domingo, 30 de agosto de 2020

ROCK - Suas Histórias & Suas Magias - Capítulo 8 Parte C

Capítulo 8
Resumo da História do Rock – Parte C


a.4.5. Pós-punk
Paralelamente à new wave, o pós-punk desenvolvia-se como uma consequência natural do punk Rock. De certa forma, o movimento estava preso ao punk Rock. Apesar de alguns virem um intercâmbio com a new wave, o pós-punk foi tipicamente mais desafiador e artístico. Misturavam o experimentalismo das vanguardas artísticas, sons eletrônicos, e letras amargas e obscuras, com toda aquela atitude e frustração presente no punk Rock. Alguns categorizam o pós-punk como a mistura da sensibilidade artística e musical do Rock progressivo, com a simplicidade e a proposital falta de técnicas e profissionalismo dos punks. 


Public Image Limited - Public Image (Official Video)



The Psychedelic Furs - The Ghost in You (Official Video)



Joy Division - Love Will Tear Us Apart



De fato, não existe um padrão exato que caracterize o gênero, devido a liberdade musical que lhes foi concedido, porém há algumas semelhanças marcantes entre as bandas, como a bateria seca e militar, e o fato de o baixo se tornar um instrumento de mais destaque, ao contrário da guitarra que é deixada de fundo.

Joy Division

O movimento foi efetivamente iniciado com as estréias das bandas Public Image Ltd., Psychedelic Furs e Joy Division. Logo se juntariam Siouxsie & the Banshees, The Fall, Pere Ubu, Suicide, Talking Heads, The Hits, Gang of Four, Bauhaus, The Cure, Echo & the Bunnymen e The Smiths. Predominantemente um fenômeno britânico, o sub-gênero seguiu nos anos oitenta com uma maior exposição comercial no Reino Unido e no exterior, mas a banda mais bem-sucedida a emergir da era pós-punk foram os irlandeses do U2, que até o final daquela década se tornariam uma das maiores bandas no mundo, trocando o pós-punk pelo pop Rock.
No Brasil, bandas como Legião Urbana (na música "A Dança", por exemplo) e Titãs (e o álbum Cabeça Dinossauro) começaram suas carreiras muito influenciados pelo Pós-Punk. Mas com o passar do tempo ambos foram se convertendo para um estilo de música mais popular.

a.4.6. Glam metal

Uma das marcas das bandas de glam metal era o visual exagerado, 
na imagem, o grupo Twisted Sister

Na década de 1980, o Rock popular se diversificou. Este período também viu uma Nova Onda do Heavy Metal Britânico ganhar popularidade com bandas como Iron Maiden e Def Leppard. A primeira metade daquela década viu Eddie Van Halen realizar inovações musicais com a guitarra, enquanto os vocalistas David Lee Roth (do Van Halen) e Freddie Mercury (do Queen, tal como havia feito durante toda a década de 1970) estiveram na linha de frente dos artistas mais performáticos. 


Billy Idol - Dancing With Myself (Official Music Video)



Donnie Iris- Love Is Like A Rock



Bryan Adams - Heaven (Official Music Video)



Concomitantemente, um new wave mais pop permaneceu populares, com artistas como Billy Idol e The Go-Go's atingindo fama. No coração dos Estados Unidos, o Rock popularizou nomes como Bruce Springsteen, Bob Seger, Donnie Iris, John Cougar Mellencamp e outros. Com o álbum "Reckless", Bryan Adams seguia rumo a uma bem-sucedida carreira comercial. Liderados pelo cantor Folk Paul Simon e pela antiga estrela do Rock progressivo Peter Gabriel, o Rock se fundiu com uma variedade de estilos de música popular ao redor do mundo. Esta fusão ganharia o nome no mundo anglo-saxão de "world music" e incluiu fusões como Rock aborígine. Ainda naquela década, formas mais extremas do Rock evoluíram. No início dos anos oitenta, o som áspero e agressivo do thrash metal atraiu um grande público underground. Algumas bandas como Metallica e Megadeth caminharam em direção ao sucesso comercial.
Um dos subgêneros mais populares da década de 1980 foi o glam metal. Influenciado por vários artistas do hard Rock/heavy metal da década anterior, tais como Aerosmith, Queen, Kiss, Alice Cooper, Sweet e New York Dolls, a primeira leva de bandas de glam metal que ganharam notabilidade foram: Mötley Crüe, Skid Row, W.A.S.P., Ratt, Poison, Quiet Riot, além da mais conhecida delas -mas formada nos anos setenta - Kiss. 

Motley Crue

Ficaram conhecidos pelo estilo de vida excessivo, que se refletia no vestuário, na maquiagem e nos cabelos espalhafatosos. Suas canções também eram geralmente focadas na tríade sexo, bebidas e drogas.


Sweet - The Ballroom Blitz (Official Video)



Ratt - Round And Round (Official Music Video)



Em 1987, surgiu uma nova geração de artistas do glam metal, entre os quais Winger, Bon Jovi, L.A. Guns, Poison e Faster Pussycat. Formado a partir da fusão de integrantes do L.A. Guns e do Hollywood Rose, os Guns N' Roses emergiram desta cena glam rumo a um grande sucesso comercial, embora eles não sejam categorizados como uma típica banda de glam metal como as demais citadas neste tópico.

a.4.7. Rock alternativo
As primeiras bandas de Rock alternativo - R.E.M., The Feelies e Violent Femmes - combinaram suas influências punks com outras de Folk music e do Rock mainstream (comercial). Destas, o R.E.M. foi a de maior êxito imediato; seu álbum de estreia "Murmur", de 1983, figurou no Top 40 da Billboard e inspirou uma série de seguidores, as bandas de jangle pop. 


The Feelies - What Goes On



Violent Femmes - Add it Up



Uma das muitas cenas do jangle pop no começo dos anos oitenta foi a "Paisley Underground", em Los Angeles, que buscava inspiração em artistas da década de 1960 e incorporar a psicodelia, as ricas harmonias vocais e a interação da guitarra do Folk Rock, bem como de bandas que influenciaram movimentos musicais underground como o Velvet Underground.

R.E.M.

Selos independentes estadunidenses como SST Records, Twin/Tone Records, Touch & Go Records e Dischord Records ocuparam posição de destaque na mudança do cenário underground nos EUA dominado pelo hardcore punk em direção a diversos estilos do Rock alternativo que emergiriam a partir dos anos oitenta. Bandas como Hüsker Dü e The Replacements, ambas da cidade de Minneapolis, eram indicativos desta tendência. Estes dois grupos começaram como bandas de punk Rock, mas logo diversificaram os seus sons e se tornaram mais melódicas, culminando nos respectivos álbuns "Zen Arcade" e "Let It Be" (ambos de 1984). Eles foram aclamados pela crítica e chamaram a atenção para o florescimento do subgênero musical. Naquele mesmo ano, a SST Records também lançou os primeiros trabalhos dos grupos Minutemen e Meat Puppets, que misturavam punk com funk e Country music, respectivamente.


Husker Du - Don't Want to Know If you are Lonely



Minutemen - History Lesson Part II



Meat Puppets - Warranty



O R.E.M. e o Hüsker Dü foram modelos para uma grande parte dos artistas alternativos dos anos oitenta, de forma que conseguiriam aproximar suas carreiras. Na segunda metade daquela década, a cena alternativa e as rádios universitárias norte-americanas eram dominadas pelas chamadas bandas college Rock, como The Pixies, They Might Be Giants, Camper Van Beethoven, Dinosaur Jr e Throwing Muses - bem como por sobreviventes do post-punk britânico. Outro estilo ascendente dentro do Rock alternativo foi o noise Rock das bandas Sonic Youth, Big Black, Butthole Surfers, entre outras. No final daquela década, um número crescente de grupos alternativos assinava contratos com grandes gravadoras. Enquanto no início grandes gravadoras que assinaram com o Hüsker Dü e os Replacements obtiveram pouco sucesso, outros artistas que seguiram o mesmo caminho e também assinaram com grandes selos, como os casos do R.E.M. do Jane's Addiction, alcançaram grandes vendagens de discos que conduziram anos depois em uma ruptura com o alternativo. 


The Replacements - Alex Chilton



Algumas bandas como os Pixies tiveram um grande sucesso no exterior, enquanto eram ignorados em nível local. No início da década de 1990, a indústria fonográfica foi chacoalhada sobre possibilidades de comercialização do Rock alternativo e ativamente incitou grupos alternativos como o Dinosaur Jr, Firehouse, Pearl jam e Nirvana.

Husker Du


a.5. Década de 1990
a.5.1. Grunge
Foi um estilo de música voltado para sons pesados e distorcidos, mas sem ser metal. A principal banda desse estilo era o Nirvana, que tinha um som voltado para o alternativo. Bandas como Soundgarden e Alice in Chains tinham um estilo mais inspirado no metal e no hard Rock, Pearl Jam puxava mais para o lado do hard Rock, Rock clássico e Rock alternativo. Outras bandas como Stone Temple Pilots, chegaram no mainstream depois da consolidação do movimento Grunge. Muitas dessas bandas atingiram o 1º lugar nas paradas no mundo todo e até hoje vê-se influências desse movimento em bandas como Nickelback, Everclear e Seether.


Everclear - When It All Goes Wrong Again



Seether


Seether - Remedy



a.5.2. Britpop
Algumas bandas inglesas, que por possuírem uma estética similar, embora sem representar um movimento unitário, costumam ser denominadas britpop. Entram nesta denominação grupos pop como Blur e Oasis assim como grupos menos comerciais como Pulp, Suede, The Stone Roses e Supergrass.


Blur - Coffee And TV



Pulp - Babies (Official Video)



Supergrass


Suede - Animal Nitrate (Official Video)



a.5.3. Riot grrrl
A grosso modo, uma versão feminista de punk Rock e hardcore, com letras que deixam transparecer o ativismo pela causa feminista. As suas representantes incluem L7, Bikini Kill, Sleater-Kinney, Babes in Toyland e Bratmobile.


Bikini Kill - Live wdc 1992



Babes In Toyland - Bruise Violet (Video)



a.5.4. Neopsicodelismo
Os ideais de paz e amor são retomados, mas sem a ingenuidade dos anos 1960. Exemplo de bandas: U2 (oriundo do movimento pós-punk do início da década de 1980), R.E.M., Smashing Pumpkins, Cake, entre outros.


U2 - Sunday Bloody Sunday Live Red Rocks



R.E.M. - Star 69 Live from Glastonbury Festival, 1999



a.5.5. Metal progressivo
Aliando o peso do heavy metal à psicodelia do Rock progressivo, algumas bandas deste estilo fazem dos seus membros referências para os entusiastas do heavy metal e, em alguns casos, do Rock de uma forma geral. O exemplo mais proeminente é o Dream Theater, cujos integrantes são cultuados por seu talento (como o guitarrista John Petrucci, o tecladista Jordan Rudess e o baterista Mike Mangini). Outros exemplos de bandas neste estilo incluem, Shadow Gallery, Evergrey, Symphony X, Queensryche e Vanden Plas.


Shadow Gallery - Crystalline Dream



Queensryche - Silent lucidity Legendado



Vanden Plas - Postcard to God (Official Live Video)



Queensryche

a.5.6. Metal alternativo
É uma forma eclética de heavy metal. Algumas bandas surgidas, com esse estilo, são: Faith No More, Alice In Chains, Living Colour, Deftones, Tool, Godsmack, Evanescence, System of a Down e Three Days Grace.


Tool - Schism



Godsmack - I Stand Alone (Official Music Video)



Evanescence


Evanescence - My Immortal LiveNationTv 2016



a.5.7. Indie Rock
Bandas de garagem que participam do circuito "independente", fora do mainstream, como: Radiohead, Pixies, Dinosaur Jr., The Strokes,The Libertines, White Stripes, Coldplay, Arctic Monkeys, Travis, Belle & Sebastian e Communiquè (banda de São Francisco), além de algumas bandas britpop.


Fake Plastic Trees - Radiohead



Coldplay


Dinosaur Jr - Over It



a.5.8. Post Rock
Estilo de Rock oriundo do início dos anos 1990, quando algumas bandas iniciaram uma ousada proposta de unir elementos do Rock alternativo com o Rock progressivo. Slint foi considerada a banda precursora do estilo, seguido também por Coheed and Cambria.


Slint - Good Morning, Captain



Coheed And Cambria


Coheed and Cambria - Welcome Home (Official Video)



a.5.9. Nu metal
Também conhecido como new metal ou nu-metal, é caracterizado por bandas que misturam outros estilos musicais nas suas composições, notadamente rap ou música eletrônica. Por causa disso, é ignorado pelos entusiastas puristas de heavy metal. Bandas deste estilo incluem Slipknot, Korn, Limp Bizkit, P.O.D., Otep, Linkin Park e Papa Roach. 


