domingo, 29 de junho de 2014

The Women's In Rock - 9. April Lawton

APRIL LAWTON : Uma excepcional guitarrista da década de 70 !


Abril Lawton (30 de julho de 1948 - 23 de novembro de 2006) foi uma guitarrista e compositora que ganhou algum destaque no início e meados da década de 1970 como um membro da banda Ramatam, a qual tinha como membros o guitarrista do Iron Butterfly Mike Pinera e o baterista do Jimi Hendrix Experience Mitch Mitchell, além de Russ Smith (baixo e vocais) e Tommy Sullivan (teclados e vocais).  Seu estilo de tocar era uma mistura de Jeff Beck, Hendrix, e Allan Holdsworth. 


Lawton ficou com o Ramatam em dois álbuns de estúdio; seu álbum de estréia auto-intitulado Ramatam (1972, Atlantic) e In April Came the Dawning of the Red Suns. Devido a conflitos de personalidade e de mudança no line-up, o grupo não foi bem sucedido comercialmente, e Lawton deixou a banda após o segundo álbum, formando um projeto solo de curta duração chamado April Lawton Band, que dissolveu se no final de 1970. 


Lawton, então, saiu da cena musical para se concentrar em pintura e design gráfico.  Sua vida pessoal permaneceu muito particular, até sua morte por insuficiência cardíaca em sua casa em 23 de novembro de 2006. Ela tinha 58 anos. Grande perda de uma mulher de talentos incríveis na guitarra.



RAMATAM : The Land – Rainy Sunday Evening


RAMATAM : Ask Brother Ask


RAMATAM : Whiskey PLace


RAMATAM : Heart Song


GIBSON BARNEY KESSEL APRIL LAWTON
Esta guitarra era de propriedade de April Lawton, e foi pintada por ela a mão, no ano de 1973. Ela chegou a se utilizar esta guitarra na gravação dos dois discos do Ramatam em que participou.
Na guitarra vemos a assinatura e a datação da mesma; April Lawton 9-73. A guitarra é uma Sunburst Cereja
A guitarra é assinado e datado no topo "April Lawton 9-73." Esta guitarra é uma Cherry Sunburst Barney Kessel Custom, pesando pouco mais de 6,80 libras, tem uma largura de cerca de 9/16 polegadas, um comprimento da escala de 25 1/2 polegadas e um perfil muito confortável com o pescoço médio. Com um único corpo de largura e profundidade de 3 polegadas de 17 polegadas, o tampo é top maple laminado com duas chaves paralelas, possui maple laminado lindamente inflamado. Dois captadores humbucking número de patentes com saídas de 7.88k e 7.32K. Estilo da ponte Ebony 'Gretsch' na base de ébano ajustável. Arremate Trapeze com diamante levantou e escudo jacarandá com uma placa de identificação de plástico preto com "Barney Kessel" gravado em branco. 
Esta guitarra é uma das mais raras dos Modelos Artista da Gibson, com apenas 740 guitarras produzidas neste estilo, e foi produzida entre 1961 e 1973. Esta guitarra é uma dos poucas 57 guitarras fabricadas em 1966.




April Lawton foi uma grande guitarrista, que não teve o merecido reconhecimento da crítica e do público.
Mas tem lugar garantido na galeria dos grandes do Rock !
Longa Vida a April Lawton !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário