domingo, 15 de novembro de 2020

ROCK - Suas Histórias & Suas Magias - Capítulo 9 Parte 11

A História do Rock na Década de 50


m) Outras tendências da Primeira Onda 

Além dos músicos já citados acima, havia outros como os cantores de R & B como Jesse Belvin, Louis Jordan e Jackie Wilson, Sam Cooke, Ray Charles e James Brown, sendo que estes 3 últimos são considerados precursores do que se convencionou chamar de Soul Music nos anos 60. 


Jesse Belvin - What Is Love & Guess Who 



Jesse Belvin - Beware 



Louis Jordan - Caldonia 



Louis Jordan - Saturday Night Fish Fry (Live) 



Jackie Wilson - Lonely teardrops 



Jackie Wilson - Baby Workout on Shindig 1965 



James Brown - Sex Machine Live 



James Brown - I Got The Feelin' 



Sam Cooke - A Change Is Gonna Come



Sam Cooke - Good News



Ray Charles - Hit The Road Jack 



Ray Charles - What'd I Say 



Podemos citar também os grupos de Doo Wop como The Moonglows (onde surgiu o futuro astro Marvin Gaye), The Penguins, The Coasters, The Spaniels, The Ravens, Del-Vikings, The Fleetwoods, Frankie Lymon & The Teenagers, Maurice & The Zodiacs, The Marcels, Dion & The Belmonts, The Tymes, The Orioles, The Cadilacs, The Clovers, The Chordettes, nunca esquecendo dos mais lendários e duradouros grupos vocais que se tornaram instituições musicais como The Platters e The Drifters. 


The Moonglows - I knew from the start (From Alan Freed Rock Rock Rock Movie) 



The Moonglows - Over and Over Again (from Alan Freed Rock Rock Rock Movie) 



The Penguins- Memories Of El Monte 



The Coasters - Searchin' 



The Spaniels - You gave me peace of mind 



The Ravens - My Sugar Is So Refined Live 1940 



Del Vikings - Come Go With Me 1957 



The Fleetwoods - Come Softly To Me 



Frankie Lymon & The Teenagers - Why Do Fools Fall In Love 



Maurice Williams And The Zodiacs - May I (The Village Square) 



The Marcels - Merry Twistmas 1961 



Dion & The Belmonts - I Wonder Why 1958 



The Tymes – People (Rare Totps 1969) 



The Orioles – Crying In The Chapel 1953 



The Cadillacs - Speedoo 



The Clovers - Fool , Fool , Fool!!! 



Chordettes - Lollipop 



The Platters - Only You (And You Alone) 



The Platters - The Great Pretender 



The Platters Unchained Melody 



The Driffters - Saturday night at the movies 



The Drifters - Under the Boardwalk 



Com uma infinidade de artistas, o Rock and Roll conheceu seu período áureo, com todas as mídias focalizando o novo fenômeno de massas: programas de rádio e TV, filmes, inserções publicitárias. Com tudo isso, o establishment norte-americano caiu de joelhos perante o Rock and Roll. Na Inglaterra, os Bluesmen veteranos (Muddy Waters, Howlin’ Wolf, T-Bone Walker, Sonny Boy Williamson II, entre outros) tornaram-se requisitados pelos jovens, assim como os atuantes roqueiros da Primeira Onda (como Bill Haley e Buddy Holly). Até 1958, todo o planeta foi tomado de assalto pelo Rock and Roll, inclusive o Brasil. 

19. O Rock se espalha pelo mundo 

Como grande potência mundial que acabou se erguendo após a vitória aliada na Segunda Guerra, os EUA disseminaram sua cultura pelos quatro cantos do planeta, nos países do bloco capitalista. Isso se mostra evidente através da influência causada pela Indústria Cultural norte-americana: cinema, rádio, TV e principalmente, a música. 
O Blues e o Jazz estavam em plena efervescência na Europa e seus intérpretes acabaram tendo audiência cativa em países como a Alemanha Ocidental, a Inglaterra e a França. Isso não se mostrou indiferente com o advento do Rock and Roll que logo caiu nas graças dos europeus e dos latino-americanos, como veremos a seguir: 

a) Europa 

Bill Haley, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis foram alguns dos pioneiros do Rock americano que visitaram alguns países europeus como Inglaterra, França e Alemanha até o fim da década de 50, consolidando o estilo no Velho Continente. Elvis Presley conseguiu ser uma sensação na Europa mesmo nunca tendo feito shows por lá. Cada país começou a desenvolver sua própria cena musical. Na Alemanha havia Peter Kraus, o “Pai do Rock” germânico. Em Portugal, a primeira banda de Rock se chamava Walter Behrend e o seu conjunto. Na França, havia o “Elvis” local Johnny Halliday e na Inglaterra podemos citar Tommy Steele, Johnny Gentle, Billy Fury e Cliff Richard. 

b) América Latina 

Blackboard Jungle (Sementes da Violência), o filme que inaugurou a Era do Rock foi distribuído por vários países latino-americanos, consumidores pontuais da Indústria Cultural dos EUA. Na sua esteira veio a música que sacudiu os jovens que falavam espanhol e português. As cenas locais só começaram a surgir no final da década de 50, sobretudo no México, 

Observação 
As sementes do Rock And Roll foram espalahadas aos quatro ventos para o mundo inteiro, e que iriam germinar mais uma vez numa ilha. 
Quanto à “Segunda Onda do Rock And Roll – A Invasão Britânica”, este assunto será tratado quando formos falar sobre o Rock dos Anos 60. 

20. As Pioneiras do Rock 

Elvis Presley, Bob Dylan, Chuck Berry. Quando pensamos no início do Rock, lá na década de 1950, estes nomes saltam aos olhos e lembramos da brilhantina, jaquetas de couro e enormes Gibsons. Mas um aspecto da época sempre ficou em segundo plano: as mulheres. 

Ruth Brown 

À época, acreditava-se que mulheres eram o sexo frágil e não se envolviam na loucura do estilo jovem e não se interessavam pelo assunto, ou ainda, que não eram capazes de fazer música, conforme dibulgado em publicações da época. “Uma garota não pode cantar Rock and Roll. É basicamente algo selvagem demais para uma cantora aguentar”, disse a revista Billboard, em 1958. “É completamente verdade que nenhuma mulher da era do Rock podia competir com a loucura e a intensidade de Jerry Lee Lewis, ou chegar aos pés da popularidade de Elvis Presley”, acrescentou o Journal of Country Music, em 1981. 
Leah Branstetter, PhD em musicologia, resolveu mudar essa ideia. Nos últimos quatro anos, desenvolveu uma pesquisa para encontrar quem foram as mulheres que fizeram parte do início do estilo. Women In Rock And Roll’s First Wave (Mulheres na Primeira Onda do Rock) explora perfis de Rockeiras que não só apresentavam shows, mas também escreviam músicas e eram donas de gravadoras. 
O resultado da pesquisa de Leah rendeu um site no qual ela reuniu entrevistas, perfis detalhados, coletâneas e contos da história dessas mulheres que foram importantes para a música, mas nunca tiveram seu legado enfatizado. O maior destaque ao trabalho é dado pela playlist de Spotify que Leah criou. São mais de 30 músicas de mulheres da década de 1950 e início de 1960. Queria mais, mas muitas das canções nunca chegaram ao streaming. Você pode ouvir aqui. 
Os perfis também são completos, com resumo de carreira e discografia. Separamos o de Ruth Brown, a principal pioneira do Rock - e que nunca conseguiu ganhar dinheiro, e teve que trabahar como motorista de ônibus após o sucesso. Leia a história de Ruth abaixo e as restantes aqui. 
Ruth Brown nasceu em Virginia e cresceu na Carolina do Norte, trabalhando na fazenda com sua avó, e saindo escondida para assistir shows de R&B e Jazz. Depois de um tempo, começou a fazer apresentações, sempre escondida da família. “Eu realmente queria falar do meu interesse de cantar como profissão, mas eu sabia que se fizesse, meu pai ia surtar”, contou em sua autobiografia. 
No final dos anos 1940, Ruth fugiu de casa com seu amado Jimmy Earle Brown (de quem herdou o nome), e começaram a se apresentar juntos. Depois, tocou com Lucky Millinder, mas foi demitida e deixada em Washington sem um tostão. Começou a apresentar-se em bares em troca de gorjetas, e chamou a atenção de olheiros da Atlantic Records. Fechou contrato em 1949. 

Ruth Brown, uma das pioneiras do Rhythm& Blues 

Na Atlantic, Ruth estourou - e durante um tempo a gravadora foi chamada de “a casa que Ruth construiu”. Lançou mais de 100 faixas, e conseguiu vários sucessos No1. Começou a fazer turnê pelos EUA, o que, para ela, garantiu visibilidade. “Um dos motivos da minha popularidade era que eu estava envolvida - era visível. Uma das poucas artistas mulheres que tocou no Sul (parte conservadora dos EUA). Em todo lugar que tinha um palco, eu estava”, contou. Mas ainda enfrentava dificuldades, como ter que alugar casas para dormir e ter que se trocar no carro por negarem camarins. 
No começo da década de 1970, Ruth sofreu um baque - ela não recebia dinheiro pelos seus sucessos. Começou a trabalhar no que podia - motorista de ônibus, ajudante de idosos, babá - “fazia de tudo para manter minha casa e meus dois filhos. Fiz com dignidade e não me envergonho”. Só voltou a fazer sucesso no final da década, quando voltou a investir em R&B. E passou boa parte de sua carreira lutando pelos direitos de músicos e das mulheres. Morreu em 2006, após receber um Tony Award e entrar para o Hall da Fama do Rock em 1993. 

Fonte 
Pioneiras do Rock: conheça as mulheres que ajudaram a criar o estilo nos anos 1950 
Leah Branstetter 

21. Dia 3 de fevereiro de 1959 - O Dia que a Música morreu 

Em 3 de fevereiro de 1959, os músicos de Rock and Roll americanos Buddy Holly, Ritchie Valens e "The Big Bopper" JP Richardson morreram em um acidente de avião perto de Clear Lake, Iowa, junto com o piloto Roger Peterson. O evento mais tarde ficou conhecido como "The Day the Music Died", depois que o cantor e compositor Don McLean se referiu a ele em sua canção de 1971 "American Pie". 


Na época, Holly e sua banda, formada por Waylon Jennings, Tommy Allsup e Carl Bunch, estavam tocando na turnê "Winter Dance Party" pelo Meio - Oeste. Artistas em ascensão Valens, Richardson e Dion e os Belmonts também se juntaram à turnê. As longas viagens entre os locais a bordo dos ônibus de turismo frios e desconfortáveis afetaram negativamente os artistas, com casos de gripe e até congelamento. 
Depois de parar em Clear Lake para se apresentar, e frustrada por tais condições, Holly escolheu alugar um avião para chegar ao próximo local em Moorhead, Minnesota. Richardson, sofrendo de gripe, trocou de lugar com Jennings, tomando seu assento no avião, enquanto Allsup perdeu seu assento para Valens em um cara ou coroa. Logo após a decolagem, tarde da noite e em péssimas condições climáticas de inverno, o piloto perdeu o controle da aeronave leve, um Beechcraft Bonanza, que posteriormente caiu em um milharal, matando os quatro a bordo. 
O evento já foi mencionado em várias canções e filmes. Vários monumentos foram erguidos no local do acidente e em Clear Lake, onde um concerto memorial anual também é realizado no Surf Ballroom, o local que hospedou as últimas apresentações dos artistas. 

a) Bastidores 

Buddy Holly encerrou sua associação com os Crickets em novembro de 1958. Para o início da turnê "Winter Dance Party", ele montou uma banda composta por Waylon Jennings (baixo), Tommy Allsup (guitarra) e Carl Bunch (bateria), com os vocais de abertura de Frankie Sardo. A turnê foi programada para cobrir 24 cidades do meio-Oeste em alguns dias. O novo artista de sucesso Ritchie Valens, "The Big Bopper" JP Richardson e Dion DiMucci (e sua banda The Belmonts) juntaram-se à turnê para promover suas gravações e obter um lucro extra. 


A turnê de 1959 começou em Milwaukee, Wisconsin, em 23 de janeiro e a apresentação em Clear Lake em 2 de fevereiro foi a décima primeira de 24 locações programadas. A quantidade de viagens logo se tornou um problema logístico. As distâncias entre os locais não foram devidamente consideradas quando as apresentações foram programadas; em vez de "circular" em torno do meio-Oeste para cada cidade, o passeio serpenteava erraticamente pela região, com distâncias entre as cidades de mais de 400 milhas (640 km). A General Artists Corporation, a organização que reservou a turnê, mais tarde recebeu críticas consideráveis por seu aparente desprezo total pelas condições que forçaram os músicos em turnê a suportar: 

Eles não se importaram. Era como se eles atirassem dardos em um mapa ... 
O passeio do inferno - foi assim que eles o chamaram - e não é um nome ruim. 
Historiador de Buddy Holly Bill Griggs 

Todos os músicos viajavam juntos em um ônibus, embora os ônibus usados para a turnê fossem totalmente inadequados, quebrando e sendo substituídos com frequência. Griggs estima que cinco ônibus separados foram usados nos primeiros onze dias da excursão - "ônibus escolares recondicionados, não bons o suficiente para crianças em idade escolar". Os próprios artistas eram responsáveis por carregar e descarregar o equipamento em cada parada, já que nenhuma equipe rodoviária os ajudava. Para piorar a situação, os ônibus não estavam equipados para o clima, que consistia em neve até a cintura em várias áreas e temperaturas variando de 20 ° F (−7 ° C) a tão baixas quanto −36 ° F (−38° C). O ônibus tinha um sistema de aquecimento que apresentou defeito logo após o início da turnê, em Appleton, Wisconsin. 

Cartaz do show no Old Pine Theatre 

Mais tarde, Richardson e Valens começaram a sentir sintomas semelhantes aos da gripe e o baterista Bunch foi hospitalizado por causa de pés congelados, depois que o ônibus da turnê quebrou no meio da rodovia em temperaturas abaixo de zero perto de Ironwood, Michigan. Os músicos substituíram aquele ônibus por outro escolar e continuaram viajando. Depois que Bunch foi hospitalizado, Carlo Mastrangelo dos Belmonts assumiu as funções de baterista. Quando Dion e The Belmonts estavam se apresentando, o assento da bateria foi ocupado por Valens ou Holly. Como o grupo de Holly foi a banda de apoio para todos os atos, Holly, Valens e DiMucci se revezaram tocando bateria um para o outro nas apresentações em Green Bay, Wisconsin, eClear Lake, Iowa. 
Na segunda-feira, 2 de fevereiro, a turnê chegou a Clear Lake, a oeste de Mason City, depois de percorrer 350 milhas (560 km) do show do dia anterior em Green Bay. A cidade no norte de Iowa não tinha sido uma parada programada; os promotores da turnê esperavam preencher a data de abertura e chamaram o gerente do Surf Ballroom local, CarRoll Anderson (1920–2006), e lhe ofereceram o show. Ele aceitou e eles prepararam o show para aquela noite. Quando Holly chegou ao local naquela noite, ele estava frustrado com os problemas contínuos com o ônibus. O próximo destino programado depois de Clear Lake foi Moorhead, Minnesota, uma viagem de 365 milhas (590 km) de norte a noroeste (e, refletindo o mau planejamento, uma jornada que os levaria diretamente de volta por duas cidades que eles já haviam tocado na semana passada), pois no dia seguinte, eles estavam programados para viajar de volta quase diretamente para o sul, para Sioux City, Iowa, uma viagem de 325 milhas (520 km). 

Ritchie Valens tocando no Winter Dance Party 

Holly fretou um avião para voar ele e sua banda para Fargo, Dakota do Norte, que fica ao lado de Moorhead. O resto do grupo o teria apanhado em Moorhead, poupando-lhe a viagem de ônibus e dando-lhe tempo para descansar um pouco. Eles estavam indo para Moorhead para uma performance de rádio na estação KFGO com o DJ Charlie Boone. 

b) Arranjos de Voo 

Anderson ligou para Hubert Jerry Dwyer (1930–2016), proprietário do Dwyer Flying Service em Mason City, para fretar o avião para voar para o Aeroporto Hector de Fargo, o mais próximo de Moorhead. Os preparativos para o vôo foram feitos com Roger Peterson, um piloto local de 21 anos descrito como um "jovem casado que construiu sua vida em torno do vôo." 

Buddy Holy no Winter Dance Party 

O serviço de vôo cobrava uma taxa de $ 36 por passageiro para o voo do Beechcraft 35 Bonanza monomotor de cauda em V 1947 (registro N3794N), que acomodava três passageiros mais o piloto. Um equívoco popular, originado da canção homônima de Don McLean sobre o acidente, era que o avião se chamava American Pie; nenhum registro existe de qualquer nome dado a N3794N. 

Beechcraft 35 Bonanza 

A versão mais aceita dos eventos foi que Richardson contraiu gripe durante a turnê e pediu a Jennings seu assento no avião. Quando Holly soube que Jennings não voaria, ele disse de brincadeira: "Bem, espero que seu velho ônibus congele." Jennings respondeu: "Bem, espero que seu velho avião caia", uma resposta bem-humorada, mas malfadada, que o perseguiu pelo resto de sua vida. Valens, que já tinha um medo de voar, perguntou Allsup se ele queria pegar o seu assento no avião. Os dois concordaram em jogar uma moeda para decidir. Bob Hale, um disc-jóquei do KRIB-AM de Mason City, estava apresentando o concerto naquela noite e jogou a moeda na sala do palco ao lado do salão de baile, pouco antes de os músicos partirem para o aeroporto. Valens ganhou o sorteio para o assento no vôo. 
Em contradição com o testemunho de Allsup e Jennings, Dion disse desde então que Holly o abordou junto com Valens e Richardson para entrar no vôo, não os companheiros de banda de Holly. Em uma entrevista de 2009, Dion disse que Holly chamou ele, Valens e Richardson em um camarim vazio durante a apresentação de Sardo e disse "Eu aluguei um avião, somos os caras que estão ganhando dinheiro (devemos ser os que voam à frente) ... o único problema é que há apenas dois lugares disponíveis." De acordo com Dion, foi Valens, não Richardson, que adoeceu, então Valens e Dion jogaram uma moeda pelo assento. Em sua entrevista, nenhuma menção é feita de Jennings ou Allsup serem convidados para o avião. Dion disse que ganhou o sorteio, mas acabou decidindo que desde a tarifa de $ 36 (equivalente a $ 320 em 2019) igualava o aluguel mensal que seus pais pagavam pelo apartamento de sua infância, ele não poderia justificar a indulgência. 

c) Decolagem e Acidente 

Depois que o show terminou, Anderson dirigiu Holly, Valens e Richardson para o vizinho Aeroporto Municipal de Mason City, cuja elevação é de 1.214 pés (370 m) AMSL. O clima no momento da partida foi relatado como neve leve, teto de 3.000 pés (900 m) AMSL com céu obscurecido, visibilidade de 6 milhas (10 km) e ventos de 20 a 30 mph (32 a 48 km / h). Embora a deterioração do tempo tenha sido relatada ao longo da rota planejada, as informações meteorológicas que Peterson recebeu não transmitiram a informação. 

