Entendendo a Música Blues – Parte B
A
balada de rua das pessoas que migraram para as Américas no início dos anos 1600
é considerada a raiz da música tradicional americana. Sendo que os primeiros
colonos se espalharam nas Carolinas, Tennessee, Kentucky e Virginha, faziam
composições das suas experiências vividas do seu dia-a-dia nas terras novas.
Como a maioria deles vivia em áreas rurais, as canções refletiam a vida na
fazenda ou nas montanhas e estas músicas eram chamadas "Musica da
Montanha" (Mountain Music) ou "Musica da Região" (Country Music).
A invenção da Vitrola (phonograph) no início dos anos de 1900 tirou esta música
das montanhas do sul dos Estados Unidos e a levou para pessoas espalhadas pelo
país todo. O canto belo se tornou uma parte mais importante da música country.
Artistas cantores, tais como Jimmie Rodgers, conjuntos de família como a Carter
Family da Virginia e duetos tais como os Monroe Brothers do Kentucky
contribuíram muito para o avanço da música regional tradicional.
Jimmie
Rodgers
Os
Irmãos Monroe era um dos duetos mais populares da década dos anos 20 até os
anos 30. Charlie era violonista, Bill tocava o bandolim e eles cantavam duetos
em harmonia. Quando os irmãos se separaram em 1938, cada um seguiu formando sua
própria banda. Uma vez que o Bill era um nativo do Kentucky, considerado o
Estado do Bluegrass, ele decidiu de chamar sua banda "Bill Monroe and the
Blue Grass Boys", e o som desta banda deu cria a um novo timbre da Country
Music.
Bill Monroe
and the Blue Grass Boys
Bill
Monroe & the Blue Grass Boys apareceram pela primeira vez no teatro
"Grand Ole Opry" em 1939 e em breve se tornou uma das bandas mais
populares saído dos estúdios de Nashville. A banda do Bill era diferente das
demais bandas tradicionais da Country Music por causa do seu forte balanço e
timbre sonoro, usando instrumentos acústicos tradicionais e apresentando
harmonias vocais bem distintas. Esta música incorporava canções e ritmos de
conjuntos de cordas de música gospel (brancos e negros), canções operárias e
gritos dos trabalhadores negros, repertórios do country e do blues. As seleções
vocais incluíam duetos, trios, cantos de harmonia em quarteto, além do vocal
solo agudo e poderoso do Bill chamado de "High lonesome" (agudo
solitário). Após experimentar várias combinações de instrumentos, o Bill
resolveu o formato da sua banda como sendo bandolim, banjo, rabeca (violino
caipira), violão e contrabaixo.
Enquanto
muitos fãs do Bluegrass consideram o ano do gênero como sendo 1939, época que o
Bill formou sua primeira banda, os Blue Grass Boys, a maioria, porém, acredita
que o som clássico do Bluegrass se formou em 1945, logo depois que Earl
Scruggs, um tocador de banjo de 21 anos da Carolina do Norte, se juntou à
banda. Scruggs tocava seu banjo com uma técnica inovadora, usando 3 dedos (3-finger
picking) que deixava audiências entusiasmadas cheia de energia e acabou sendo
então chamada o estilo de banjo "Scruggs". Igualmente influenciando
na formação clássica de 1946 dos Blue Grass Boys eram Lester Flatt, de
Spartansburg, Tennessee no violão e primeiro vocal conta o tenor do Bill
Monroe; Chubby Wise, da Florida na Rabeca; Howard Watts, também conhecido pelo
seu nome de comediante, "Cedric Rainwater", no baixo acústico.
Lester
Flatt
Quando
no começo o Earl Scruggs, e depois o Lester Flatt, deixaram a banda do Bill
Monroe para eventualmente formar o seu próprio conjunto, "The Foggy
Mountain Boys", eles decidiram incluir em sua formação uma guitarra
resofônica, também chamada de "Dobro". Este instrumento, hoje em dia
faz parte de muitas bandas de Bluegrass como resultado daquela época. Burkett
H. "Uncle Josh" Graves da cidade de Tellico Plains, Tennessee, ouvia
o Scruggs com seu estilo "3-finger picking" em 1949 e o adaptou para
o seu, quase obscuro instrumento da barra deslizante (slide bar). Com Flatt
& Scruggs de 1955 até 1969, Graves introduziu seu estilo muito emulado com
toque de blues em seu dobro
Burkett
H. "Uncle Josh" Graves
De
1948 até 1969, Flatt & Scruggs era a maior força de introdução do Bluegrass
nos Estados Unidos através da televisão nacional, nas maiores universidades e
colégios e em apresentações em escolas em inúmeras cidades. Scruggs escreveu e
gravou uma das mais famosas músicas instrumentais, "Foggy Mountain
Breakdown", que foi usada no longa metragem "Bonnie & Clyde".
Em 1969 ele estabeleceu uma inovadora carreira solo junto com seus 3 filhos,
"The Earl Scruggs Review", Scruggs ainda grava e se apresenta em
datas selecionadas em grupos que normalmente inclui seu filho Randy no violão e
seu filho Gary no baixo.
Após
deixar a parceria com Scruggs em 1969, Lester Flatt continua com sucesso sua
própria banda, "The Nashville Grass", se apresentado firme até pouco
antes de sua morte em 1979. Nos anos 50, as pessoas começaram a fazer
referência a este estilo de música como sendo a "Bluegrass Music".
Bandas de Bluegrass começaram a pipocar pelo país inteiro e Bill Monroe ficou
reconhecido como sendo o "Pai da Música Bluegrass" (Father of
Bluegrass Music).
Bill
Monroe
Nos
anos 60 foi introduzido pela primeira vez o conceito dos "Bluegrass
Festivals", mostrando conjuntos que pareciam ser competidores entre si com
uma audiência relativamente limitada na mesma conta em festivais de final de
semana pelo país inteiro. Carlton Haney, de Raidsville, Carolina do Norte, ficou
com o reconhecimento de ter encarado e produzido o primeiro festival de
bluegrass music de final de semana, mantido em Fincastle, na Virgínia em 1965.
O
aumento da disponibilidade de gravações da música tradicional, os festivais de
bluegrass indoor e outdoor em âmbito nacional, o cinema, a televisão e os
jingles comerciais de propaganda, mostrando Bluegrass Music, tirou esta música
da obscuridade dos dias modernos. "Lester Flatt and Earl Scruggs & the
Foggy Mountain Boys" alcançaram prominência nacional com patrocínio de
turnê de Estrada pela empresa "Martha White Flour" e por tocarem a
música do longa metragem "Bonnie & Clyde" mencionado
anteriormente, e da mesma forma pelo show de televisão chamado Beverly
Hillbillies (Família Buscapé). O filme "Deliverance" (Amargo
Pesadelo) também mostrou Bluegrass music em particular, o duelo de banjo
(Dueling Banjos), gravado pelo Eric Weissberg no banjo e Steve Mandel no
violão.
Em
2001 a música do campeão de bilheteria para o filme dos Irmão Coen, "O
Brother, Where Art Thou" (Meu irmão cadê você) atraiu uma audiência mais
ampla para bluegrass e música country tradicional.
Bill
Monroe faleceu em 9 de setembro de 1996, quatro dias antes de completar seus 85
anos. Em maio de 1997, Bill Monroe recebeu a honra ao mérito dos artistas
famosos do Rock & Roll (Hall of Fame) pelo fato da sua profunda influência
com sua música dentro da música popular dos Estados Unidos.
Cena
do duelo de banjo do filme “Amargo Pesadelo”
Cena
marcante do filme “Amargo Pesadelo” mostra um autista num duelo de banjos
Ricardo
Shimosakai – Turimso Adaptado (05.02.2012)https://turismoadaptado.com.br/cena-marcante-do-filme-amargo-pesadelo-mostra-um-autista-num-duelo-de-banjos/
O
filme “Amargo Pesadelo” (realizado em 1972), originalmente chamado em inglês
como “Deliverance”, tem em seu elenco Jon Voight e Burt Reynolds. Filme
violento e perturbador, dirigido por John Boorman e baseado no romance de James
Dickey.
Um
grupo de amigos decide descer pela última vez as correntezas de um rio antes
que o mesmo se torne uma represa. Apesar de advertidos pelo pessoal da região,
ignoram os perigos existentes e partem rumo a uma arriscada aventura. Baseado
no romance de James Dickey’s.
Um
duelo de banjos gerou a seguinte “Lenda Urbana”, que circula pela Internet.