Korn - Freak On a Leash



Otep


Otep - Rise, Rebel, Resist



Alguns atribuem a origem do estilo ao Faith No More, enquanto outros remetem à sonoridade adoptada pelo Pantera a partir do seu quinto disco, Cowboys From Hell (91).

a.5.10. Death metal
Tendo suas origens na metade da década de 1980 com bandas como Mantas (futuro Death) e Celtic Frost ficou conhecido como estilo musical dentro do heavy metal no final dos anos 1980 e começo dos anos 1990. O death metal é um estilo musical extremo que aborda desde satanismo, cristianismo, guerras e até assassinatos, suicídios e carnificinas. 

Morbid Angel

O death metal tem muitas outras vertentes dentro de si, como thrash death metal, tech death metal, splatter death metal, death metal melódico, brutal death metal, death metal cristão etc. O som é caracterizado por riffs pesados e distorcidos, bateria agressiva e por vocais guturais. Bandas desse estilo incluem Morbid Angel, Cannibal Corpse, Death, Obituary, Deicide, Cryptopsy, Nile, Benediction, Krisiun, Dismember, Entombed, In Flames, Soilwork, Darkest Hour e Children of Bodom.


In Flames - Intro & Cloud Connected Live Wacken 2012



Mantas - Evil Dead



Cryptopsy - Sire of Sin



a.5.11. Black metal
É a vertente mais extrema e obscura dentro do heavy metal, surgiu no começo dos anos 1980 com bandas como Venom e Mercyful Fate mas que tinha uma sonoridade bem mais parecida com o heavy metal tradicional e nada parecido com o black metal de hoje em dia. 


Burzum - Dunkelheit



Mayhem - My Death Live Wacken 2004



O som é caracterizado por letras satânicas, por vocais rasgados e riffs de guitarra rápidos e pesados. As bandas mais conhecidas são: Venom, Sarcófago, Burzum, Marduk, Emperor, Gorgoroth, Hellhammer, Bathory, Immortal, Mayhem, Darkthrone.

Gorgoroth

a.5.12. Viking metal
É uma espécie de mistura entre Black Metal e Folk Metal, com letras sobre a história nórdica, deuses nórdicos, etc. 

Bathory

A banda Bathory é uma das mais conhecidas.


Bathory - The lake



a.5.13. Metal neoclássico
Uma fluente mistura de Metal com música clássica, é um subgênero do heavy metal que recebeu muita influência da música clássica no estilo de cantar e de compor. Exemplos como Cacophony, Symphony X, e artistas como Jason Becker, Yngwie Malmsteen, Paul Gilbert, entre muitos outros, são pertencentes desse subgênero.


Cacophony - Speed Metal Symphony



Jason Becker

a.5.14. Rock industrial
Faz uso de industrial (uma vertente da música eletrônica) em conjunção com o Rock, mas ao contrário do new metal, praticamente não há elementos sonoros de rap. As músicas deste gênero também são consideradas experimentais, por adicionar sonoridades e distorções fora do convencional. 


Fear Factory - Powershifter (Official Music Voideo)



Marilyn Manson


Ministry - Jesus Built My Hotrod (Official Music Video)



Exemplos incluem Marilyn Manson, Nine Inch Nails, Rammstein, Fear Factory, Deathstars, Ministry, e Rob Zombie.

a.5.15. Metalcore
Vertente do heavy metal que começou a surgir no final da década de 1990 e hoje é o estilo mais popular entre os jovens da atualidade. Mistura elementos do heavy metal em uma sonoridade mais melódica, alternando entre o uso de vocal gutural e limpos (melódicos). Algumas bandas dessa vertente: As I Lay Dying, Avenged Sevenfold, All That Remains, Bullet For My Valentine, Caliban, Killswitch Engage e In This Moment.


As I Lay Dying - My Own Grave (Official Music Video)



Avenged Sevenfold

a.5.16. Visual kei
Movimento originado no Japão que combina diversos estilos como gótico, punk, metal, ska, pop Rock etc, de uma maneira muito peculiar, apresentado usualmente sob uma imagem carregada e andrógina dos músicos. Alguns representantes são X Japan, Nightmare, Luna Sea, Glay, Buck-Tick, L'Arc~en~Ciel, Malice Mizer e Moi Dix Mois.


Luna Sea - Rosier



a.5.17. Pop punk
Uma mistura de punk Rock, pop e o ska de Less Than Jake, o Pop Punk começou com um cenário independente muito forte, com diferentes estratégias de divulgação. Alguns representantes desse estilo: Yellowcard, Green Day, Blink-182, Sum 41 e The Offspring.


Yellowcard - Lights And Sounds



Green Day


Sum 41 - In Too Deep (Official Music Video)



a.6. Década de 2000
Com o pop em alta, o Rock parecia ter perdido a força. No entanto, uma nova vertente do estilo, mais consciente sobre a relação do Rock e a diversidade da música surgiu, demonstrando toda a vitalidade do ideal do "Rock". Grupos com influências diversas, alguns deles eram excessivamente influenciados por outros estilos de música, havendo também aqueles que preferiam manter a crueza dos fundamentos. Tendo em comum, porém a aceitação da heterogeneidade e a exaltação da história trilhada pelo Rock até então, motivo pelo qual muitas das bandas surgidas nessa época serem acusadas de apenas "requentar" fórmulas já expostas por outras bandas.


The Hives - Hate to Say I Told You So



The Libertines - Can't Stand Me Now (Official Video)



Algumas bandas viraram "queridinhos" da mídia e foram chamados de "the next big thing": The Strokes The Vines, The Hives, Yeah Yeah Yeahs, Interpol, Libertines e White Stripes, tendo, no entanto, apenas uma importância módica na cultura pop.

White Stripes

No outro lado da questão, algumas bandas surgiram e se estabeleceram distante de círculos hypados dos jornais de Londres e das pistas de dança modernas. Algumas delas são: Queens of the Stone Age e The Mars Volta.

a.6.1. Indie Rock
O indie Rock dessa década (que se afastou completamente da proposta original de rotular bandas auto-produzidas) perdeu toda a ideia dos anos 1990 e ficou mais conhecido por serem bandas de Rock alternativo se aproximando do pop, os diversos subgêneros criados com esse estilo são marcadas pelo revivalismo do pós-punk do anos 1980 só que feito de um jeito mais contemporâneo. Típicas bandas influenciadoras: Gang of Four, Blondie, Joy Division, The Cure. Alguns exemplos desse estilo são: The Hives, Franz Ferdinand, Bloc Party, Kaiser Chiefs, 'The Coral, Raconteurs, She Wants Revenge, Arctic Monkeys etc. O indie Rock dos anos 2000, acabou levando a muitos outros estilos, alguns até hoje não rotulados. A situação caminhou a tal ponto que é quase impossível saber o que é e o que não é indie Rock.


She Wants Revenge - Tear You Apart (Official Video)



Kaiser Chiefs - Ruby (Official Video)



a.6.2. Garage Rock revival
Altamente confundido com o indie Rock. O garage Rock revival é um Rock minimalista: poucos acordes, guitarristas distorcidas, sem "firulas". Seria uma espécie de Rock de garagem só que mais moderno e mais bem elaborado. Diferente do conhecido garage Rock, o garage Rock revival dos anos 2000 não segue as regras do anteriores, dos anos 1960 e 80, ele só é chamado de "garage Rock" por ser um Rock cru.


Jet - Are You Gonna Be My Girl



Kings Of Leon - On Call (Official Music Video)



a.6.3. Dance-punk (ou disco-punk)
Pode ser considerado um tipo de indie Rock, pois também tem clara influência do pós-punk. É uma mistura de ritmos e batidas dançantes com o punk e a new rave e começou em Londres. Tem, como precursores, as bandas: Death From Above 1979, The Faint, Radio 4, LCD Soundsystem, Klaxons, Shitdisco, The Rapture e tem como maior característica a mistura do punk Rock, pós-punk e samples de Música Eletrônica.


Death From Above - Holy Books (Live in Toronto)



Shitdisco - Reactor Party



a.6.4. Stoner Rock
Um estilo com guitarras bem graves e pesadas, acordes mais lentos e com fortes influências psicodélicas. Entre bandas famosas deste estilo, estão: Queens of the Stone Age, Death From Above 1979, Wolfmother e Fu Manchu.


Wolfmother - Woman (Official Video)



Fu Manchu - King Of The Road



a.6.5. Love Metal
Criado em 2003, pela banda HIM, ao longo do tempo foram se classificando bandas que faziam seu "metal romântico", algumas vezes inspirado em livros do romantismo do século XIX. As bandas Negative e Lovex também podem ser classificadas no gênero.


HIM - The Funeral of Hearts



HIM


Negative - The Moment Of Our Love





Até o próximo encontro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário