domingo, 15 de junho de 2014

The Women's In Rock - 7. Kelly Johnson

KELLY JOHNSON : Uma Fantástica Guitarrista de Grande Pegada !


Bandas compostas só por mulheres sempre foi uma coisa meio rara no Rock, mas dentre elas o Girlschool foi das melhores, combinando o Heavy Metal com a atitude do Punk, desde seu início por volta de 1980. Dos elementos da banda, sem dúvida nenhuma, Kelly Johnson se destacava, por sua qualidade musical e técnica invejável. Além do peso que conferia a banda.


Bernadette Johnson, mais conhecida como Kelly Johnson, (Londres, 20 de junho de 1958 - 15 de julho de 2007) foi uma guitarrista, cantora e compositora inglesa, mais conhecida por ter sido a guitarrista, vocalista e co-fundadora da banda de rock e heavy metal feminina Girlschool.
Nasceu em Edmonton, ao norte de Londres e frequentou a escola Edmonton County School onde fez seus estudos.


Com apenas 19 anos, juntou-se à banda Painted Ladies, que seria o embrião da banda que a tornaria conhecida, Girlschool. Em 1978, a banda grava seu primeiro single chamado Take it away e chama a atenção de Lemmy Kilmister da banda Motorhead que as recomenda para a gravadora Bronze Records com a qual assinam contrato em 1979, que lança o primeiro disco da Girlschool – Demolition.


Em 1980, vem o primeiro LP das Girlschool, Demolition. Desse álbum destacam-se as faixas Emergency e Race with the devil. Em 1981, a banda grava seu álbum de maior sucesso, Hit and Run do qual saem os sucessos C´mon Let's go, Yeah Right, a faixa título e um cover da canção Tush da banda estadunidense ZZ Top. As composições são assinadas em sua maioria por Johnson junto com Kim McAuliffe. Nesse disco, a performance de Kelly na guitarra faz com que Jeff Beck faça o seguinte comentário: “Não podia acreditar que a guitarra nesse disco era tocada por uma mulher”.


Johnson ainda gravaria os áluns Screaming Blue Murder em 1982 e Play Dirty em 1983 quando decide sair do grupo para se fixar nos EUA.
Nos EUA tenta uma carreira solo, mas não é bem sucedida. Aprende a linguagem de Libras e passa a trabalhar com surdos-mudos. Em 1993, retorna à Inglaterra e à Girlschool.


Johnson grava com o Girlschool o álbum ao vivo Girlschool Live em 1996 e permanece com a banda até 2000 quando descobre que está com câncer na espinha e se retira do grupo para fazer o tratamento. Falece em 2007.


DISCOGRAFIA
   • Demolition - 1980
   • St. Valentine's Day Massacre EP - 1981
   • Hit and Run - 1981
   • Screaming Blue Murder - 1982
   • Play Dirty - 1983
   • Girlschool Live - 1996


GIRLSCHOOL : Wildlife


GIRLSCHOOL : Screaming Blur Murder


GIRLSCHOOL : C’mon Lets Go Official Music Video


GIRLSCHOOL : The Hunter Live At Rehearsal 1980


GIRLSCHOOL : Screaming Blue Murder Live At Marquee 1984


MOTORHEAD & GIRLSCHOOL : Please Don’t Touch TV Appearances 1981


GIRLSCHOOL : Demolition Boys Live At Rehearsal 1980


GIRLSCHOOL : Live Furniture Fire & Race With Devil 1980


A TRIBUTE TO KELLY JOHNSON



Kelly Johnson foi uma guitarrista extremamente talentosa, que tinha uma técnica de guitarra com uma grande pegada, que dava ao Girlschool todo peso das bandas de Hard Rock. Seu talento e peso eram tamanhos, que a Girlschool foi convidada a tocar junto com o Motorhead.
Kelly Johnson faz falta, com sua técnica e atitude, mas ficara eternamente em nossas mentes e corações, como uma das Grandes Personalidades do Rock !
Longa Vida a Kelly Johnson !
Longa Vida ao Rock And Roll !



Nenhum comentário:

Postar um comentário