sábado, 10 de novembro de 2012

The Crazy Drum - 3. Ian Paice

IAN PAICE


Este é um post especial, eu o dedico a um grande irmão: Edu “Paice” Torquiti.
Ian Anderson Paice é uma baterista inglês, nascido em 29 de junho de 1948 na cidade de Nottingham.
Sua formação musical é clássica, sendo que seu primeiro instrumento musical o violino, somente a partir dos 15 anos de idade trocou esse instrumento pela bateria.
Sua carreira teve início na banda de seu pai, no começo dos anos 60.
Depois aventurou-se por uma pequena banda, para então formar o Deep Purple no final dos anos 60.
Ian Paice é u  baterista canhoto, o que faz com que alguns elementos da bateria sejam trocados de lado, o que, à primeira vista, parece estranho.
É dotado de uma técnica musical fantástica, consegue realizar grandes solos e rulos apenas com sets simples de bateria, mostrando-se dono de uma habilidade e velocidade espantosas.
Sua bateria junto ao teclado de Jon Lord e o baixo de Roger Glover formavam ( nesta formação clássica da banda ) um trio quase perfeito que deu, ao Deep Purple, uma base rítmica ao mesmo tempo virtuosa e extremamente pesada, conferindo identidade ao som do Deep Purple.

IAN PAICE : Deep Purple 3 Drum Solos - 1969 1974 2002


Abaixo vamos ver a apresentação do Deep Purple no California Jam em 1974, por onde passaram quase todas as grandes bandas do Rock. A apresentação do Deep Purple foi especial, por vários motivos: o show particular do Ritchie Blackmore no final, destruindo não só a guitarra mas como também o amplificador e a câmera da Televisão que transmitia o show ( veja nosso post "Unforgettably Rock Music 3. Deep Purple - Highway Star, onde mostramos essa parte do show ); e também pela formação da banda, que tinha, além dos músicos originais Ritchie Blackmore ( guitarra ), Jon Lord ( teclados ) e Ian Paice na bateria, o grande David Coverdale nos vocais ( em início de carreira ) e o magnífico Glen "The Voice" Hughes no baixo e vocal ( recém saído da fantástica banda Trapeze ). A performance de Ian Paice é admirável, pois ele toca o show inteiro com um set de bateria mínimo, mas quando você "ouve" o som a impressão que você tem é que ele deve estar mergulhado num mar de TomTom, Bumbos, Caixas de Repique e de infinitos Pratos tanto de Condução como de Ataque : isso faz a diferença de um grande músico para um músico medíocre; o grande músico faz música de qualidade com muito pouca coisa.

IAN PAICE : Burn Deep Purple Live At The California Jam - 1974 


Ian Paice, um extraordinário baterista, que figura no panteão dos imortais da bateria da História do Rock.
Longa Vida ao Rock And Roll !

Edu "Paice" Torquiti detonando a bateria e as baquetas no Estúdio Spectrum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário