quinta-feira, 15 de novembro de 2012

The Beginning - 2. Chuck Berry

CHUCK BERRY


Chuck Berry, ou Charles Edward Anderson Berry, nasceu em Saint Louis em 18 de outubro de 1926, é um guitarrista e cantor norte-americano pioneiro no estilo de tocar Rock And Roll. Muitos os consideram como sendo o “inventor do Rock And Roll”, mas isso é muito difícil de se afirmar, pois na realidade o Rock And Roll é um mix de vários gêneros musicais, como o Blues, o Country, a Música Gospel e a música Folk. Muitos músicos da era pós-guerra executavam músicas baseadas nesses estilos, o que acabou gerando vários sub-estilos dos mais variados, mas de qualquer forma Chuck Berry foi um dos primeiros músicos que fizeram sucesso com esse novo estilo.
Chuck Berry sofreu muitas influências musicais, em especial pela música de Nat King Cole e Muddy Waters, que o apresentou a Leonard Chess da gravadora Chess, o que acabou dando o pontapé inicial em sua carreira.
Muito se diz sobre quem teria gravado o primeiro disco de Rock, e Chuck Berry gravou sua primeira música “Maybellene” em 1955, que dava os contornos musicais do estilo Rock Music, e mesclava claramente o Blues com a música Country. Suas letras falavam de garotas e recheava sua música com grandes e diversos solos de guitarra.
Daí em diante, foi só sucesso. A carreira de Chuck levantou vôo e alçou planos bem elevados.
Compôs vários hits, e ficava frequentemente no topo das paradas de sucesso.

O famoso "Duck Walk" que ele usava em algum momento da música.

Muitos músicos e bandas sofreram influência de Chuck Berry, como os Beatles, The Animals, Rolling Stones e muitas outras.

CHUCK BERRY : Chuck Berry, Eric Clapton & Keith Richards Jam 1986


Keith Richard é um dos maiores seguidores de seu estilo, e quem o vê no palco percebe isso nitidamente.
Os dois clipes que aqui postamos, fazem parte de um documentário chamado “Hail! Hail! Rock And Roll”, que mostra um show gravado em 1986 e organizado por Keith Richards para comemorar os 60 anos de idade de Chuck, convidando músicos de excepcional qualidade para compor a banda, e dentre eles: Etta James, Julian Lennon, Robert Cray, Eric Clapton, e outros.

CHUCK BERRY : Nadine Live At Hail! Hail! Rock And Roll 1986


Não podemos afirmar que Chucky tenha sido o inventor do Rock, mas sem ele o Rock não teria alçado o vôo inicial e talvez não estivesse no nível de hoje.
Longa Vida a Chuck Berry ! Longa Vida ao Rock And Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário