melodia doce e idílica.
Muita gente acreditou em McKenzie e foi a San Francisco. Como não experimentar um lugar em que "o verão será um tempo de amor coletivo"? No fim dos anos 60, época de conflitos sociais, raciais e geracionais em todo o mundo, tudo o que muitos queriam era um pouco de amor.
A canção fez sucesso mundial e tornou-se uma espécie de hino pela liberdade.
Quando os tanques comunistas invadiram a Tchecoslováquia para esmagar a Primavera de Praga, em 1968, estudantes tchecos protestaram cantando sobre o sonho de morar em San Francisco.
McKenzie nunca conseguiu repetir o sucesso da canção. Ainda gravou "Like An Old Time Movie", outra composição de Phillips, mas não chegou nem perto de "San Francisco".
O cantor parou de gravar nos anos 1970. No meio da década de 1980, passou a se apresentar com uma versão do Mamas & the Papas e foi coautor de uma música de sucesso do Beach Boys, "Kokomo". Mas sua contribuição à música pop será mesmo "San Francisco".
Cinema
Sempre que um filme ou comercial quer evocar a era hippie, a música é lembrada.
Muitos cineastas usaram a canção, como Roman Polanski ("Busca Frenética", de 1988), Oliver Stone ("Nascido em 4 de Julho", de 1989) e Robert Zemeckis ("Forrest Gump", de 1994).
A sensação de liberdade evocada pela canção também foi usada pelo cinema de forma irônica, como no filme de ação "A Rocha" (1996).
No longa de Michael Bay, protagonizado por Sean Connery e Nicolas Cage, um grupo de mercenários toma conta da prisão de Alcatraz e ameaça lançar um gás letal sobre a cidade de San Francisco. Assim como na era hippie, tudo acaba em paz e amor.
DISCOGRAFIA
Álbuns
1967 - The Voice of Scott McKenzie
1970 - Stained Glass Morning
EPs
1967 - San Francisco
1967 - The Voice of Scott McKenzie
Sampler
1967 - San Francisco (Be Sure To Wear Flowers In Your Hair)
1991 - San Francisco - The Very Best of Scott McKenzie
1998 - Spirit Voices
2001 - Stained Glass Reflections: Anthology, 1960-1970
2005 - Superhits
Singles
1967 - Look in Your Eyes / All I Want is You
1967 - No, No, No, No, No / I Want to be Alone
1967 - San Francisco (Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair) / What's the Difference
1967 - Like an Old Time Movie / What's the Difference (Chapter II)
1968 - Holy Man / What's the Difference (Chapter Three)
1970 - Going Home Again / Take a Moment
SCOTT MAcKENZIE : San Francisco Original
SCOTT McKENZIE : Going Home Again
SCOTT McKENZIE : Take A Moment
SCOTT McKENZIE : San Francisco Legendado
SCOTT McKENZIE : San Francsico Live German TV
Scott McKenzie foi o ícone que representou, através de sua música San Francisco, todo sentimento e desejo de uma geração, chamada de Flower Power. Utópica, sim, mas de desejos divinos, os quais deveríamos integrar em nosso dia-a-dia, no relacionamento entre as pessoas. O mundo seria muito melhor.
Scott McKenzie está na Galeria dos Eternos do Rock.
Longa Vida a Scott McKenzie !Longa Vida ao Rock And Roll !
Obrigado por adicionar meu blog Johnny. Grande postagem sobre o Scott McKenzie, "San Francisco", um verdadeiro hino! Valeu!!!
ResponderExcluir