domingo, 8 de novembro de 2020

ROCK - Suas Histórias & Suas Magias - Capítulo 9 Parte 10

A História do Rock na Década de 50


k) Fats Domino 


Antoine " Fats " Domino Jr. (26 de fevereiro de 1928 - 24 de outubro de 2017) foi um pianista e cantor e compositor americano. Um dos pioneiros da música rock and roll, Domino vendeu mais de 65 milhões de discos. Entre 1955 e 1960, ele teve onze hits no Top 10. Sua humildade e timidez podem ser uma das razões pelas quais sua contribuição para o gênero foi negligenciada. 
Durante sua carreira, Domino teve 35 discos no Top 40 da Billboard dos Estados Unidos, e cinco de seus discos pré-1955 venderam mais de um milhão de cópias, sendo certificado ouro. Seu estilo musical era baseado no rhythm and blues tradicional, acompanhado por saxofones, baixo, piano, guitarra elétrica e bateria. 
Seu lançamento de 1949 " The Fat Man " é amplamente considerado como o primeiro disco de rock and roll de um milhão de vendas. Duas de suas canções mais famosas são " Ain't That A Shame " e " Blueberry Hill ". 

k.1. Vida e Carreira 

Antoine Domino Jr. nasceu e foi criado em Nova Orleans, Louisiana, o caçula de oito filhos de Antoine Caliste Domino (1879–1964) e Marie-Donatille Gros (1886–1971). A família Domino era de origem crioula francesa, e o crioulo da Louisiana foi sua primeira língua. 


Antoine nasceu em casa com a ajuda da avó, parteira. Seu nome foi escrito inicialmente errado como Anthony em sua certidão de nascimento. Sua família havia chegado recentemente ao Lower Ninth Ward de Vacherie, Louisiana. Seu pai era violinista em meio período e trabalhava em uma pista de corrida. 
Ele estudou na Howard University, saindo para começar a trabalhar como ajudante de um entregador de gelo. Domino aprendeu a tocar piano por volta de 1938 com seu cunhado, o guitarrista de jazz Harrison Verrett. 
O músico foi casado com Rosemary Domino (nascida Hall) de 1947 até sua morte em 2008; o casal teve oito filhos: Antoine III, Anatole, Andre, Antonio, Antoinette, Andrea, Anola e Adonica. Mesmo depois de seu sucesso, ele continuou a morar em seu antigo bairro, Lower Ninth Ward, até depois do furacão Katrina, quando se mudou para um subúrbio de Nova Orleans. 

k.1.1. Carreira inicial (1947-1948) 

Aos 14 anos, Domino já se apresentava em bares de Nova Orleans. Em 1947, Billy Diamond, um líder de banda de Nova Orleans, aceitou o convite para ouvir o jovem pianista se apresentar em um churrasco no quintal. Domino tocou bem o suficiente para que Diamond o convidasse para se juntar à sua banda, os Solid Senders, no Hideaway Club em Nova Orleans, onde ele ganharia $ 3 por semana tocando piano. 

Fats Domino e a Billy Dimanod Band 

Diamond o apelidou de "Fats", porque Domino o lembrava dos renomados pianistas Fats Waller e Fats Pichon, mas também por causa de seu grande apetite. 

k.1.2. Gravações para a Imperial Records (1949-1962) 

Domino foi assinado com a gravadora Imperial Records em 1949 pelo proprietário Lew Chudd, para receber royalties com base nas vendas em vez de uma taxa por cada música. Ele e o produtor Dave Bartholomew escreveram " The Fat Man ", uma versão atenuada de uma canção sobre viciados em drogas chamada " Junker Blues "; o álbum vendeu um milhão de cópias em 1951. Apresentando um piano de rolamento e Domino vocalizando " wah-wah " sobre uma batida forte, "The Fat Man" é amplamente considerado o primeiro disco de rock-and-roll a atingir este nível de vendas. Em 2015, a música entraria no Grammy Hall of Fame. 

Selo da Imperial Records 

Domino lançou uma série de canções de sucesso com Bartholomew (também co-escritor de muitas das canções), os saxofonistas Herbert Hardesty e Alvin "Red" Tyler, o baixista Billy Diamond e posteriormente Frank Fields, e os bateristas Earl Palmer e Smokey Johnson. Outros músicos notáveis e de longa data na banda do Domino foram os saxofonistas Reggie Houston, Lee Allen, e Fred Kemp, o líder de banda de confiança do Domino. 

Fats Domino e Fred Kemp 

Enquanto as próprias gravações de Domino eram feitas para a Imperial, ele às vezes sentava-se durante esse tempo como músico de sessão em gravações de outros artistas para outras gravadoras. Os trigêmeos de piano rolante da Domino forneceram a memorável introdução instrumental para o primeiro sucesso de Lloyd Price, " Lawdy Miss Clawdy ", gravado pela Speciality Records em 13 de março de 1952 no Cosimo Matassa 's J&M Studios em New Orleans (onde o próprio Domino havia gravado anteriormente "The Fat Man" e outras canções). Dave Bartholomew estava produzindo o disco de Price, que também apresentava os colaboradores familiares da Domino Hardesty, Fields e Palmer como acompanhantes, e ele pediu a Domino para tocar a parte do piano, substituindo o pianista original da sessão. 


Lloyd Price - Lawdy Miss Clawdy 1952 



Domino entrou no mainstream pop com "Ain't That a Shame" (rotulado erroneamente como "Ain't It a Shame"), que alcançou o Top Ten. Este foi o primeiro de seus discos a aparecer na parada de singles pop da Billboard (em 16 de julho de 1955), com a estreia no número 14. Uma versão de capa mais suave de Pat Boone alcançou o número 1, tendo recebido maior airplay de rádio em uma era de segregação racial. Em 1955, dizia-se que Domino ganhava US $ 10.000 por semana durante as turnês, de acordo com um relatório nas memórias do artista Chuck Berry. Domino finalmente teve 37 singles no Top 40, mas nenhum chegou ao número 1 na parada pop. 


Fats Domino – Ain’t That A Shame 1955 



O álbum de estreia de Domino continha vários de seus sucessos recentes e faixas de blues anteriores que não haviam sido lançadas como singles e foi lançado pelo selo Imperial (número de catálogo 9009) em novembro de 1955, e foi relançado como Rock and Rollin 'com Fats Domino. A reedição alcançou a posição 17 na parada de álbuns pop da Billboard. 
Sua gravação de 1956 de " Blueberry Hill ", uma canção de 1940 de Vincent Rose, Al Lewis e Larry Stock (que já havia sido gravada por Gene Autry, Louis Armstrong e outros), alcançou o número 2 na parada de Juke Box da Billboard por duas semanas e foi o número 1 na parada de R&B por 11 semanas. Foi seu maior sucesso, vendendo mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo em 1956 e 1957. 


Louis Armstrong - Blueberry Hill 



A canção foi posteriormente gravada por Elvis Presley, Little Richard e Led Zeppelin. Cerca de 32 anos depois, a música entraria no Grammy Hall of Fame. 


Domino teve outros singles de sucesso entre 1956 e 1959, incluindo "When My Dreamboat Comes Home" (Pop número 14), " I'm Walkin ' " (Pop número 4), " Valley of Tears " (Pop número 8), "It's You I Love "(Pop número 6)," Whole Lotta Lovin ' "(Pop número 6)," I Want to Walk You Home "(Pop número 8) e" Be My Guest "(Pop número 8). 
Domino apareceu em dois filmes lançados em 1956: “Shake, Rattle & Rock!” e “The Girl Can't Help It”. Em 18 de dezembro de 1957, sua gravação hit de "The Big Beat" foi destaque no Dick Clark 's American Bandstand. Ele também apareceu em um filme de mesmo nome. 


Fats Domino - From the movie Shake, Rattle & Rock 



Em 2 de novembro de 1956, uma confusão aconteceu em um show do Domino em Fayetteville, Carolina do Norte. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão rebelde. Domino saltou de uma janela para evitar a confusão; ele e dois membros de sua banda ficaram levemente feridos. Durante sua carreira, quatro grandes distúrbios ocorreram em seus shows, "em parte por causa da integração", de acordo com seu biógrafo Rick Coleman. "Mas também o fato de que eles bebiam álcool nesses shows. Então eles estavam misturando álcool, mais dança inter-raciais pela primeira vez nesses lugares." Em novembro de 1957, Domino apareceu no programa de TV Ed Sullivan; nenhuma perturbação acompanhou esta performance. 

Fats Domino no Ed Sullivan Show 

No mesmo ano, o artigo "King of Rock 'n' Roll" na revista Ebony apresentou Domino, que disse que estava na estrada 340 dias por ano, até $ 2.500 por noite e arrecadando mais de $ 500.000; Domino também disse aos leitores que possuía 50 ternos, 100 pares de sapatos e um alfinete de diamante de $ 1.500 em forma de ferradura. 
Domino teve uma série constante de sucessos pela Imperial até o início de 1962, incluindo "Walking 'to New Orleans" (1960, Pop número 6), co-escrita por Bobby Charles, e " My Girl Josephine " (Pop número 14) no mesmo ano. Ele viajou pela Europa em 1962 e conheceu os Beatles, que mais tarde citariam Domino como inspiração. 

Fats Domino e os Beatles 

A Imperial Records foi vendida no início de 1963, e Domino deixou o selo. "Eu fiquei com eles até que se esgotaram", disse ele em 1979. Ao todo, ele gravou mais de 60 singles para Imperial, colocando 40 músicas no top 10 na parada de R&B e 11 no top 10 na parada Pop, vinte -sete dos quais eram acertos de dupla face. 

k.1.3. Gravações após deixar Imperial (1963-1970) 

Domino mudou-se para a ABC-Paramount Records em 1963. O selo determinou que ele gravasse em Nashville, Tennessee, ao invés de New Orleans. 

Selo da ABC-Paramount Records 

Eles nomearam um novo produtor (Felton Jarvis) e um novo arranjador (Bill Justis). A colaboração de longo prazo de Domino com o produtor, arranjador e co-roteirista Dave Bartholomew, que supervisionou virtualmente todos os seus sucessos imperiais, estava aparentemente chegando ao fim. Jarvis e Justis mudaram um pouco o som do Domino, notavelmente adicionando o apoio de um coro vocal no estilo countrypolitan à maioria de suas novas gravações. Ele lançou 11 singles para ABC-Paramount, vários que chegaram ao Top 100, mas apenas uma vez entrando no Top 40 ("Red Sails in the Sunset", 1963). No final de 1964, a Invasão Britânica mudou o gosto do público comprador de discos, e a corrida do Domino nas paradas havia acabado. 
Apesar da falta de sucesso nas paradas, Domino continuou a gravar continuamente até cerca de 1970, deixando a ABC-Paramount em meados de 1965 e gravando para a Mercury Records, onde lançou um álbum ao vivo e dois singles. Um álbum de estúdio foi planejado, mas estagnou com apenas quatro faixas gravadas. 

Selo da Mercury Records 

O pequeno selo Broadmoor de Dave Bartholomew (reunindo-se com Bartholomew ao longo do caminho), apresentou muitas músicas contemporâneos da Soul Music e alguns lançamentos de single, mas nenhum álbum tinha sido lançado no exterior até 1971 para cumprir seu contrato com a Reprise Records. Ele mudou para essa gravadora depois de Broadmoor e teve um single no Top 100, um cover de "Lady Madonna" dos Beatles. 


Fats Domino - Lady Madonna 



Domino apareceu no especial de televisão dos Monkees, 33⅓ Revolutions per Monkee, em 1969. 


Fats Domino - Blue Monday (Rare Audio From "33 1/3 Revolutions Per Monkee") 



Em 1971, ele estreou para Ike & Tina Turner no Carnegie Hall. Ele continuou a ser popular como artista por várias décadas. Ele fez uma participação especial no filme Any Which Way You Can, de Clint Eastwood, filmado em 1979 e lançado em 1980, cantando a canção country "Whiskey Heaven", que mais tarde se tornou um pequeno sucesso. 


Fats Domino - Whiskey Heaven (Movie "Any Which Way You Can") 1980 



Sua vida e carreira foram apresentadas no documentário de 2015 de Joe Lauro, The Big Beat: Fats Domino e o nascimento do Rock 'n' Roll. 

Capa do DVD The Big Beat – Fats Domino 
And The Birth of Rock n’ Roll 

k.1.4. Carreira Posterior (década de 1980 a 2005) 

Em 1986, Domino foi um dos primeiros músicos a entrar no Hall da Fama do Rock and Roll. Ele também recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award em 1987. O último álbum de Domino para uma grande gravadora, Christmas Is a Special Day, foi lançado em 1993. 

