domingo, 1 de novembro de 2020

ROCK - Suas Histórias & Suas Magias - Capítulo 9 Parte 9

A História do Rock na Década de 50


i) Ritchie Valens 


Richard Steven Valenzuela (13 de maio de 1941 - 3 de fevereiro de 1959), conhecido profissionalmente como Ritchie Valens, foi um cantor, compositor e guitarrista americano. Um pioneiro do rock and roll e um antepassado do movimento do “Rock Chicano”, Valens morreu em um acidente de avião com oito meses de carreira. 
Valens teve vários sucessos, principalmente "La Bamba", que ele adaptou de uma canção folclórica mexicana. Valens transformou a música em uma música com ritmo e batida de rock, e se tornou um sucesso em 1958, tornando Valens um pioneiro do movimento rock and roll de língua espanhola. Ele também teve um segundo hit americano chamdo "Donna". 

Ritchie Valens e Donna 

Em 3 de fevereiro de 1959, no que ficou conhecido como "The Day the Music Died", Valens morreu em um acidente de avião em Iowa, um acidente que também custou a vida de amigos músicos Buddy Holly e JP "The Big Bopper" Richardson, bem como o piloto Roger Peterson. Em 2001, Valens foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. 

i.1. Vida Pregressa 

Valens nasceu como Richard Steven Valenzuela em Pacoima, um bairro da região de San Fernando Valley, em Los Angeles. Seus pais, Joseph Steven Valenzuela (1896-1952) e Concepcion "Concha" Reyes (1915-1987), eram mexicanos. Ele era o segundo de cinco irmãos com o irmão mais velho Bob Morales, as irmãs mais novas Connie e Irma e o irmão mais novo Mario Ramirez. 

Ritchie Valens ainda criança 

Valenzuela foi criado ouvindo a tradicional música mexicana dos mariachi, assim como estudou guitarra flamenca, R&B e jump blues. Valenzuela manifestou interesse em fazer música própria aos cinco anos. Ele foi encorajado por seu pai a estudar guitarra e trompete, e mais tarde aprendeu a tocar bateria sozinho. Embora Valenzuela fosse canhoto, ele estava tão ansioso para aprender a tocar violão que dominou a versão tradicional do instrumento para destros. 
Quando Valenzuela estava cursando o segundo grau, ele levava seu violão para a escola e cantava e tocava para os amigos nas arquibancadas. Quando ele tinha 16 anos, ele foi convidado para se juntar a uma banda local, The Silhouettes (não o grupo famoso por seu hit "Get a Job"). Ele começou como guitarrista, e quando o vocalista principal deixou o grupo, Valenzuela assumiu o cargo. Em 19 de outubro de 1957, ele fez sua estréia como ator com The Silhouettes. 
Valenzuela frequentou a Pacoima Junior High School (agora Pacoima Middle School) e a San Fernando High School. 

i.2. Carreira 

Músico autodidata, Valenzuela era um cantor e violonista talentoso. Em suas aparições, ele freqüentemente improvisava novas letras e adicionava novos riffs a canções populares enquanto tocava. 
Bob Keane, o proprietário e presidente da pequena gravadora Del-Fi Records em Hollywood, recebeu uma dica em maio de 1958 pelo estudante Doug Macchia da San Fernando High School sobre um jovem artista de Pacoima chamado Richard Valenzuela. As crianças conheciam o artista como "o Little Richard de San Fernando". Seduzido pela comparação com Little Richard, Keane foi ver Valenzuela tocar numa matinê de sábado de manhã em um cinema em San Fernando. Impressionado com o desempenho, ele convidou os jovens para uma audição em sua casa em Silver Lakeárea de Los Angeles, onde tinha um pequeno estúdio de gravação em seu porão. Seu equipamento de gravação compreendia um gravador estéreo antigo (um portátil Ampex 601-2 de duas trilhas) e um par de microfones condensadores Neumann U-47. 
Depois dessa primeira audição, Keane contratou Valenzuela para a Del-Fi em 27 de maio de 1958. Nesse ponto, o músico adotou o nome de "Ritchie" porque, como disse Keane, "havia um bando de 'Richards' por aí naquela época, e eu queria que fosse diferente." Da mesma forma, Keane recomendou encurtar seu sobrenome para "Valens" de Valenzuela para ampliar seu apelo além de qualquer grupo étnico óbvio. 
Valens demonstrou várias canções no estúdio de Keane que mais tarde ele gravou no Gold Star Studios em Hollywood. Os demos consistiam principalmente em Valens cantando e tocando guitarra, mas algumas delas também apresentavam bateria. Esses originais podem ser ouvidos no álbum Del-Fi, Ritchie Valens - The Lost Tapes. Duas das faixas gravadas no estúdio de Keane foram levadas para o Gold Star Studios e tiveram instrumentos adicionais dublados para criar gravações de banda completa. "Donna" era uma faixa (embora duas outras versões preliminares da canção tenham sido feitas, ambas disponíveis no The Lost Tapes), e a outra era uma instrumental intitulada "Ritchie's Blues". 


Ritchie Valens - Ritchie's Blues 



Depois de várias sessões de composição e gravação de demonstração com Keane em seu estúdio no porão, Keane decidiu que Valens estava pronto para entrar no estúdio com uma banda completa de apoio. Os músicos incluíam René Hall, Carol Kaye e Earl Palmer. As primeiras canções gravadas no Gold Star Studios, em uma única sessão de estúdio em uma tarde de julho de 1958, foram "Come On, Let's Go", um original (creditado a Valens / Kuhn, o nome real de Keane), e "Framed". Prensado e lançado poucos dias após a sessão de gravação, o álbum foi um sucesso. O próximo álbum de Valens, um duplo A-side, o último álbum a ser lançado em sua vida, tinha a música "Donna" (escrito sobre uma namorada de verdade Donna Ludwig) juntamente com "La Bamba". Vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro pela Recording Industry Association of America. 


Ritchie Valens - Come on Let's go - 1958 



No outono de 1958, as exigências da carreira de Valens o forçaram a abandonar o ensino médio. Keane agendou apresentações em locais nos Estados Unidos e apresentações em programas de televisão. Valens tinha medo de voar devido a um acidente estranho em sua escola secundária quando, em 31 de janeiro de 1957, dois aviões colidiram no parquinho, matando ou ferindo vários de seus amigos. Valens estava no funeral de seu avô Frank Reyes naquele dia, mas estava chateado com a perda de seus amigos. 
Ele finalmente superou seu medo o suficiente para viajar de avião para sua carreira. Ele foi para a Philadelphia para aparecer no Dick Clark 's American Bandstand programa de televisão em 6 de Outubro, onde cantou "Come On, de Let Go". Em novembro, Valens voou para o Havaí, onde se apresentou ao lado de Buddy Holly e Paul Anka. 

Dick Clark’s American Bandstand 

Valens foi convidado a participar do lendário disc jockey Alan Freed 's Christmas Jubilee na cidade de Nova York, cantando com alguns dos que influenciaram muito sua música, incluindo Chuck Berry, Bo Diddley, os Everly Brothers, Duane Eddy, Eddie Cochran, e Jackie Wilson. Em 27 de dezembro, ele retornou à Filadélfia e ao American Bandstand, desta vez cantando "Donna". 

Programação do Alan Freed 's Christmas Jubilee 

Depois de retornar a Los Angeles, Valens filmou uma aparição no filme Go, Johnny, Go! De Alan Freed! No filme, ele aparece em uma lanchonete imitando sua música "Ooh! My Head", usando uma guitarra Gretsch 6120, do mesmo modelo de Eddie Cochran. Entre as apresentações ao vivo, Valens voltou várias vezes ao Gold Star Studios, gravando as faixas que comporiam seus dois álbuns. 


Ritchie Valens - Ooh My Head (1959) - Feat. Chuck Berry and Alan Freed 



No início de 1959, Valens estava viajando pelo Meio-Oeste em uma turnê de rock-and-roll de vários atos chamada "The Winter Dance Party". Acompanhando-o estavam Buddy Holly, Dion e os Belmonts, JP "The Big Bopper" Richardson e Frankie Sardo. Todos os artistas receberam apoio também da nova banda de apoio de Holly, incluindo Tommy Allsup na guitarra, Waylon Jennings no baixo e Carl Bunch na bateria. 


Ritchie Valens Radio Commercial The Winter Dance Party 



As condições nos ônibus de turismo eram péssimas e extremamente frias. O clima do meio-Oeste afetou a festa. Carl Bunch teve de ser hospitalizado com pés severamente congelados, e vários outros, incluindo Valens e o Big Bopper, pegaram gripe. O show foi dividido em dois atos, com Valens fechando o primeiro ato. Depois que Bunch foi hospitalizado, Carlo Mastrangelo, dos Belmonts, assumiu as funções de baterista. Quando Dion e os Belmonts estavam se apresentando, o assento da bateria foi ocupado por Valens ou Buddy Holly. Uma fotografia colorida que sobreviveu mostra Valens na bateria. Fotos em preto e branco encontradas em 2014, tiradas por Mary Gerber em 2 de fevereiro de 1959, que estão em exibição no Surf Ballroom, mostram Buddy Holly tocando bateria para Dion enquanto o baterista de Dion tinha os pés congelados. 

Ritchie Valens no The Winter Dance Party 

Ritchie Valena na bateria no The Winter Dance Party 

Ritchie Valens no The Winter Dance Party 

i.3. Morte 

Após a apresentação de 2 de fevereiro de 1959 em Clear Lake, Iowa (que terminou por volta da meia-noite), Holly, Richardson e Valens voaram do aeroporto de Mason City em um pequeno avião que Holly havia fretado. Valens estava no avião porque ganhou o sorteio feito com uma moeda do guitarrista reserva de Holly, Tommy Allsup. O baixista de Holly, Waylon Jennings, cedeu voluntariamente seu assento no avião para JP Richardson, que estava gripado. Por volta das 12h55 de 3 de fevereiro de 1959, o Beechcraft Bonanza de três passageiros partiu para Fargo, Dakota do Norte, e caiu poucos minutos após a decolagem por motivos ainda desconhecidos. O acidente matou os três passageiros e o piloto Roger Peterson instantaneamente com o impacto. Tal como aconteceu com Holly e Richardson, Valens sofreu ferimentos graves na cabeça, além de trauma contuso no peito. Com apenas 17 anos, Valens foi o mais jovem a morrer no acidente. 

Lápide no túmulo de Ritchie Valens 

A tragédia inspirou o cantor Don McLean a escrever seu hit de 1971 "American Pie", imortalizando o dia 3 de fevereiro como "The Day the Music Died". Os restos mortais de Valens foram enterrados no Cemitério San Fernando Mission, Mission Hills, Los Angeles, Califórnia. 

i.4. Legado 

Valens foi um pioneiro do rock chicano e do rock latino, e inspirou muitos músicos de herança mexicana. Ele influenciou nomes como Los Lobos, Los Lonely Boys e Carlos Santana, pois havia se tornado um sucesso nacional em uma época em que poucos latinos estavam no rock e na música pop americana. Ele é considerado o primeiro latino a entrar com sucesso no rock mainstream. 


Santana - Corazon Espinado ft. Mana 



Los Lonely Boys - Heaven (Official Video) 



"La Bamba" provou ser sua gravação mais influente, não apenas por se tornar um hit pop cantado inteiramente em espanhol, mas também por causa de sua combinação bem-sucedida de música tradicional latino-americana com rock. Valens foi o primeiro a capitalizar essa fórmula, posteriormente adotada por artistas tão variados como Selena, Caifanes, Café Tacuba, Circo, El Gran Silencio, Aterciopelados, Gustavo Santaolalla e tantos outros da cena alternativa latina. Ironicamente, a família Valenzuela falava apenas inglês em casa e ele sabia muito pouco espanhol. Valens aprendeu a letra foneticamente para gravar "La Bamba" em espanhol. Em 2019, a versão Valens de "La Bamba" foi selecionada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para preservação no National Recording Registry como "cultural, histórica e esteticamente significativa". 
"Come On, Let's Go" foi gravada por Los Lobos, Ramones e Paley Brothers (os Ramones na guitarra, baixo e bateria e os Paley Brothers nos vocais), Tommy Steele, os Huntingtons, Girl in a Coma, e os McCoys. Johnny Rebb e seus rebeldes gravaram a música para a Leedon / Canetoad Records na Austrália. "Donna" foi gravada por artistas tão diversos como MxPx, Marty Wilde, Youngbloods, Clem Snide, Cappadonna e Misfits. 
Robert Quine citou a guitarra de Valens como uma das primeiras influências em seu estilo. Valens também inspirou Jimi Hendrix, Chan Romero, Carlos Santana, Chris Montez e Keith O'Conner Murphy, entre outros. 
A mãe de Valens, Concha, falecida em 1987, esta sepultada ao lado dele. 

i.5. Homenagens 

Em 1989, Ken Paquette, um fã de Wisconsin da década de 1950, ergueu um monumento de aço inoxidável com uma guitarra e um conjunto de três discos com os nomes de cada um dos três artistas mortos no acidente. Ele está localizado em uma fazenda particular, a cerca de um quarto de milha a oeste da interseção da 315th Street com a Gull Avenue, a cerca de 8 milhas (13 km) ao norte de Clear Lake. Ele também criou um monumento de aço inoxidável semelhante para os três músicos que foi instalado perto do Riverside Ballroom em Green Bay, Wisconsin. Esse memorial foi inaugurado em 17 de julho de 2003. 

Homenagem de Ken Paquette colocada 
no local onde houve o acidente

O Paxton Park em Pacoima foi renomeado em memória de Valens na década de 1990. Um vereador que representa Pacoima propôs a mudança de nome para homenagear Valens para que os residentes "lembrassem sua origem humilde e imitassem suas realizações". 
O músico Tommy Allsup fundou um clube, "Tommy's Heads Up Saloon", em Dallas em 1979. O clube recebeu esse nome devido ao fatídico lance de moeda entre Valens e ele vinte anos antes. 
"Boogie com Stu" do Led Zeppelin 's Physical Graffiti álbum foi inspirado pela música de Valens "Oh, My Head". 
Em 11 de maio de 1990, 31 anos após sua morte, Valens foi finalmente homenageado. Uma estrela com seu nome foi colocada na calçada da fama de Hollywood. A estrela custou US $ 3.500, pagos com dinheiro arrecadado em seu nome por familiares e amigos. Sua estrela reside permanentemente no 6733 Hollywood Boulevard, em frente ao mini shopping Artisan's Patio. 

Estrela da Fama 

Em 2 de fevereiro de 2009, o Surf Ballroom celebrou o 50º aniversário em homenagem ao último show de Buddy Holly, JP "The Big Bopper" Richardson e Valens. O evento durou uma semana e teve apresentações que homenagearam a memória dos três homens. Membros da família e amigos das estrelas fizeram aparições. Seus legados continuam vivos por meio de eventos como esses. 

O lendário Surf Balroom 

Muitos murais foram pintados ao redor de Pacoima em homenagem ao falecido Valente. Em 1985, o artista Manuel Velasquez (auxiliado por 25 alunos) criou um mural de 12 por 20 pés, que foi pintado na lateral de um prédio de salas de aula na antiga Pacoima Junior High (agora Pacoima Middle School) retratando a imagem de Valens, registros rotulados com alguns de seus maiores sucessos e o artigo de jornal sobre o acidente de avião que tirou sua vida. Outro mural foi erguido em 2012 no cruzamento da Van Nuys Boulevard e Amboy Avenue, que foi pintado por Hector Ponce. Um segundo foi pintado em 2012 por Levi Ponce e está localizado na Van Nuys Boulevard e na Telfair Avenue. Um monumento também foi construído em homenagem. Ela foi exposta em 2013 e está localizada no Ritchie Valens Park em 10731 Laurel Canyon Boulevard. 


Uma seção da rodovia interestadual 5 no nordeste do vale de San Fernando recebeu o nome de Valens. A Rodovia Memorial Ritchie Valens está localizada entre as rodovias 170 e 118. Em 25 de agosto de 2018, uma celebração foi realizada em sua homenagem para comemorar seu legado. A cerimônia de inauguração foi realizada no Ritchie Valens Park, localizado na Laurel Canyon Boulevard 10731 em Pacoima. Réplicas da placa da rodovia foram mostradas na celebração. O evento foi aberto ao público e com participação gratuita. Alguns parentes de Valens fizeram apresentações ao vivo em homenagem ao falecido cantor. Líderes da comunidade e do estado se reuniram para as festividades. 

i.6. Discografia 

Álbuns originais 

1959 Ritchie Valens 
1959 Ritchie 
1960 In Concert at Pacoima Jr. High 

Álbuns de compilação 

1962 Ritchie Valens Memorial Album 
1964 Ritchie Valens...His Greatest Hits Volume 2 
1981 History of Ritchie Valens 
1987 The Best of Ritchie Valens 
1987 La Bamba '87 
1993 The Ritchie Valens Story 
1995 Rockin' All Night - The Very Best of Ritchie Valens 
1998 Come On, Let's Go! 
1999 The Very Best of Ritchie Valens 


Ritchie Valens - La Bamba 



Ritchie Valens - La Bamba Live 



Ritchie Valens - We Belong Together 



Ritchie Valens - Donna (Legendado) 



Day the Music Died: 50th Anniversary Story 



Ritchie Valens - Sleepwalk 



Jeff Beck - Sleepwalk 



Richie Valens Hall of Fame Live From The Archive Nama11 



Ritchie Valens - Live Rare Footages 



Winter Dance Party Tribute 3rd February 1959 



j) The Everly Brothers 


Os Everly Brothers eram uma dupla de rock and roll influenciada pelo country americano, conhecida por tocar violão com cordas de aço e cantar harmoniosamente. Composto por Isaac Donald "Don" Everly (nascido em 1 de fevereiro de 1937) e Phillip "Phil" Jason Everly (19 de janeiro de 1939 - 3 de janeiro de 2014), a dupla foi criada em uma família musical, aparecendo pela primeira vez no rádio cantando junto com seu pai Ike Everly e sua mãe Margaret Everly como "The Everly Family" na década de 1940. 

Don Everly 

Quando os irmãos ainda estavam no ensino médio, eles ganharam a atenção de músicos proeminentes de Nashville como Chet Atkins, que começou a prepará-los para a atenção nacional. 
Eles começaram a escrever e gravar as suas próprias músicas em 1956, o seu primeiro hit veio em 1957, com "Bye Bye Love", escrita por Felice e Boudleaux Bryant. A canção atingiu o primeiro lugar na primavera de 1957, e sucessos adicionais seguiram-se até 1958, muitos deles escritos pelos Bryants, incluindo "Wake Up Little Susie", "All I Have to Do Is Dream" e "Problems". 


Everly Brothers - Bye Bye Love - Original Audio 



Em 1960, eles assinaram com a grande gravadora Warner Bros. Records e gravam "Cathy's Clown", escrita pelos próprios irmãos, que foi seu single mais vendido. Os irmãos se alistaram na Reserva do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos em 1961, com isso a sua produção musical caiu, embora singles de sucesso adicionais continuassem até 1962, com "That's Old Fashioned (That's the Way Love Should Be)" sendo seu último hit top-10. 

Phil Everly 

As disputas de longa data com Wesley Rose, CEO da Acuff-Rose Music, que administrava o grupo, um uso crescente de drogas na década de 1960, bem como a mudança de gostos na música popular, levaram ao declínio da popularidade do grupo em seus Estados Unidos, embora os irmãos continuassem a lançar singles de sucesso no Reino Unido e Canadá, e tivessem feito várias turnês de grande sucesso ao longo dos anos 1960. No início dos anos 1970, os irmãos começaram a lançar gravações solo e, em 1973, eles se separaram oficialmente. A partir de 1983, os irmãos voltaram a se reunir e continuariam a se apresentar periodicamente até a morte de Phil em 2014. 
O grupo teve grande influência na música da geração que o seguiu. Muitos dos principais artistas da década de 1960 foram fortemente influenciados pelo canto em harmonia e pelo toque de violão dos Everly Brothers, incluindo os Beatles, os Beach Boys, os Bee Gees e Simon & Garfunkel. A Rolling Stone classificou os Everly Brothers no. 1 em sua lista dos 20 maiores duos de todos os tempos. Eles foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame como parte da aula inaugural de 1986, e no Country Music Hall of Fame em 2001. Don foi introduzido no Musicians Hall of Fame and Museumem 2019, ganhando o primeiro prêmio Iconic Riff da organização por sua distinta introdução de guitarra rítmica ao enorme sucesso de 1957 dos Everlys, “Wake Up Little Susie”. 

j.1. História 

j.1.1. Família e educação 

Don nasceu em Brownie, Condado de Muhlenberg, Kentucky, em 1º de fevereiro de 1937, e Phil em Chicago, Illinois, em 19 de janeiro de 1939. Seus pais eram Isaac Milford "Ike" Everly, Jr. (1908-1975), um tocador de violão, e Margaret Embry Everly (nascida em 1919). O ator James Best (nascido Jules Guy), também do Condado de Muhlenberg, era filho da irmã de Ike. 
Margaret tinha 15 anos quando se casou com Ike, que tinha 26 anos. Ike trabalhou em minas de carvão desde os 14 anos, mas seu pai o encorajou a seguir seu amor pela música e Ike e Margaret começaram a cantar juntos. Os irmãos Everly passaram a maior parte de sua infância em Shenandoah, Iowa. Eles frequentaram a Longfellow Elementary School em Waterloo, Iowa, por um ano, mas depois se mudaram para Shenandoah em 1944, onde permaneceram até o início do ensino médio. 

Everly Brothers 

Ike Everly fez um show na KMA e KFNF em Shenandoah em meados da década de 1940, primeiro com sua esposa e depois com seus filhos. Os irmãos cantaram no rádio como "Little Donnie and Baby Boy Phil". A família cantou como a Família Everly. Ike, com os guitarristas Merle Travis, Mose Rager e Kennedy Jones, foi homenageado em 1992 pela construção da Four Legends Fountain em Drakesboro, Kentucky. 


Ike Everlys rag Ike Don & Phil Newport Folk Festival 1969 



Everly Brothers with dad Everly 



A família mudou-se para Knoxville, Tennessee, em 1953, onde os irmãos estudaram na West High School (Knoxville, Tennessee). Em 1955, a família mudou-se para Madison, Tennessee, enquanto os irmãos se mudaram para Nashville, Tennessee. Don se formou no colégio em 1955, e Phil frequentou a Peabody Demonstration School em Nashville, na qual ele se formou em 1957. Ambos agora podiam se concentrar na gravação. 

j.1.2. Década de 1950

Enquanto em Knoxville, os irmãos chamaram a atenção do amigo da família Chet Atkins, gerente dos estúdios RCA Victor em Nashville. Os irmãos formaram uma dupla e se mudaram para Nashville. Apesar da afiliação com a RCA Victor, Atkins de alguma forma conseguiu que os Everly Brothers gravassem para a Columbia Records no início de 1956. Seu "Keep a-Lovin 'Me", que Don escreveu e compôs, fracassou e eles foram retirados do Selo Columbia Records. 
Atkins apresentou os Everly Brothers a Wesley Rose, das editoras musicais Acuff-Rose. Rose disse-lhes que lhes asseguraria um contrato de gravação se assinassem com a Acuff-Rose como compositores. Eles assinaram no final de 1956, e em 1957 Rose os apresentou a Archie Bleyer, que estava procurando artistas para sua Cadence Records. The Everlys assinou e fez uma gravação em fevereiro de 1957. Seu recorde alcançou o segundo lugar nas paradas pop, atrás de "(Let Me Be Your) Teddy Bear de Elvis Presley", e Número 1 no país e Número 5 nas paradas de R&B. A canção, de Felice e Boudleaux Bryant, tornou-se no primeiro milhão de vendas dos Everly Brothers. 
Trabalhando com os Bryants, eles tiveram sucessos nos Estados Unidos e no Reino Unido, sendo os maiores "Wake Up Little Susie", "All I Have to Do Is Dream", "Bird Dog" e "Problems". Os Everlys, embora fossem em grande parte artistas interpretativos, também tiveram sucesso como compositores, especialmente com "(Till) I Kissed You" de Don, que alcançou a quarta posição nas paradas pop dos EUA. 
Os irmãos viajaram com Buddy Holly em 1957 e 1958. De acordo com o biógrafo de Holly, Philip Norman, eles foram responsáveis por persuadir Holly e os Crickets a mudarem suas roupas de Levi's e camisetas para os ternos Everlys ' Ivy League. 

Buddy Holly e os Everly Brothers 

Don disse que Holly escreveu e compôs "Wishing" para eles. "We were all from the South", observou Phil sobre as semelhanças. "Começamos na música country." 


Buddy Holly - Wishing 



Embora algumas fontes digam que Phil Everly foi um dos que carregaram o caixão de Holly em fevereiro de 1959, Phil disse em 1986 que compareceu ao funeral e sentou-se com a família de Holly, mas não era um dos que carregaram o caixão. Don não compareceu, dizendo: "Não pude ir ao funeral. Não pude ir a lugar nenhum. Apenas me deitei". 

j.1.3. Anos 1960/1970 

Depois de três anos na Cadence, os Everlys assinaram com a Warner Bros. Records em 1960, onde gravaram por 10 anos. Seu primeiro sucesso da Warner Bros., "Cathy's Clown" de 1960, que eles próprios escreveram e compuseram, vendeu oito milhões de cópias e se tornou o disco mais vendido da dupla. "Cathy's Clown" foi o número WB1, a primeira seleção da Warner Bros. Records já lançada no Reino Unido. 

Não somos Grand Ole Opry ... obviamente não somos Perry Como... somos apenas música pop. Mas, você poderia nos chamar de grupo de skiffle americano! 
NME - novembro de 1960 

Outros singles de sucesso da Warner Bros. seguiram-se nos Estados Unidos, como "So Sad (To Watch Good Love Go Bad)" (1960, pop nº 7), "Walk Right Back" (1961, pop nº 7), "Crying in the Rain" (1962, pop nº 6) e "That's Old Fashioned" (1962, pop nº 9, seu último hit no top 10). De 1960 a 1962, a Cadence Records lançou singles dos Everly Brothers dos cofres, incluindo "When Will I Be Loved" (pop nº 8), escrito e composto por Phil, e "Like Strangers". 
No Reino Unido, eles tiveram 10 maiores sucessos até 1965, incluindo "Lucille", "So Sad" (1960, No. 4), "Walk Right Back", "Ebony Eyes" (1961, No. 1), "Temptation" (1961, No. 1), "Cryin 'in the Rain" (1962, No. 6) e "The Price of Love" (1965, No. 2). Eles tiveram 18 singles no Top 40 do Reino Unido com a Warner Bros. na década de 1960. Em 1962, o Everlys ganhou $ 35 milhões com vendas recordes. 


Em 1961, os irmãos tiveram uma briga com Wesley Rose durante a gravação de "Temptation". Rose teria ficado chateado porque os Everlys estavam gravando uma música que ele não havia publicado e, portanto, pela qual ele não receberia nenhum royaltie de publicação, e ele fez grandes esforços para bloquear o lançamento do álbum. Os Everlys se mantiveram firmes em sua posição e, como resultado, no início dos anos 1960, eles foram desligados do quadro de compositores da Acuff-Rose. Entre eles estavam Felice e Boudleaux Bryant, que escreveram e compuseram a maioria de seus sucessos, assim como Don e Phil Everly, que ainda eram contratados pela Acuff-Rose como compositores e haviam escrito vários de seus próprios sucessos. No entanto, de 1961 até o início de 1964, os Everlys gravaram canções de outros compositores para evitar o pagamento de royalties à Acuff-Rose. Eles usaram o pseudônimo "Jimmy Howard "como escritor ou arranjador em duas seleções que escreveram e gravaram durante esse tempo. Esse estratagema, no entanto, não teve sucesso, já que Acuff-Rose obteve a posse legal dos direitos autorais assim que o engano foi descoberto. 


Nessa época, os irmãos também criaram sua própria gravadora, Calliope Records, para projetos solo. Usando o pseudônimo de "Adrian Kimberly", Don gravou uma versão instrumental de uma big band da primeira marcha "Pomp and Circumstance" de Edward Elgar, que Neal Hefti arranjou e que ficou entre as 40 primeiras colocadas nos Estados Unidos em meados de 1961. Seguiram-se outros singles instrumentais creditados a Kimberly, mas nenhum deles nas paradas. Phil formou a Keestone Family Singers, que apresentava Glen Campbell e Carole King. Seu único single, "Melodrama", falhou nas paradas e, no final de 1962, a Calliope Records havia falido. 
O último hit dos Everly Brothers no top 10 dos EUA foi "That's Old Fashioned (That's The Way Love Should Be)", de 1962, uma canção gravada, mas não lançada pelos The Chordettes, e dada aos irmãos por seu antigo mentor, Archie Bleyer. 
Nos anos seguintes, os Everly Brothers venderam menos discos nos Estados Unidos. Seu alistamento na Reserva do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos em outubro de 1961 os tirou dos holofotes. Uma de suas poucas apresentações durante o serviço da Marinha foi no The Ed Sullivan Show, em 18 de fevereiro de 1962, quando tocaram " Jezebel " e "Crying in the Rain" vestindo seus uniformes da Marinha. 


Everly Brothers International Archive: Ed Sullivan Show 1962 


Após a dispensa do serviço ativo, os Everlys retomaram a carreira, mas com pouco sucesso nos Estados Unidos. De seus 27 singles na Warner Bros. de 1963 a 1970, apenas três chegaram ao Hot 100, e nenhum atingiu o número 31. As vendas de álbuns também caíram. Os dois primeiros álbuns dos Everlys para a Warners (em 1960 e 1961) alcançaram a 9ª posição nos EUA, mas depois disso, de mais uma dúzia de LPs para a Warner Bros., apenas um chegou ao top 200: "Beat & Soul" de 1965, que atingiu o pico no No. 141. 

Everly Brothers na Marinha 

A disputa dos irmãos com Acuff-Rose durou até 1964, quando eles voltaram a escrever e compor, bem como a trabalhar com os cônjuges de Bryant. Até então, no entanto, ambos os Everlys eram viciados em anfetaminas. A condição de Don era pior: ele estava tomando Ritalina, o que causou problemas mais graves. O vício de Don durou três anos, até que ele foi hospitalizado por causa de um colapso nervoso e para tratar seu vício. A grande mídia não informou que qualquer um dos irmãos era viciado. Quando Don desmaiou na Inglaterra em meados de outubro de 1962, os repórteres foram informados de que ele tinha intoxicação alimentar; quando os tablóides sugeriram que ele havia tomado uma overdose de pílulas, sua esposa e seu irmão insistiram que ele estava sofrendo de exaustão física e nervosa. A saúde debilitada de Don encerrou sua turnê britânica; ele voltou para os Estados Unidos, deixando Phil para continuar com Joey Page, o baixista, tomando o lugar de Don. 
Embora seu estrelato nos Estados Unidos tenha começado a diminuir dois anos antes da Invasão Britânica em 1964, seu apelo ainda era forte no Canadá, Reino Unido e Austrália. Os Everlys permaneceram bem-sucedidos no Reino Unido e no Canadá durante a maior parte da década de 1960, alcançando o top 40 no Reino Unido até 1968 e o top 10 no Canadá em 1967. O álbum de 1966 Two Yanks in England foi gravado na Inglaterra com The Hollies, que também escreveu muitas das canções do álbum. O último hit dos 40 melhores dos Estados Unidos, "Bowling Green", foi lançado em 1967. 


The Everly Brothers - Bowling Green 



No final da década de 1960, os irmãos voltaram ao country rock, e seu álbum de 1968, Roots, foi saudado por alguns críticos como "um dos melhores primeiros álbuns de country-rock". No entanto, no final da década de 1960, os Everly Brothers deixaram de ser hitmakers na América do Norte ou no Reino Unido e, em 1970, após um álbum ao vivo malsucedido (The Everly Brothers Show), seu contrato com a Warner Bros. prescreveu após dez anos. Eles foram os apresentadores substitutos de verão do programa de televisão de Johnny Cash em 1970; seu programa de variedades, Johnny Cash Presents the Everly Brothers, estava na ABC-TV e apresentava Linda Ronstadt e Stevie Wonder. 


The Everly Brothers On The Johnny Cash Show 



Em 1970, Don lançou seu primeiro álbum solo malsucedido. Os irmãos voltaram a se apresentar em 1971 e lançaram dois álbuns para a RCA Records em 1972 e 1973. Lindsey Buckingham se juntou a eles e fez turnê com eles em 1972. Os Everlys anunciaram que sua apresentação final aconteceria em 14 de julho de 1973, no Knott's Berry Farm, em Buena Park California, mas tensões entre os dois vieram à tona, e Don disse a um repórter que estava cansado de ser um Everly Brother. Durante o show, Phil quebrou sua guitarra e saiu andando enquanto Don terminava o show, encerrando sua colaboração. Os dois não voltariam a reunir forças musicalmente por mais de dez anos. 

j.1.4. Anos solo (1973–1983) 

Phil e Don seguiram carreiras solo de 1973 a 1983. Don obteve algum sucesso nas paradas country dos EUA em meados da década de 1970, em Nashville com sua banda, Dead Cowboys, e tocando com Albert Lee. Don também se apresentou em um festival anual de música country em Londres em meados de 1976. Sua volta foi bem recebida e ele recebeu "aplausos estrondosos", embora os críticos notassem que o desempenho foi irregular. 


Phil fez backup do álbum Mustard de 1975 de Roy Wood e duas canções do álbum homônimo de Warren Zevon de 1976. Enquanto Zevon fazia parte da banda de apoio de Phil Everly, Phil também sugeriu o título e o assunto para o single de sucesso de Zevon "Werewolves Of London". 
Don gravou "Everytime You Leave" com Emmylou Harris em seu álbum de 1979, Blue Kentucky Girl. 
Phil gravou com mais frequência, mas sem sucesso nas paradas até os anos 1980. Everly escreveu "Don't Say You Don't Love Me No More" para o filme de comédia de Clint Eastwood, de 1978, Every Which Way But Loose, no qual Eastwood atuou em dueto com a co-estrela Sondra Locke. Phil também escreveu "One Too Many Women In Your Life" para a sequência de 1980, Any Which Way You Can, e tocou na banda que apoiou Locke. 


Don't Say You Don't Love Me No More: Sondra Locke & Phil Everly 



Em 1983, Phil obteve sucesso no Reino Unido como solista com o álbum Phil Everly, gravado principalmente em Londres. Os músicos do LP incluíram o guitarrista dos Dire Straits, Mark Knopfler, o baterista do Rockpile, Terry Williams, e o tecladista Pete Wingfield. A faixa "She Means Nothing to Me", escrita e composta por John David Williams e com Cliff Richard como co-vocalista, foi um hit no Reino Unido Top 10, e "Louise", escrita e composta por Ian Gomm, alcançou o Top 50 em 1983. 

j.1.5. Reunião, atividades subsequentes (1983–2006) 

O concerto de reunião dos irmãos no Royal Albert Hall em Londres em 23 de setembro de 1983, que encerrou suas carreiras solo de dez anos, foi iniciado por Phil e Don ao lado de Terry Slater, com Wingfield como diretor musical. Este show foi gravado para um LP ao vivo e transmitido em vídeo pela televisão a cabo em meados de janeiro de 1984. Os irmãos voltaram ao estúdio como um duo pela primeira vez em mais de uma década, gravando o álbum EB '84, produzido por Dave Edmunds. O single principal, " On the Wings of a Nightingale ", escrito e composto por Paul McCartney, foi um sucesso (Top 10) e os devolveu ao US Hot 100 (para sua última aparição) e às paradas do Reino Unido. 


Seu single final nas paradas foi "Born Yesterday", de 1986, do álbum de mesmo nome. Eles colaboraram com outros artistas, principalmente cantando backing vocals ou duetos, incluindo vocais adicionais na faixa-título do álbum "Graceland" de Paul Simon, de 1986. Em 1990, Phil gravou um dueto com o cantor holandês René Shuman. "On Top of the World" foi escrita e composta por Phil, que apareceu no videoclipe que gravaram em Los Angeles. A seleção apareceu no álbum de Shuman Set the Clock on Rock. Uma gravação ao vivo da BBC de 1981 de "All I Have to Do Is Dream", que contou com Cliff Richard e Phil compartilhando os vocais, foi um sucesso no Top 20 do Reino Unido em 1994. 
Phil forneceu os vocais de apoio em "You Got Gold" do álbum de John Prine de 1991, The Missing Years. Prine e os Everlys tinham ligações familiares com o condado de Muhlenberg, Kentucky, e Prine era um artista frequente nos concertos de boas-vindas dos Everly Brothers em Central City, Kentucky, ao longo dos anos. 
Em 1998, os irmãos gravaram "Cold" para o musical Whistle Down the Wind de Andrew Lloyd Webber e Jim Steinman, e a gravação foi usada em versões de palco como fonte musical. Esta seria a última gravação original que os Everly Brothers fariam como uma dupla. 
Em 1999, Don e seu filho Edan Everly apresentaram "The Everly Brothers for Kentucky Flood Relief". 
Os irmãos se juntaram a Simon & Garfunkel em sua turnê de reunião " Old Friends " em 2003 e 2004. Como um tributo aos Everly Brothers, Simon & Garfunkel abriu seu próprio show e os Everlys saíram no meio. O álbum ao vivo Old Friends: Live on Stage contém Simon & Garfunkel discutindo a influência de Everlys em sua carreira e apresenta os quatro em "Bye Bye Love"; o DVD subsequente apresenta duas performances solo extras dos Everlys. Esta não foi a primeira vez que Paul Simon se apresentou com seus heróis; em 1986, os Everlys cantaram os vocais de fundo na faixa-título do álbum Graceland de Simon. O concerto de Simon e Garfunkel no Central Park apresentou sua interpretação de "Wake Up, Little Susie" dos Everlys. 

Os Everly Brother juntos com Simon & Garfunkel 

Um álbum de compilação composto por faixas gravadas entre 1972 e 1985, Country Classics, foi lançado em 2004. 
Phil Everly cantou "Sweet Little Corrina" com o cantor country Vince Gill em seu álbum de 2006, These Days. Everly já havia fornecido vocais de harmonia em "White Rhythm and Blues" de JD Souther em seu álbum de 1979, You're Only Lonely. 

j.1.6. Morte de Phil Everly 

Phil Everly morreu no Providence Saint Joseph Medical Center em Burbank, Califórnia, em 3 de janeiro de 2014, 16 dias antes de seu 75º aniversário, de doença pulmonar. A viúva de Phil, Patti, culpou a morte do marido pelo hábito de fumar, que o levou a desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica, e contou que Phil passou seus últimos anos carregando tanques de oxigênio aonde quer que fosse e levando 20 tipos diferentes de medicamentos por dia. A última aparição pública de Phil foi em 2011, na apresentação de Buddy Holly à Calçada da Fama da Hollywood Boulevard, e ele estava lutando para recuperar o fôlego enquanto se dirigia à multidão. Patti estabeleceu a Fundação Phil Everly Memorial COPD em 2014. 
Don Everly afirmou em uma entrevista de 2014 ao The Los Angeles Times que havia parado de fumar no final dos anos 1960 e que Phil também havia parado, mas começou novamente durante a separação e continuou até 2001. Don disse que pulmões fracos corriam na família, como seu pai, Ike, tinha morrido de doença do pulmão preto. Ele admitiu que viveu "uma vida muito difícil" com seu irmão e que ele e Phil se distanciaram mais uma vez nos últimos anos, algo que foi principalmente atribuído a "suas visões muito diferentes sobre política e vida", com a música sendo a única coisa que compartilharam intimamente, dizendo, "é quase como se pudéssemos ler a mente um do outro quando cantamos." No entanto, Don também afirmou que não havia superado a morte de Phil, dizendo: "Sempre pensei nele todos os dias, mesmo quando não estávamos nos falando. Ainda fico chocado com o fato de ele ter ido embora." 


Don acrescentou que sempre acreditou firmemente que morreria antes de seu irmão, porque ele era mais velho que Phil. Em uma entrevista de 2016, Don disse que ainda estava lidando com a perda de Phil e que guardou algumas das cinzas de seu irmão em sua casa. Acrescentou que recolhia as cinzas todas as manhãs e dizia "bom dia", embora admitisse que se tratava de um ritual peculiar. 

j.1.7. Atividades recentes 

Don Everly compareceu ao Annual Music Masters como o Rock and Roll Hall of Fame homenageando os Everly Brothers em 25 de outubro de 2014. Don subiu ao palco do State Theatre e apresentou o clássico hit dos Everlys, "Bye Bye Love". 

Everly Brothers Inductee 

Don Everly endossou publicamente Hillary Clinton para a eleição presidencial de 2016 em janeiro daquele ano, citando sua experiência de política externa de seu mandato como secretária de Estado, bem como seu apoio à educação. Foi a primeira vez que Don Everly apoiou publicamente um candidato político. Don afirmou que após a morte de seu irmão Phil, ele se sentiu livre para expressar suas opiniões políticas mais abertamente, observando que eles mantinham opiniões políticas opostas, o que tornava impossível para eles dar qualquer apoio ativo a candidatos políticos. 
Em 20 de junho de 2018, Don Everly se juntou a Paul Simon no palco durante a apresentação de Simon em Nashville em sua turnê de despedida; eles cantaram “Bye Bye Love”. Esta é a performance conhecida mais recente de Don Everly. 
Em 25 de junho de 2019, a revista The New York Times listou os Everly Brothers entre centenas de artistas cujo material foi supostamente destruído no incêndio da Universal em 2008. 

j.2. Estilo e Influências 

Don e Phil, ambos guitarristas, usaram harmonia vocal principalmente baseada em terças diatônicas. Na maioria das gravações, Don cantou a parte de barítono e Phil a harmonia de tenor. Uma exceção notável é "Since You Broke My Heart" (1958). Embora Don fosse principalmente baixo, e Phil principalmente alto, suas vozes se sobrepunham de uma forma muito intrincada e quase sutil. Outro exemplo notável é "Eu vou ver sua luz" (1977). É uma das poucas canções em que Phil tem consistentemente a harmonia baixa, enquanto Don está consistentemente alto. Don normalmente cantava a maioria das linhas solo (por exemplo, os versos de "Bye Bye Love"); entre as poucas exceções está o single de 1965 "It's All Over", em que Phil cantou as linhas solo da música. 


No final dos anos 1950, os Everly Brothers eram a adição do movimento jovem de rock and roll a grupos vocais de harmonia, muitos dos quais eram bandas familiares. Eles influenciaram grupos de rock dos anos 1960. Os Beatles, The Beach Boys, e Simon & Garfunkel desenvolveram seus primeiros estilos tocando canções do Everly. The Bee Gees, The Hollies, The Marmalade e outros grupos de rock and roll que apresentam canto de harmonia também foram influenciados pelos Everlys. 

j.3. Legado 

A música dos Everly Brothers influenciou os Beatles, que se autodenominaram "The British Everly Brothers" quando Paul McCartney e John Lennon foram pegar carona para o sul para ganhar uma competição de talentos. Eles basearam o arranjo vocal de " Please Please Me " em "Cathy's Clown". 


Everly Brothers - Cathy's Clown (1960) 



The Beatles - Please Please Me 



Keith Richards chamou Don Everly de "um dos melhores músicos de ritmo". 
Paul Simon, que trabalhou com a dupla em "Graceland", disse no dia após a morte de Phil: "Phil e Don eram a dupla de som mais bonita que já ouvi. Ambas as vozes puras e emocionantes. Os Everlys estavam lá na encruzilhada do país e R&B. Eles testemunharam e fizeram parte do nascimento do rock and roll. 

j.4. Conquistas e honras 

Os Everly Brothers tiveram 35 singles no Top 100 da Billboard, 26 no top 40. Eles detêm o recorde de mais singles no Top 100 de qualquer dupla e perdem apenas para Hall & Oates no top 40 de singles de uma dupla. No Reino Unido, eles tiveram 30 singles nas paradas, 29 no Top 40, 13 no Top 10 e 4 em No. 1 entre 1957 e 1984. Eles tiveram 12 Top 40 álbuns entre 1960 e 2009. 
Os Everly Brothers estiveram entre os primeiros 10 artistas incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 1986. Eles foram apresentados por Neil Young, que observou que todos os grupos musicais aos quais ele já pertencera haviam tentado, sem sucesso, copiar os Everly Brothers 'harmonias. Em 5 de julho de 1986, os Everlys retornaram a Shenandoah, Iowa, para um concerto, desfile, dedicação na rua, reunião de classe e outras atividades. As taxas dos concertos foram doadas ao Everly Family Scholarship Fund, que oferece bolsas de estudo para alunos do ensino fundamental e médio em Shenandoah. Os irmãos foram incluídos no Hall da Fama do Rock 'n' Roll de Iowa em 2003. 


Em 1997, os irmãos receberam o prêmio Grammy pelo conjunto de sua obra. Eles foram incluídos no Country Music Hall of Fame em 2001 e no Vocal Group Hall of Fame em 2004. Sua contribuição para a música foi reconhecida pelo Rockabilly Hall of Fame. Em 2 de Outubro de 1986, o Everly Brothers recebeu uma estrela no Hollywood Walk of Fame por seu trabalho na indústria da música, localizada na 7000 Hollywood Blvd. Em 2004, a revista Rolling Stone classificou os Everly Brothers No. 33 em sua lista dos "100 maiores artistas de todos os tempos". Eles também estão em 43º lugar na lista de artistas de solteiros mais vendidos do Reino Unido. 

j.5. Homenagens e interpretações de outros artistas 

The Everlys, como mencionado acima, escreveu e compôs "Till I Kissed You" (Don), "Cathy's Clown" (Don e Phil) e "When Will I Be Loved" (Phil). "Cathy's Clown" e "When Will I Be Loved" se tornaram sucessos de Reba McEntire e Linda Ronstadt, respectivamente. "Cathy's Clown" também foi regravada pela Tarney Spencer Band e lançada como single em 1979. O membro da banda Alan Tarney (um ex-membro do Shadows) passou a ser produtor de Cliff Richard e do A-ha, a banda norueguesa que, por sua vez, fez um cover de "Crying in the Rain" em 1990 para seu quarto álbum, East of the Sun, West of the Moon. 
No fim de semana do Dia do Trabalho de 1988, Central City, Kentucky, deu início ao evento Everly Brothers Homecoming para arrecadar dinheiro para um fundo de bolsa de estudos para estudantes do condado de Muhlenberg. Don e Phil viajaram pelo Reino Unido em 2005, e Phil apareceu em 2007 em gravações com Vince Gill e Bill Medley. Também em 2007, Alison Krauss e o ex-líder do Led Zeppelin, Robert Plant, lançaram Raising Sand, que incluía um cover do hit de 1964 de Everlys "Gone, Gone, Gone", produzido por T-Bone Burnett. 
Registros tributo quatro Everly Brothers foram lançados em 2013: Billie Joe Armstrong 's e Norah Jones' Foreverly, as irmãs Chapin ' Uma data com os Everly Brothers, Bonnie Prince Billy ' s e Dawn McCarthy é que o Brothers Sang, e os Wieners ' Bird Dogs. 


O álbum Marvin, Welch & Farrar (1971), da banda anglo-australiana de mesmo nome, contém uma faixa que leva o nome do local de nascimento de Don, "Brownie Kentucky". O single de 1976 "Let 'Em In" de Paul McCartney e Wings menciona os nomes de "Phil and Don" Everly. 
Jeff Lynne gravou uma versão de "So Sad" para o lançamento de seu álbum de 2012, Long Wave. 
"Basement Scene" do Deerhunter "intencionalmente acena com a cabeça para os Everly Brothers ' Tudo que eu tenho que fazer é sonhar". 
Tom Petty e os Heartbreakers gravaram uma versão de estúdio de "Stories We Could Tell" dos irmãos para sua antologia. 

j.6. Discografia 

1958 The Everly Brothers 
1958 The Real Everly Brothers 
1958 Songs Our Daddy Taught Us 
1960 It's Everly Time 
1960 Rockin' With [Mini LP] 
1961 Both Sides of an Evening 
1961 A Date with the Everly Brothers 
1961 Souvenir Sampler 
1962 Christmas with the Everly Brothers and the Boys Town Choir Friday Music 
1962 Folk Songs of the Everly Brothers 
1962 Instant Party! 
1963 Sing Great Country Hits 
1964 Gone Gone Gone 
1965 Rock N Soul 
1965 Beat & Soul 
1965 Price of Love 
1966 In Our Image 
1966 Two Yanks in England 
1967 The Everly Brothers Sing 
1967 The Hit Sound of the Everly Brothers 
1968 Roots 
1970 Chained to a Memory 
1970 The Everly Brothers Show 
1972 Stories We Could Tell 
1973 Don't Worry Baby 
1973 Pass the Chicken & Listen 
1975 Everlys 
1983 The Reunion Concert 
1984 EB 84 
1986 Born Yesterday 
1989 Some Hearts 


The Everly Brothers - Wake Up Little Susie 1957 



The Everly Brothers - All I Have To Do Is Dream Live 



The Everly Brothers - Crying In The Rain 



The Everly Brothers - Crying In The Rain live 1983 



A-ha - Crying in the Rain (Official Video) 



Don Williams - Crying In The Rain 



The Everly Brothers - Love Hurts 



Nazareth - Love Hurts - (1975) Tradução 



Joan Jett - Love Hurts (Video) 



The Everly Brothers: Old Grey Whistle Test (Sep 1972) 



Why Worry Chet Atkins Mark Knopfler & Everly Brothers 



Let It Be Me - Everly Brothers, Melbourne, 1989 



Elvis Presley - Let it be me 



Simon and Garfunkel with The Everly Brothers 



Linda Ronstadt - When Will I Be Loved 



The Everly Brothers - Harmonies From Heaven Trailer 



Don Everly - Bye Bye Love At Rock and Roll Hall of Fame 10-25-2014



The Beach Boys & The Everly Brothers - Medley 



The Everly Brothers & Shenandoah 



The Everly Brothers Tribute 





Até o próximo encontro!


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