Consta ser uma cena verídica. O garoto da cena não é ator, apenas um autista e
cego que residia no local onde estavam sendo feitas as filmagens. A equipe
parou num posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que
o diretor teve a felicidade de encaixar no filme.
No
início está distante, mas à medida que toca seu banjo ele cresce com a música e
vai se deixando levar por ela, até transformar sua expressão num sorriso
contagiante, transmitindo a todos a sua alegria. A alegria de um autista que é
resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro.
O
garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência,
que a magia da música traz à superfície. Depois, ele volta para dentro de si,
deixando sua parcela de beleza eternizada “por acaso” no filme “Amargo
Pesadelo” (Ano: 1972).
O
enigmático menino, que aparenta algum tipo de problema mental, na verdade é
Billy Redden, um estudante local selecionado para compor o elenco. Sua
habilidade com o banjo é emprestada de um profissional que fica por trás dele,
vestindo uma camisa de quatro mangas. Hoje em dia Billy é dono de um
restaurante.
A
representação de pessoas com deficiência no cinema por atores, sempre foi um
tema polêmico. Muitas vezes é questionado porque não colocar uma pessoa que
realmente possua a deficiência para atuar. Uma das justificativas, é porque não
há pessoas com deficiência com experiência para atuar. Nesse caso, por exemplo,
seria muito difícil encontrar um autista que tivesse essa habilidade no banjo,
e treinar um levaria muito tempo. De qualquer forma, analisando somente o
aspecto artístico da cena, este duelo de banjos é muito bonito, e mostra a
tradição musical do oeste norte-americano.
A
música bluegrass está sendo tocada e apreciada pelo mundo inteiro, a IBMA
(International Bluegrass Music Association) conta com sócios em todos os 50
estados dos Estados Unidos e em 30 países. Em adição ao estilo original nascido
em 1945 que ainda está sendo tocado amplamente, os conjuntos de bluegrass hoje
em dia refletem influências de uma variedade de fontes incluindo jazz
tradicional e de fusion, country music contemporânea, música celta, Rock &
Roll ("Newgrass" ou bluegrass progressivo), "Old-Time
Music" e "Southern Gospel Music", e juntando letras de música
traduzidas para outros idiomas.
Jimmie
Rodgers - Waiting for a Train
The Monroe
Brothers - New River Train (1936)
Lester
Flatt and Earl Scruggs - Foggy Mountain Breakdown (1949)
e)
Boogie-Woogie
O
boogie-woogie é um estilo de blues, caracterizado pelo uso sincopado da mão
esquerda ao piano. Foi muito popular entre os negros nos anos 30 e anos 40 nos
Estados Unidos, sendo geralmente tocado pelos mesmos.
As
bandas em geral tinham três pianos, violões e tocavam música country e gospel
em um estilo de guitarra próprio.
Os
grandes nomes do estilo são Memphis Slim, Pete Johnson, Albert Ammons, Little
Richard e Meade Lux Lewis que compuseram conhecidas músicas do gênero, como 6th
Avenue Express, Boogie Woogie Stomp, entre outras.
Memphis
Slim
Musicalmente
falando, o Boogie-Woogie é um percursivo estilo de tocar blues no piano
caracterizado por ritmo forte com variação do baixo com oito notas em tempo
quaternário e solo improvisados.
Esse
termo pode ser encontrado em:Big Bill Broonzy - Joe Turner Blues e Joe Turner No 2 (Blues de 1892);
Little Walter - Tell Me Mama;
Omar & The Howlers - Booger Boy.
Pinetop's
Boogie Woogie - Played by Jimmy Reed
f)
Os Anos 60 e o Blues Britânico
Um
dos momentos mais marcantes do blues foi a apresentação de Muddy Waters em
Londres no início dos anos 50. Foi um marco, pois dali em diante o blues
ganharia renome internacional e influenciaria o surgimento de novas vertentes
musicais, especialmente o rock n' roll. Logicamente Chuck Berry é indiscutível
como iniciador do modelo rock, porém sua origem é absoluta no blues, ainda mais
na música de Waters. Mas foi o reconhecimento do blues na Inglaterra nos anos
50 que alavancaria o nascimento de uma revolução na história da música
ocidental. E foi da fusão do blues, com essa nova vertente, o rock, que
nasceria o gênero que marcaria em essência toda a nova geração de músicos que
surgia no cenário mundial. Era o blues-rock. Bandas como Beatles, Rolling
Stones, Yardbirds e mais posteriormente Cream, Fleetwood Mac, Jeff Beck e Led
Zeppelin teriam suas raízes totalmente fundadas no blues elétrico de Chicago.
Talvez o grupo de maior importância no recém surgido cenário blues britânico
tenha sido John Mayall and the Bluesbreakers, que além de ter grande influência
no crescimento do blues dentro do país, foi a banda-alçapão de músicos que
viriam a se tornar importantíssimos nesse cenário musical em ascensão, como
Eric Clapton, que posteriormente viria a formar o Cream, Peter Green que sairia
do grupo para ser líder e compositor do Fleetwood Mac, e Mick Taylor, que seria
requisitado como guitarrista dos Rolling Stones. E, com o reconhecimento
mundial desses músicos, os nomes clássicos do folk-blues americano como Robert
Johnson, Son House, Muddy Waters, Howlin' Wolf e B.B. King passaram a ser
referências diretas. Foi no Newport Folk festival de 1963 que o blues teve seu
auge, com a apresentação de diversas figuras consagradas do estilo. Daí em
diante praticamente todos os músicos dos mais diversos estilos provenientes do
rock e blues regravaram clássicos antigos. O Led Zeppelin, em seu primeiro
álbum gravou uma série de composições de Willie Dixon, porém incluindo como autoria
própria, o que resultaria em uma batalha judicial, que obrigaria a banda a
identificar Dixon como autor original.
Muddy
Waters
Na
América, os efeitos foram diretos, e músicos como Creedence Clearwater Revival,
The Doors, Bob Dylan e Jimi Hendrix desenvolveram seus estilos próprios
fundamentados nas raízes do blues. Internamente, nomes como Albert King,
Freddie King e Buddy Guy, iniciaram uma mudança na sonoridade do blues,
juntando elementos típicos do rock, a guitarra distorcida e pesada, com o som
tradicional, o que levaria alguns puristas a rejeitarem essa nova
"moda" que contrariava o purismo tradicional da música.
John
Mayall's Bluesbreakers – All Your Love
Howlin'
Wolf - How Many More Years
g)
Blues do Delta
Iniciada
com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, a crise econômica
norte-americana se transformou na Grande Depressão nos anos 30, afetando toda a
economia mundial.
Com
isto, as lavouras de algodão do Delta do Mississipi também entraram em uma
forte crise, o que ocasionou uma verdadeira fuga dos negros dos campos, numa
migração em massa rumo às grandes cidades do Norte. Chicago se tornou a terra
prometida pela necessidade de mão-de-obra nas fábricas e pelas favoráveis
condições ao blues.
Bob
Dylan – Highway 61 Revisited
A
Highway 51 e a 61 foram as principais rotas adotadas pela migração. Os trens e
trilhos corriam como sangue nas veias do blues. A ferrovia não era um mero meio
de transporte, era quase um veículo mágico que leva o negro a transcender a sua
condição. Viagem, união e separação: o trem adquiriu no blues uma dimensão
mitológica, sendo imitado por vários músicos, principalmente pelos gaitistas da
época.
Highway
51
Highway
61
Nos
anos quarenta, o coração do Blues mudou-se para a região sul de Chicago. Lá
surgiram grandes nomes como Elmore James, Willie Mabon, Jimmy Rogers, Sonny Boy
Williamson, Otis Spann, Willie Dixon, Muddy Waters e Howlin’ Wolf.
Otis
Spann
Entre
as canções mais representativas deste período podem ser destacadas Hoochie
Coochie Man, Mannish Boy, Sloppy Drunk e Don’t Start Me Talkin.
Elmore
James
Foi
criado por volta de 1940/1950, amplificando o Delta Blues. Adicionou-se
bateria, contra-baixo e piano (às vezes saxofone), criando o que conhecemos
hoje como "blues band" (banda de blues). O estilo deu origem às
batidas de rock e ao ritmo do funky music nos anos 80 e 90.
Willie
Mabon-The Seventh Son
Sonny Boy
Williamson - Keep it to Yourself
Otis Spann:
T'ain't Nobody's Business if I Do
Muddy
Waters, Memphis Slim, Willy Dixon, Otis Spann et al - Bye Bye Blues
Mais uma vez, muito obrigado pela qualidade do material.
ResponderExcluirParabéns pelo esmero.