Parte dos destroços do Bonanza 

O avião decolou normalmente da pista 17 (pista de hoje 18) às 12h55 CST na terça-feira, 3 de fevereiro. Dwyer testemunhou a decolagem para o norte de uma plataforma fora da torre de controle. Ele foi capaz de ver claramente a luz traseira da aeronave durante a maior parte do breve vôo, que começou com uma curva inicial à esquerda para um rumo noroeste e uma subida para 800 pés (240 m) AGL. A luz da cauda foi então observada descendo gradualmente até desaparecer. Por volta da 1h, quando Peterson não conseguiu fazer o contato de rádio esperado, repetidas tentativas de estabelecer comunicação foram feitas, a pedido de Dwyer, pelo operador de rádio, mas sem sucesso. 

Outro ângulo dos destroços da aeronave 

Mais tarde naquela manhã, Dwyer, sem ouvir nenhuma palavra de Peterson desde sua partida, decolou em outro avião para refazer a rota planejada de Peterson. Em poucos minutos, por volta das 9h35, ele avistou os destroços a menos de 10 km a noroeste do aeroporto. O escritório do xerife, alertado por Dwyer, despachou o deputado Bill McGill, que dirigiu até o local do acidente, um milharal pertencente a Albert Juhl. 
O Bonanza havia impactado o terreno em alta velocidade, estimada em cerca de 170 mph (270 km / h), inclinado abruptamente para a direita e com o nariz para baixo. A ponta da asa direita atingiu o solo primeiro, fazendo a aeronave rodopiar pelo campo congelado por 540 pés (160 m), antes de parar contra uma cerca de arame na extremidade da propriedade de Juhl. Os corpos de Holly e Valens foram ejetados da fuselagem e estavam perto dos destroços do avião. O corpo de Richardson foi jogado por cima da cerca e no milharal do vizinho de Juhl, Oscar Moffett, enquanto o corpo de Peterson ficou preso nos destroços. Com o resto da comitiva a caminho de Minnesota, Anderson, que havia levado o grupo ao aeroporto e testemunhado a decolagem do avião, teve que identificar os corpos dos músicos. O legista do condado, Ralph Smiley, certificou que todas as quatro vítimas morreram instantaneamente, citando a causa da morte como " trauma grave no cérebro" para os três artistas e "dano cerebral" para o piloto. 


d) Rescaldo 

A esposa grávida de Holly, María Elena, soube de sua morte por meio de um noticiário de televisão. Viúva após apenas seis meses de casamento, ela sofreu um aborto espontâneo pouco depois, supostamente devido a um " trauma psicológico ". A mãe de Holly, ao ouvir a notícia no rádio em sua casa em Lubbock, Texas, gritou e desmaiou. 

Maria Elena e Buddy Holy 

Apesar da tragédia, a turnê "Winter Dance Party" continuou. Bobby Vee, de quinze anos, recebeu a tarefa de substituir Holly na próxima apresentação agendada em Moorhead, em parte porque ele "sabia todas as letras de todas as canções". Jennings e Allsup continuaram por mais duas semanas, com Jennings tomando o lugar de Holly como vocalista. 
Enquanto isso, os funerais das vítimas foram realizados individualmente. Holly e Richardson foram enterrados no Texas, Valens na Califórnia e Peterson em Iowa. A viúva de Holly, María Elena, não compareceu ao funeral. Ela disse mais tarde em uma entrevista: "De certa forma, eu me culpo. Não estava me sentindo bem quando ele foi embora. Eu estava grávida de duas semanas e queria que Buddy ficasse comigo, mas ele tinha agendado essa turnê. Foi a única vez que não estive com ele. E me culpo porque sei que, se eu tivesse ido junto, Buddy nunca teria entrado naquele avião. " 

e) Investigação oficial 

A investigação oficial foi realizada pelo Civil Aeronautics Board (CAB, precursor do NTSB). Descobriu-se que Peterson tinha mais de quatro anos de experiência de voo, dos quais um foi na Dwyer Flying Service, e acumulou 711 horas de voo, das quais 128 foram em Bonanzas. Ele também havia registrado 52 horas de treinamento de vôo por instrumentos, embora tivesse passado apenas no exame escrito, e ainda não estava qualificado para operar em condições meteorológicas que exigiam o vôo apenas por referência a instrumentos. 

Bobby Vee 

Ele e a própria Dwyer Flying Service foram certificados para operar apenas de acordo com as regras de voo visual, que essencialmente requerem que o piloto seja capaz de ver para onde está indo. No entanto, na noite do acidente, o vôo visual teria sido virtualmente impossível devido às nuvens baixas, à falta de um horizonte visível e à ausência de luzes de solo sobre a área escassamente povoada. Além disso, Peterson, que falhou em uma verificação de instrumentos nove meses antes do acidente, recebeu seu treinamento de instrumentos em aviões equipados com um horizonte artificial convencional como fonte de informações de atitude da aeronave, enquanto o N3794N estava equipado com um Sperry de tipo mais antigo Giroscópio de atitude F3. Crucialmente, os dois tipos de instrumentos exibem a mesma atitude de inclinação da aeronave e informações de maneiras graficamente opostas. Outro fator que contribuiu foi o briefing meteorológico "seriamente inadequado" fornecido a Peterson, que "nem mesmo mencionou as condições adversas de vôo que deveriam ter sido destacadas." O CAB concluiu que a causa provável do acidente foi "a decisão imprudente do piloto" de tentar um vôo que exigia habilidades que ele não possuía. 

f) Investigações subsequentes 

Em 6 de março de 2007, em Beaumont, Texas, o corpo de Richardson foi exumado para novo sepultamento. Isso ocorreu devido ao Sinal Histórico do Estado do Texas ter sido concedido ao Big Bopper, e uma estátua de bronze foi posteriormente erguida em seu túmulo. O cemitério Forest Lawn não permitia monumentos acima do solo naquele local específico, e seu corpo foi transferido às custas do cemitério para outra área que fosse mais adequada. Como o corpo seria colocado em um novo caixão enquanto estava acima do solo, o filho do músico, Jay Perry Richardson, aproveitou a oportunidade para reexaminar o corpo de seu pai para verificar as descobertas do legista original e perguntou ao antropólogo forense William M. Basspara realizar o procedimento. Um rumor de longa data em torno do acidente, que este reexame procurou confirmar ou dissipar, afirmava que um disparo acidental de arma de fogo ocorreu a bordo da aeronave e causou o acidente. Outra teoria de longa data supôs que Richardson inicialmente sobreviveu ao acidente e posteriormente rastejou para fora dos destroços em busca de ajuda antes de sucumbir aos ferimentos, devido ao fato de que seu corpo foi encontrado mais longe do avião do que as outras vítimas. Bass e sua equipe tiraram várias radiografias do corpo de Richardson e finalmente concluíram que o músico havia realmente morrido instantaneamente de fraturas extensas e impossíveis de sobreviver em praticamente todos os ossos de seu corpo. Nenhum vestígio de chumbo foi encontrado ou qualquer bala, nem qualquer indicação de que ele havia sido baleado. O relatório original de 1959 do Coroner Smiley foi, portanto, confirmado como preciso. 
Em março de 2015, o National Transportation Safety Board (NTSB) recebeu um pedido para reabrir a investigação sobre o acidente. O pedido foi feito por LJ Coon, um piloto aposentado da Nova Inglaterra que sentiu que a conclusão da investigação de 1959 era imprecisa. Coon suspeitou de uma possível falha do ruddervator direito (Ruddervators são as superfícies de controle de um avião com uma configuração com cauda em “V”, o que é o caso do Bonanza 35) ou um problema com o sistema de combustível, bem como uma possível distribuição de peso inadequada. Coon também argumentou que Peterson pode ter tentado pousar o avião e que seus esforços deveriam ser reconhecidos. O NTSB recusou o pedido em abril de 2015, dizendo que as provas apresentadas por Coon eram insuficientes para merecer a reconsideração das conclusões originais. 

g) Legado 

g.1. Notificação das famílias das vítimas 

Após o aborto espontâneo sofrido pela esposa de Holly e as circunstâncias em que ela foi informada de sua morte, uma política foi posteriormente adotada pelas autoridades de não revelar os nomes das vítimas até que suas famílias fossem informadas. 

g.2. Memoriais 

Um serviço memorial para Peterson foi realizado na Igreja Luterana Redentor em Ventura, Iowa, em 5 de fevereiro. Um funeral foi realizado no dia seguinte na Igreja Luterana de São Paulo em sua cidade natal Alta; Peterson foi enterrado no Cemitério Buena Vista Memorial nas proximidades de Storm Lake. 

g.3. Filmes 

O acidente é mencionado no filme biográfico The Buddy Holly Story (1978). 
Os preparativos para o acidente e suas consequências também são retratados no filme biográfico de Ritchie Valens, La Bamba (1987). 


The Buddy Holly Story (1978) Original Trailer 



The Buddy Holly Story Full Movie HQ Columbia 



La Bamba - Official Trailer 1987 



g.4. Concertos memoriais 

Fãs de Holly, Valens e Richardson têm se reunido para concertos memoriais anuais no Surf Ballroom em Clear Lake desde 1979. O concerto de 50 anos ocorreu em 2 de fevereiro de 2009, com Delbert McClinton, Joe Ely, Wanda Jackson, Los Lobos, Chris Montez, Bobby Vee, Graham Nash, Peter e Gordon, Tommy Allsup e uma banda da casa com Chuck Leavell, James "Hutch" Hutchinson, Bobby Keys e Kenny Aronoff. Jay P. Richardson, o filho do Big Bopper, estava entre os artistas participantes, e Bob Hale era o mestre de cerimônias, assim como no concerto de 1959. 

g.5. Monumentos 

Em junho de 1988, um memorial de granito de 1,2 m de altura com os nomes de Peterson e os três artistas foi dedicado fora do Surf Ballroom com a viúva de Peterson, pais e irmã presentes; o evento marcou a primeira vez que as famílias de Holly, Richardson, Valens e Peterson se reuniram. 
Em 1989, Ken Paquette, um fã de Wisconsin da década de 1950, fez um monumento de aço inoxidável que mostra uma guitarra e um conjunto de três discos com os nomes dos três artistas mortos no acidente. O monumento está localizado em uma fazenda particular, cerca de 400 metros a oeste da interseção da 315th Street com a Gull Avenue, cinco milhas (8 km) ao norte de Clear Lake. Naquela interseção, um grande conjunto de aço cortado a plasma de óculos estilo Wayfarer, semelhantes aos que Holly usava, marca o ponto de acesso ao local do acidente. 
Paquette também criou um monumento de aço inoxidável semelhante para os três músicos localizados fora do Riverside Ballroom em Green Bay, Wisconsin, onde Holly, Richardson e Valens fizeram seu penúltimo show em 1º de fevereiro. Este segundo memorial foi inaugurado em 17 de julho de 2003. Em fevereiro de 2009, um outro memorial feito por Paquette para Peterson foi inaugurado no local do acidente. 

g.6. Estradas 

Uma estrada que se origina perto do Surf Ballroom, se estendendo ao norte e passando a oeste do local do acidente, agora é conhecida como Buddy Holly Place. 

g.7. Canções 

• Tommy Dee gravou " Three Stars " (1959), em homenagem aos músicos. 
• Em 1961, Mike Berry gravou " Tribute to Buddy Holly ", que descreve a noite do voo. Ele alcançou a posição 24 no UK Singles Chart e foi notoriamente banido pela BBC por ser "muito mórbido". 
• Dion gravou "Hug My Radiator", que faz referência ao "ônibus quebrado" e ao frio que os artistas experimentaram na turnê. A música não faz referência direta aos três performers que morreram, mas Dion disse, em entrevistas, que a música é uma memória da turnê e que ele também quase entrou no avião que caiu, mas era muito caro. 


Tommy Dee – Three Stars The Day The Music Died! 1959 



Mike Berry - A Tribute to Buddy Holly 



Hug My Radiator - Dion 



g.8. American Pie 

"American Pie" é uma canção de folk-Rock lançada pelo cantor e compositor Don McLean. 
Gravado para o álbum American Pie em 1971, este single alcançou o 1° lugar das paradas de sucesso dos EUA em 1972, permanecendo nesta posição por quatro semanas. Foi relançado em 1991, alcançando a 12ª colocação no Reino Unido. 


American Pie - Don McLean 



American Pie Don McLean Full Length 1989 Video from Original 1971 Song 



A canção relembra o "dia em que a música morreu" - o acidente aéreo ocorrido em 3 de fevereiro de 1959 que tirou as vidas de Buddy Holly, Ritchie Valens, The Big Bopper e do piloto Roger Peterson. 

g.8.1. Bastidores e Interpretações 

A canção é reconhecida por sua letra enigmática, sujeita desde seu lançamento a vários questionamentos e interpretações. Embora McLean tenha dedicado o álbum American Pie a Buddy Holly, nenhum dos músicos mortos no acidente de avião são identificados pelo nome na canção. 

Don McLean 

Quando perguntado qual era o significado de "American Pie", McLean respondeu, "Significa que nunca mais vou precisar trabalhar". Em outra ocasião, ele afirmou mais seriamente: 
“Você encontra muitas explicações sobre minhas letras, nenhuma delas feitas por mim... sinto deixar todos vocês assim no escuro, mas descobri há muito tempo que compositores devem se expressar e seguir em frente, mantendo um silêncio respeitoso”. 
McLean sempre evitou responder a perguntas específicas sobre o significado da letra ("Está além de qualquer análise. É poesia."), exceto para confirmar que ele ficou sabendo da morte de Buddy Holly enquanto trabalhava como entregador de jornais na manhã de 3 de fevereiro de 1959 (referenciado no verso "February made me shiver/with every paper I'd deliver" — "Fevereiro me dava calafrios / A cada jornal que eu entregava"). Ele também afirmou em um editorial publicado em 2009, no 50° aniversário do acidente, que compor o primeiro verso da canção exorcizou a tristeza que ele continuava a sentir pela morte de Holly. 


Don McLean On The Meaning Of ‘American Pie’ | Studio 10 



g.8.2. Versões 

Diversas versões cover de "American Pie" foram lançadas ao longo dos anos. Um dos primeiros registros é uma versão em espanhol que apareceu no México em 1971, cantada pelo dublador Francisco Colmenero. A primeira versão em inglês só foi lançada no ano seguinte pelo grupo The Brady Bunch. Outra versão em espanhol foi gravada em 1984 pelo cantor nicaraguense Hernaldo Zúñiga, versão esta regravada por Eduardo Fonseca em 2000. 


The Brady Bunch - American Pie 



A banda de ska punk Catch 22 transformou-a numa melodia ska que se tornou um dos destaques de seus shows, enquanto a banda de Rock alternativo Killdozer lançava uma paródia em ritmo pesado em 1989. 


Catch 22 – American Pie 



Killdozer - American Pie (Club X - 1989) 



Outras versões foram lançadas pelos cantores Chris de Burgh e Leslie Cheung e pelo grupo vocal King's Singers, entre muitos outros. 


Chris de Burgh - American Pie Live with Band 



g.8.3. Recepção 

Lançada em março de 2000, a música foi um sucesso mundial, alcançando a primeira posição em muitos países, incluindo Reino Unido, Austrália, Islândia, Itália, Alemanha, Suíça, Áustria e Finlândia. A música foi o 19º single mais vendido de 2000 no Reino Unido e o nono single mais vendido de 2000 na Suécia. O single não foi lançado comercialmente nos Estados Unidos, mas alcançou o 29º lugar na Billboard Hot 100 devido ao forte airplay de rádio. 


The Plane Crash that Claimed Three Rock Legends 



What Really Happened the Day the Music Died 



A NME fez uma crítica negativa, dizendo que era "cotão de sub-karaokê" e que "é uma bênção que ela não se incomodou em gravar a coisa toda". Chuck Taylor, da Billboard, por outro lado, ficou impressionado com a gravação e comentou: "Aplausos a Madonna por não se interessar pelas tendências temporárias de hoje e por desafiar os programadores a ampliar suas listas de reprodução. No geral, uma boa prévia da trilha sonora futura de The Next Best Thing." O próprio Don McLean elogiou o cover, dizendo que era "um presente de uma deusa", e que sua versão é "mística e sensual". Ele também disse brincando: "Isso significa que, se eu não quiser, não precisarei trabalhar novamente. A Official Charts Company declarou que a música havia vendido 385,000 cópias no Reino Unido e foi o 16º single mais vendido até hoje no país. 


22. O Fim da Primeira Onda 

Depois de toda essa revolução cultural e midiática, representantes da sociedade americana começou a “mexer seus pauzinhos” para domar o monstro que se insurgiu contra eles. 1959 começava a marcar a derrocada da Primeira Onda. 
Veja os fatos mais marcantes: 

• Com a explosão do caso da Payola (algo como “jabá”), ou seja, suborno pago por Disc Jockeys para que o Rock fosse divulgado, Allan Freed, o homem que batizou o Rock foi uma das primeiras vítimas da reação do establishment. Após a inclusão de seu nome no rol dos que usavam a Payola, caiu em desgraça e veio a falecer vítima de alcoolismo em 1965 

• Elvis Presley foi ludibriado por seu empresário e se apresentou ao serviço militar americano, como “exemplo cívico aos jovens”. John Lennon, anos mais tarde comentou: “Elvis morreu quando entrou para o exército”. 

• No dia 3 de fevereiro desse fatídico ano, Buddy Holly, Ritchie Vallens e Big Bopper morreram num acidente de avião no evento conhecido como “O Dia em que a Música Morreu” (veja mais detalhes aqui). 

• Little Richard, após um pesadelo que teve, com uma visão de que devia se converter, abandonou os palcos e se tornou ministro cristão. 

• Chuck Berry foi preso ao se envolver, supostamente, com uma garota menor de idade e sentenciado a quatro anos de reclusão. 

• Surgiu uma geração mais maleável e contida de cantores jovens chamados Teen Idols. Eram eles: Fabian, Frankie Avalon, Connie Francis, Brenda Lee, Pat Boone, Neil Sedaka, Paul Anka, entre outros 

• O fim estratégico de algumas bandas como Bill Haley & The Comets. 

• O êxodo de artistas para a Inglaterra, como Eddie Cochran e Gene Vincent, onde àquela altura eram aclamados pelos jovens 

Se houve ou não alguma conspiração para que o Rock levasse um golpe tão cruel ninguém sabe, mas naquele momento, a sociedade quadrada venceu e comemorou. O Rock and Roll rebelde, como se conhecia, estava morto. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, na Terra da Rainha, estava sendo preparada sua “ressurreição” 


23. Timeline do Rock nos Anos 50 

a) Gêneros 

Em abril de 1956, Elvis Presley liderou as paradas pop com seu primeiro single da RCA, "Heartbreak Hotel". No final do ano, ele seria o primeiro artista a ter nove singles no 

a.1. Rhythm & Blues 

Fats Domino, Little Richard, Professor Longhair, Johnny Otis, Hank Ballard, Ruth Brown, Big Joe Turner, The Clovers, The Platters, Bo Diddley, Chuck Berry, Ray Charles, Lloyd Price, The Dominoes, Bill Black, Johnny Ace, BB King, The Drifters 

a.2. Pré-Rock / Pop 

Doris Day, Mitch Miller, Percy Faith, Nat King Cole, Frankie Laine, Rosemary Clooney, Frank Sinatra, Tony Bennett, Perry Como, Johnny Mathis, Eddie Fisher, The Four Aces, Patti Page, Rosemary Clooney, Jo Stafford, Kay Starr, Dean Martin, Pat Boone 

a.3. Folk Revival 

Pete Seeger, The Weavers, The Kingston Trio, Guy Mitchell, Odetta, Harry Belafonte, The Brothers Four, Chad Mitchell Trio 

a.4. Doo Wop 

The Orioles, The Charms, The Clovers, The Penguins, The Crows, The Five Satins, The Moonlows, The Del-Vikings, The Diamonds, Frankie Lymon & The Teenagers 

a.5. Rock & Roll / Rockabilly 

Elvis Presley, Gene Vincent, Carl Perkins, Eddie Cochran, Bill Haley & His Comets, Buddy Holly, The Everly Brothers, Jerry Lee Lewis, Johnny Burnette e The Rock n 'Roll Trio, Wanda Jackson, Ritchie Valens , Johnny Cash 

b) Os 100 singles mais vendidos no mundo nos Anos 50 

1 Bill Haley & his Comets - Rock Around the Clock - 1955 
2 Elvis Presley - Jailhouse Rock - 1957 
3 Jo Stafford - You Belong to Me - 1952 
4 Doris Day - Whatever will be will be - 1956 
5 Rocco Granata - Marina - 1959 
6 The Kingston Trio - Tom Dooley - 1958 
7 Anton Karas - Third Man Theme - 1950 
8 Bobby Darin - Mack the Knife - 1959 
9 Al Martino - Here in My Heart - 1952 
10 Nat King Cole - Mona Lisa - 1950 
11 Teresa Brewer - (Put Another Nickel In) Music! Music! Music! - 1950 
12 Patti Page - Tennessee Waltz - 1950 
13 Les Paul & Mary Ford - Vaya Con Dios (may God Be With You) - 1953 
14 Fats Domino - Blueberry Hill - 1956 
15 Jerry Lee Lewis - Great Balls of Fire - 1957 
16 The Chordettes - Mister Sandman - 1954 
17 Nat King Cole - Too Young - 1951 
18 Vera Lynn - Auf Wiederseh'n Sweetheart - 1952 
19 Doris Day - Secret Love - 1954 
20 Elvis Presley - Hound Dog - 1956 
21 Tennessee Ernie Ford - Sixteen Tons - 1955 
22 Nat King Cole - Unforgettable - 1951 
23 The Crew-Cuts - Sh-Boom (Life Could Be a Dream) - 1954 
24 The Platters - Only You (And You Alone) - 1955 
25 Paul Anka - Diana - 1957 
26 Tony Bennett - Stranger in Paradise - 1953 
27 The Platters - Smoke Gets in Your Eyes - 1959 
28 Elvis Presley - Heartbreak Hotel - 1956 
29 Johnnie Ray - Cry - 1951 
30 Perez Prado - Cherry Pink & Apple Blossom White - 1955 
31 Perry Como - Don't Let the Stars Get in Your Eyes - 1953 
32 Harry Belafonte - Banana Boat Song - 1957 
33 Elvis Presley - Don't Be Cruel - 1956 
34 Domenico Modugno - Volare - 1958 
35 Elvis Presley - All Shook Up - 1957 
36 Kitty Kallen - Little Things Mean a Lot - 1954 
37 Pat Boone - Love Letters in the Sand - 1957 
38 Dean Martin - Memories Are Made of This - 1956 
39 The Kalin Twins - When - 1958 
40 Frankie Avalon - Venus - 1959 
41 The Platters - The Great Pretender - 1956 
42 Doris Day - Bewitched (bothered & bewildered) - 1950 
43 Phil Harris - The Thing - 1950 
44 Four Aces - Love is a Many Splendoured Thing - 1955 
45 Rosemary Clooney - Hey There - 1954 
46 The Diamonds - Little Darlin' - 1957 
47 Patti Page - How Much is That Doggy in the Window? - 1953 
48 Eddie Fisher - I'm Walking Behind You - 1953 
49 Guy Mitchell - Singing The Blues - 1956 
50 Elvis Presley - (Now & then There's) A Fool Such As I - 1959 
51 The Everly Brothers - Bird Dog - 1958 
52 Dean Martin - That's Amore - 1953 
53 Perez Prado - Patricia - 1958 
54 Don Cornell - Hold My Hand - 1954 
55 Les Paul & Mary Ford - How High the Moon - 1951 
56 The Crickets - That'll Be the Day - 1957 
57 Rosemary Clooney - Mambo Italiano - 1954 
58 Percy Faith - The Song From Moulin Rouge (Where Is Your Heart) 
59 Frankie Laine - I Believe - 1953 
60 Gordon Jenkins & The Weavers - Goodnight, Irene - 1950 
61 Les Paul & Mary Ford - Mockin' Bird Hill - 1951 
62 Champs - Tequila - 1958 
63 Chuck Berry - Johnny B Goode - 1958 
64 Jimmy Boyd - I Saw Mommy Kissing Santa Claus - 1952 
65 Percy Faith - Delicado - 1952 
66 Johnnie Ray - Just Walkin' in the Rain - 1956 
67 Four Aces - Three Coins in the Fountain - 1954 
68 Al Hibbler - Unchained Melody - 1955 
69 Perry Como - Wanted - 1954 
70 The Everly Brothers - All I Have to Do is Dream - 1958 
71 Tony Bennett - Because of You - 1951 
72 Conway Twitty - It's Only Make Believe - 1958 
73 Eddie Fisher - I Need You Now - 1954 
74 Eddie Fisher - Oh My Papa (O Mein Papa) - 1954 
75 Kay Starr - Wheel of Fortune - 1952 
76 The Platters - My Prayer - 1956 
77 Mario Lanza - Be My Love - 1951 
78 Debbie Reynolds - Tammy - 1957 
79 Cliff Richard - Living Doll - 1959 
80 Tony Bennett - Rags to Riches - 1953 
81 Johnny Horton - Battle of New Orleans - 1959 
82 Paul Anka - Lonely Boy - 1959 
83 Rosemary Clooney - Half As Much - 1952 
84 The Andrews Sisters - I Can Dream, Can't I? - 1950 
85 Perry Como - If (They Made Me a King) - 1951 
86 Elvis Presley - Love Me Tender - 1956 
87 Billy Eckstine - My Foolish Heart - 1950 
88 Little Richard - Long Tall Sally - 1956 
89 Jerry Lee Lewis - Whole Lotta Shakin' Goin' On - 1957 
90 Billy Vaughn - Sail Along Silvery Moon - 1958 
91 The Everly Brothers - Bye Bye Love - 1957 
92 Neil Sedaka - Oh Carol - 1959 
93 Nat King Cole - Pretend - 1953 
94 Four Aces - Mister Sandman - 1955 
95 Tony Bennett - Cold, Cold Heart - 1951 
96 Tommy Edwards - It's All in the Game - 1958 
97 Rosemary Clooney - This Ole House - 1954 
98 Frankie Lymon & The Teenagers - Why Do Fools Fall in Love? - 1956 
99 Elvis Presley - (Let Me Be Your) Teddy Bear - 1957 
100 Mel Blanc - I Taut I Taw A Puddy Tat - 1951 

c) Os principais artistas dos Anos 50 

1 Elvis Presley 
2 Frank Sinatra 
3 Nat King Cole 
4 Miles Davis 
5 Perry Como 
6 Harry Belafonte 
7 Bill Haley e seus cometas 
8 Johnny Mathis 
9 Monge Thelonious 
10 Frankie Laine 
11 Doris Day 
12 Pat Boone 
13 Fats Domino 
14 Eddie Fisher 
15 Ella Fitzgerald 
16 Patti Page 
17 Louis Armstrong 
18 The Platters 
19 Dean Martin 
20 Dave Brubeck 
21 Tony Bennett 
22 The Kingston Trio 
23 Quatro Ases 
24 Little Richard 
25 Chuck Berry 
26 Sonny Rollins 
27 Art Blakey 
28 Johnnie Ray 
29 Duke Ellington 
30 Sarah Vaughan 
31 Mitch Miller 
32 Hank Williams 
33 Mantovani 
34 Bing Crosby 
35 Rosemary Clooney 
36 Mario Lanza 
37 The Everly Brothers 
38 Guy Mitchell 
39 Charles Mingus 
40 Chet Baker 
41 Paul Anka 
42 Les Paul e Mary Ford 
43 Buddy Holly 
44 Jo Stafford 
45 Jackie Gleason 
46 Ray Charles 
47 Ricky Nelson 
48 Tennessee Ernie Ford 
49 Claudio Villa 
50 Kay Starr 


24. Os Hits da Década de 50 


50s Rockabilly Stompers #1 



50s Rockabilly Stompers#2 



50s Rockabilly Stompers#3 



50s Rockabilly Stompers #4 



50's Rockabilly # 5 



50's Rockabilly # 6 



50's Rockabilly Stompers #7 



50's Rockabilly Stompers #8 



1950s Rockabilly #9 



1950s Rockabilly #10 



1950s Rockabilly #11 



1950's Rockabilly #12 



1950s Rockabilly #13 



1950s Rockabilly #14 



1950s Rockabilly#15 



1950s Rural Rockabilly Music Mix 



1950s Rock'n'Roll Allstars 



Real 1950s Rock Roll, Rockabilly dance from lindy hop! 



Chubby Checker & California Jubilee - Let's Twist Again 



55 Best Hits of 1950s - Rockabilly, Rock 'n' Roll, Rhythm & Blues 



Insane 1954 Slap Bass Rockabilly Psyco Act "The Goofers" 



The Original Stroll - February 1958 



Chubby Checker – The Twist 



Hooked On Swing Dancing 



Top 10 Rock and Roll Pioneers 



History of Rock & Roll - The 1950s (Special Edition) 



Rock & Roll Dance 1957 (American Bandstand) 



Elvis Presley with The Royal Philharmonic Orchestra - Always On My Mind 



Tina Turner & Chuck Berry - Rock n roll music 






Obrigado a todos os nossos heróis da Década de 50 que com muito suor, sangue e amor levaram adiante o Rock And Roll! 
Vocês jamais serão esquecidos por nós, seus fãs, nós manteremos viva a memória de todos vocês para a posteridade.
Obrigado por aliviarem tanto as nossas almas. 



Até o próximo encontro!




Nenhum comentário:

Postar um comentário