Rock and Roll Induction 

Domino morava em uma mansão em um bairro predominantemente de classe trabalhadora no Lower Ninth Ward, onde era uma visão familiar em seu automóvel Cadillac rosa brilhante. Ele fez apresentações anuais no New Orleans Jazz & Heritage Festival e em outros eventos locais. 

Rosemary Domino com Fats Domino e sua família 

Sua última turnê foi na Europa, por três semanas em 1995. Depois de ficar doente durante a turnê, Domino decidiu que não iria mais deixar a área de Nova Orleans, tendo uma renda confortável com o pagamento de royalties e uma aversão a viajar e reclamar não conseguia nenhum alimento de que gostasse em nenhum outro lugar. No mesmo ano, ele recebeu o prêmio Ray Charles Lifetime Achievement da Fundação Rhythm & Blues. 
Em 1998, o presidente Bill Clinton concedeu-lhe a Medalha Nacional de Artes. Domino recusou um convite para se apresentar na Casa Branca. 
Em 2004, a revista Rolling Stone o classificou em 25º lugar em sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", em um ensaio escrito pelo Dr. John. 

Fats Domino e George Bush 

k.1.5. Domino e o Furacão Katrina 

Quando o furacão Katrina se aproximou de Nova Orleans em agosto de 2005, Domino escolheu ficar em casa com sua família, em parte porque sua esposa, Rosemary, estava com a saúde debilitada. Sua casa ficava em uma área que sofria constantemente com inundações. 
Dizem que Domino morreu, e sua casa foi vandalizada quando alguém pintou a mensagem "RIP Fats. Sentiremos sua falta". Em 1º de setembro, o agente de talentos Al Embry anunciou que não tinha ouvido falar de Domino desde antes do furacão. Mais tarde naquele dia, a CNN informou que Domino havia sido resgatado por um helicóptero da Guarda Costeira. Até então, mesmo os membros da família não sabiam nada sobre ele desde antes da tempestade. Embry confirmou que Domino e sua família foram resgatados. 

Casa de Fats Domino

A família foi então levada para um abrigo em Baton Rouge, depois do qual foram resgatados por JaMarcus Russell, o quarterback da Louisiana State Universitytime de futebol, e o namorado da neta de Domino. Ele deixou a família ficar em seu apartamento. O Washington Post noticiou que, em 2 de setembro, eles deixaram o apartamento de Russell depois de dormir três noites no sofá. "Perdemos tudo", disse Domino, de acordo com o Post. 
Em janeiro de 2006, o trabalho para destruir e consertar a casa e o escritório da Domino começou. Nesse ínterim, a família Domino residia em Harvey, Louisiana. 
O presidente George W. Bush fez uma visita pessoal e substituiu a Medalha Nacional de Artes que o presidente Bill Clinton havia concedido anteriormente ao Domino e que fora perdida nas enchentes do Furacão Katrina. Os discos de ouro também foram substituídos pela RIAA e Capitol Records, que possuíam o catálogo Imperial Records. 

k.1.6. Vida posterior 

Domino estava programado para se apresentar no Jazz & Heritage Festival de 2006 em Nova Orleans. No entanto, ele estava sofrendo de ansiedade e foi forçado a cancelar a apresentação, mas ele apareceu para oferecer ao público uma saudação no palco. 

Fats Domino e o Grammy 

Em 2006, o álbum Alive and Kickin' do Domino's foi lançado para beneficiar a Tipitina's Foundation, que apoia músicos locais indigentes e ajuda a preservar o som de Nova Orleans. O álbum consiste em gravações inéditas da década de 1990 e recebeu grande aclamação da crítica. 

Capa do disco Alive and Kickin’ 

Em 12 de janeiro de 2007, Domino foi homenageado com o prêmio Lifetime Achievement da revista OffBeat no prêmio anual Best of the Beat, realizado na House of Blues em Nova Orleans. O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, declarou o dia "Fats Domino Day in New Orleans" e o presenteou com uma declaração assinada. Domino voltou aos palcos em 19 de maio de 2007, no Tipitina's em New Orleans, apresentando-se para uma casa cheia. Esta foi sua última apresentação pública. O show foi gravado para uma apresentação de TV de 2008 intitulada Fats Domino: Walkin 'Back to New Orleans. Este foi um concerto para arrecadar fundos, apresentando vários artistas. Domino doou sua taxa para a causa. Mais tarde naquele ano, um álbum do Vanguard foi lançado, Goin 'Home: A Tribute to Fats Domino com suas canções gravadas por Elton John, Neil Young, Tom Petty, Robert Plant, Willie Nelson, Norah Jones, Lenny Kravitz e Lucinda Williams. Uma parte dos lucros seria usada pela Fundação para ajudar a restaurar a redação da Domino's, que foi danificada pelo furacão. 
Em setembro de 2007, Domino foi introduzido no Louisiana Music Hall of Fame. 
Em maio de 2009, Domino fez uma aparição inesperada na platéia para o Efeito Domino, um show com Little Richard e outros artistas, com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar a reconstruir escolas e parques infantis danificados pelo furacão Katrina. 

Grande feras do Rock and Roll 

Em outubro de 2012, Domino foi apresentado na terceira temporada da série de televisão “Treme”, interpretando a si mesmo. Em 21 de agosto de 2016, Domino foi introduzido no National Rhythm and Blues Hall of Fame. A cerimônia foi realizada em Detroit, Michigan. Os outros homenageados foram Dionne Warwick, Cathy Hughes, Smokey Robinson, Prince e as Supremes. Ele recebeu o prêmio Ray Charles Lifetime Achievement da Fundação Rhythm & Blues em 1995. Sua canção "The Fat Man" entrou no Grammy Hall of Fame em 2015 

k.1.7. Morte e a perda de todo material fonográfico 

Domino morreu em 24 de outubro de 2017, em sua casa em Harvey, Louisiana, aos 89 anos, de causas naturais, de acordo com o relatório do legista. 


Em 25 de junho de 2019, a revista The New York Times listou Fats Domino entre centenas de artistas cujo material foi supostamente destruído no incêndio da Universal em 2008. 

k.2. Discografia 

1956 This Is Fats Domino! 
1956 Rock And Rollin' With Fats Domino 
1956 Fats Domino Rock And Rollin' 
1957 This Is Fats 
1957 Here Stands Fats Domino 
1958 The Fabulous Mr. D 
1959 Lets Play Fats Domino 
1959 Fats Domino Swings 
1960 ...A Lot Of Dominos! 
1960 Sings Million Record Hits 
1960 Das Ist Fats Domino 
1961 What A Party! 
1961 I Miss You So 
1961 Let The Four Winds Blow 
1962 Million Sellers By Fats 
1962 Twistin' The Stomp 
1962 Just Domino 
1963 Let's Dance With Domino 
1963 Teenageparty With Mr. Domino 
1963 Here He Comes Again! 
1963 Walking To New Orleans 
1963 Here Comes Fats Domino 
1964 Fats Domino Swings 2 
1964 Fats On Fire 
1965 Getaway With Fats Domino 
1965 Fats Domino '65 
1966 The Best Of Fats Domino 
1968 Fats Is Back 
1971 Fats 
1971 Ain't That A Shame 
1971 My Blue Heaven 
1972 Be My Guest 
1973 In Concert! 
1973 Fats Domino 
1974 'Hello Josephine' Live At Montreux 
1977 Live In Europe 
1977 Seine 20 Größten Hits 
1978 Greatest Hits 
1978 Good Rockin' 
1979 Sleeping On The Job 
1979 Lady Madonna 
1979 Blueberry Hill 
1980 1980 
1981 Fats Domino Vol. 1 
1982 Creole Man 
1983 On Stage! 
1984 The Fat Man 
1984 Blueberry Hill 
1986 Fats Domino - His Greatest Hits 
1986 Fats Domino - The Fat Man Live 
1986 The Fats Domino Collection 
1987 The Fabulous "Mr. D" 
1987 Whole Lotta Hits 
1988 Greatest Hits "Live" In Concert 
1988 Blueberry Hill 
1988 Fats Domino His Legendary Hits And All Time Favorites Album No 1 
1988 His Legendary Hits And All Time Favorites Album No 2 
1989 Antoine "Fats" Domino 
1990 It's Not Over Till The Fat Man Sings 
1991 Domino After Hours 
1992 Christmas Is A Special Day 
1993 Be My Guest 
1995 I'm Walking 
1995 The Fatman 
1995 An Evening With Fats Domino 
1996 In Concert (Greatest Hits - Live) 
1997 Live...In Concert 
1999 Live At Gilley's 
2002 Forever, Forever 
2003 Rock & Roll Legend 
2003 Fats Domino '65 The Complete Session 
2005 Original Jamaican Sound System Heroes 
2005 Live In Europe 
2005 The Fat Man 
2006 Live From Austin TX 


Fats Domino - When My Dreamboat Comes Home 



Fats Domino - I'm Walking 



Valley of Tears - Fats Domino 



Fats Domino - It’s You I Love 



Fats Domino - Whole Lotta Loving 



Fats Domino - I Want To Walk You Home 



Fats Domino - Be My Guest 



Elvis Presley - Blueberry Hill 



Led Zeppelin – Blueberry Hill 



Fats Domino - Walking To New Orleans 



Goin' Home: A Tribute to Fats Domino EPK 



Neil Young sings Fats domino's 'Walking to New Orleans 



Elton John - Fats Domino Dedication 



Robert Plant - Valley of Tears (feat The Soweto Gospel Choir) 



Boogie & Blues Night with "Fats" - A Tribute to Fats Domino 



l) Big Bopper 


Jiles Perry " JP " Richardson Jr. (24 de outubro de 1930 - 3 de fevereiro de 1959), conhecido como The Big Bopper, era um músico americano, cantor, compositor e DJ. Suas composições mais conhecidas incluem "Chantilly Lace" e "White Lightning", a última das quais se tornou o primeiro hit de George Jones em 1959. Richardson morreu em um acidente de avião em Clear Lake, Iowa em 1959, junto com outros músicos Buddy Holly e Ritchie Valens, e o piloto Roger Peterson. O acidente foi conhecido como "O dia em que a música morreu "na canção" American Pie "de Don McLean, de 1971. 

l.1. Biografia 

l.1.1. Primeiros Anos 

Jiles Perry "JP" Richardson nasceu em Sabine Pass, Texas, filho mais velho do trabalhador do campo de petróleo Jiles Perry Richardson (1905-1984) e sua esposa Elise (Stalsby) Richardson (1909-1983). Eles tiveram dois outros filhos, Cecil e James. A família logo se mudou para Beaumont, Texas. Richardson se formou na Beaumont High School em 1947 e jogou no time de futebol americano "Royal Purple" como atacante, vestindo o número 85. Richardson mais tarde foi disc jockey no Lamar College, onde estudou pré-escolar e era um membro da banda e do refrão. 

l.1.2. Rádio 

Richardson trabalhou meio período na estação de rádio KTRM de Beaumont, Texas (agora KZZB). Ele foi contratado pela estação em tempo integral em 1949 e abandonou a faculdade. Richardson casou-se com Adrianne Joy Fryou em 18 de abril de 1952, e sua filha Debra Joy nasceu em dezembro de 1953, logo depois que Richardson foi promovido a supervisor de locutores na KTRM. 


Em março de 1955, ele foi convocado para o Exército dos Estados Unidos e fez seu treinamento básico em Fort Ord, Califórnia. Ele passou o resto de seus dois anos de serviço como instrutor de radar em Fort Bliss em El Paso, Texas. 
Richardson voltou à rádio KTRM após sua dispensa como cabo em março de 1957, onde manteve o turno da "Serenata dos Lavadores de Louça" das 11h00 às 12h30, de segunda a sexta-feira. Um dos patrocinadores da estação queria Richardson para um novo horário e sugeriu uma ideia para um show. Richardson viu estudantes universitários fazendo uma dança chamada The Bop, e ele decidiu se chamar de "The Big Bopper". Seu novo programa de rádio ia das 15h às 18h, e ele logo se tornou o diretor de programação da estação. 
Em maio de 1957, ele quebrou o recorde de transmissão contínua no ar por 8 minutos. Ele se apresentou por um total de cinco dias, duas horas e oito minutos de uma configuração remota no saguão do Jefferson Theatre no centro de Beaumont, tocando 1.821 discos e tomando banho durante noticiários de 5 minutos. 
Richardson é creditado por criar o primeiro videoclipe em 1958, e gravou ele mesmo um dos primeiros exemplos. 

l.1.3. Cantor e compositor 

Richardson, que tocava guitarra, começou sua carreira musical como compositor. Mais tarde, George Jones gravou " White Lightning " de Richardson, que se tornou o primeiro hit country de Jones em 1959 (# 73 nas paradas pop). Richardson também escreveu "Running Bear" para Johnny Preston, seu amigo de Port Arthur, Texas. A inspiração para a música veio da memória de infância de Richardson do Rio Sabine, onde ele ouviu histórias sobre tribos indígenas. Richardson cantou fundo em "Running Bear", mas a gravação não foi lançada até agosto de 1959, seis meses após sua morte. A música se tornou o hit nº 1 por três semanas em janeiro de 1960. 


O homem que lançou Richardson como artista foi Harold "Pappy" Daily de Houston. Daily foi diretor de promoção da Mercury e da Starday Records e contratou Richardson para a Mercury. O primeiro single de Richardson, "Beggar to a King", teve um sabor country, mas não conseguiu ganhar qualquer ação nas paradas. Ele logo cortou " Chantilly Lace " como "The Big Bopper" para a etiqueta D do Pappy Daily. Mercury comprou a gravação e lançou-a no final de junho de 1958. Ela lentamente começou a pegar no ar durante julho e agosto, e alcançou a 6ª posição nas paradas pop, passando 22 semanas no Top 40 nacional. Em "Chantilly Lace", Richardson finge ter uma conversa por telefone flertando com sua namorada; o álbum foi cômico por natureza, com The Big Bopper apresentando uma caricatura exagerada, mas bem-humorada de um homem feminino. 

Capa do disco “Chantilly Lace” 

Em novembro de 1958, ele conseguiu um segundo sucesso, uma estridente canção nova intitulada "The Big Bopper's Wedding", na qual Richardson finge estar sentindo medo no altar. Tanto "Chantilly Lace" quanto "Big Bopper's Wedding" estavam recebendo o top 40 das rádios em janeiro de 1959. 

l.1.4. Morte 

Com o sucesso de "Chantilly Lace", Richardson tirou uma folga da rádio KTRM e juntou-se a Buddy Holly, Ritchie Valens e Dion and the Belmonts para uma turnê "Winter Dance Party" começando em 23 de janeiro de 1959. Na 11ª noite do tour (2 de fevereiro de 1959), eles tocaram no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa. Naquela noite, Holly fretou um avião da Dwyer Flying Service em Mason City, Iowa, com a intenção de voar com seus companheiros de banda Waylon Jennings e Tommy Allsup para a próxima turnê em Moorhead, Minnesota. Os músicos viajavam de ônibus há mais de uma semana, que já havia quebrado duas vezes. Eles estavam cansados, ainda não haviam recebido e todas as roupas estavam sujas. O voo fretado permitiria que eles evitassem outra viagem árdua de ônibus, chegassem cedo antes do show de Moorhead, lavassem a roupa e descansassem um pouco. O piloto local Roger Peterson, da Dwyer Flying Service (21 anos), concordou em levá-los. A previsão do tempo para a área de Clear Lake era de 18 ° F (-8 ° C) naquela noite com rajadas de vento moderadas e neve dispersa leve, e Peterson estava cansado de um dia de trabalho de 17 horas, mas concordou em fazer a viagem. 

Telegrama enviado por Elvis Presley e Coronel Parker a família de Big Bopper 

Frankie Sardo foi ao encontro da multidão enquanto Holly entrou em um dos camarins do Surf Ballroom, onde notificou Allsup e Jennings de que havia fretado um avião para levá-los a Fargo, Dakota do Norte (que fica ao lado de Moorhead, Minnesota). Em uma aposta amigável, Valens jogou uma moeda com Allsup por seu assento no avião, e ganhou. Enquanto isso, JP Richardson estava gripado e reclamando que o ônibus estava muito frio e desconfortável para ele, então Jennings voluntariamente cedeu seu assento. Ao ouvir que seus companheiros de banda tinham dado seus assentos no avião, Holly brincou: "Bem, espero que seu velho ônibus congele novamente." Jennings respondeu brincando: "Bem, espero que seu velho avião caia." Essas palavras perseguiram Jennings pelo resto de sua vida. 
O show de Clear Lake terminou por volta da meia-noite, e Holly, Valens e Richardson dirigiram até o aeroporto de Mason City, carregaram suas bagagens e embarcaram no monomotor Beechcraft Bonanza vermelho e branco. Peterson recebeu autorização da torre de controle por volta de 12h55 de 3 de fevereiro de 1959 e eles decolaram - mas o avião permaneceu no ar por apenas alguns minutos. Ele bateu no solo a toda velocidade logo após a decolagem, cerca de 5 milhas fora de Mason City, no meio de uma região agrícola. A razão permanece desconhecida, mas Peterson pode ter perdido sua referência visual e pensado que estava subindo enquanto na verdade estava descendo. A ponta da asa direita do Beechcraft Bonanza cortou o solo congelado e mandou a aeronave rodando em um milharal limpo a aproximadamente 170 milhas por hora (270 km / h). 

Waylon Jennings pela lente de Michael Ochs 

Holly, Valens e Richardson foram ejetados do avião com o impacto e provavelmente caíram junto com os destroços através do campo gelado antes que o avião destroçado parasse contra uma cerca de arame farpado, enquanto o corpo de Peterson permanecia emaranhado na massa principal dos destroços do avião. Os corpos de Holly e Valens pararam a vários metros de distância dos destroços em terreno aberto, enquanto Richardson foi jogado aproximadamente 100 pés (30 m) além dos destroços, através da linha da cerca e no próximo milharal. Todos os três morreram instantaneamente de enormes ferimentos na cabeça e no peito. Richardson tinha 28 anos. 

l.2. Vida Pessoal 

Richardson deixou sua esposa Adrienne Joy Wenner (1936–2004) e sua filha Debra de quatro anos (1955–2010). Seu filho Jay Perry Richardson (1959–2013) nasceu dois meses depois, em abril de 1959. Richardson estava construindo um estúdio de gravação em sua casa em Beaumont, Texas, e planejava investir em uma estação de rádio. Ele havia escrito 20 novas canções que planejava gravar sozinho ou com outros artistas. Seu filho também seguiu carreira musical e ficou conhecido profissionalmente como "The Big Bopper, Jr.", atuando em todo o mundo. Ele viajou na turnê "Winter Dance Party" com o imitador de Buddy Holly, John Mueller, em alguns dos mesmos palcos onde seu pai havia se apresentado. 

O filho de Big Bopper ao lado do caixão antes da necrópsia 

Em janeiro de 2007, Jay Richardson solicitou que o corpo de seu pai fosse exumado e uma autópsia realizada em resposta a um boato na internet sobre armas sendo disparadas a bordo da aeronave e Richardson inicialmente sobrevivendo ao acidente. A autópsia foi realizada pelo Dr. William M. Bass, um antropólogo forense da Universidade do Tennessee, Knoxville. Richardson esteve presente durante a autópsia e observou o caixão ser aberto; os dois homens ficaram surpresos com o fato de os restos mortais estarem bem preservados para serem reconhecidos como pertencentes ao falecido astro do rock. "Meu pai ainda me surpreende 48 anos após sua morte, por estar em uma forma notável", disse Richardson à Associated Press. "Eu me surpreendi. Lidei melhor do que pensei que faria". As descobertas do Dr. Bass não indicaram sinais de jogo sujo. "Há fraturas da cabeça aos pés. Fraturas massivas ... [Richardson] morreu imediatamente. Ele não se arrastou para longe. Ele não saiu do avião." 
O corpo de Richardson foi colocado em um novo caixão feito pela mesma empresa do original e foi enterrado novamente ao lado de sua esposa no cemitério de Beaumont's Forest Lawn. Jay Richardson permitiu que o velho caixão fosse exibido no Texas Musicians Museum. Em dezembro de 2008, ele anunciou que colocaria o velho caixão em leilão no eBay, doando uma parte dos lucros ao Texas Musicians Museum, mas minimizou a sugestão em entrevistas posteriores. Ele morreu em 24 de agosto de 2013. 
A C3 Entertainment cuida dos direitos da propriedade de Richardson, por meio de um acordo com a viúva de Jay, Patty. 

l.3. Discografia 

1958 Chantilly Lace 
2009 The Legacy Continues: Like Father Like Son 


Big Bopper - Beggar to a King (Esta foi sua primeira gravação) 



Big Bopper – Chantilly Lace 



Big Bopper – White Lightning 



George Jone – White Lightning 



Johnny Preston – Running Bear 



Big Bopper – The Big Bopper Wedding 



Big Bopper - Red Riding Hood 



Big Bopper - Old Maid 



Winter Dance Party (Tribute to Buddy Holly, Ritchie Valens and the Big Bopper) 





Até o próximo encontro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário