O maior de todos os festivais de rock aconteceu no fim de semana de 15 a 17 de agosto. O nome completo do evento era “Woodstock Music & Art Fair”, subtitulado “Primeira Exposição de Aquario” e prometia “Três Dias De Paz e Música”, slogan depois transformado em “Três Dias de Paz e Amor”. O ingresso para o fim de semana todo custava 18 dólares, mas a maioria do público derrubou as cercas e invadiu o vasto anfiteatro natural, em campo aberto, onde iam acontecer os shows. E a música rolou quase sem parar, com um desfile de cantores e grupos que formavam um verdadeiro Who’s Who do rock: Joan Baez, The Who, Jimi Hendrix, Crosby Stills Nash & Young, Santana, Jefferson Airplane, Country Joe & The Fish, Butterfield Blues Band, Sly and the Family Stone, Canned Heat, Joe Cocker, Ten Years After e muitos outros. A epopéia vivida por aquelas 500 ou 600 mil pessoas foi registrada para sempre e correu o mundo num filme de mais de três horas dirigido por Michael Wadleigh. Além deste super-documentário, a música de Woodwstock foi eternizada em dois álbuns – um triplo e um duplo.
No dia seguinte ao festival, que se tornou um dos acontecimentos centrais da mitologia pop, o New York Times afirmava, num editorial indignado:
“Os sonhos de marijuana e rock que atraíram 300 mil ( sic ) fãs e hippies à região dos Catskills tinham pouco mais sanidade do que os impulsos que levam os lemingues ( N.R.: pequenos roedores das regiões árticas ) a caminharem para a morte no mar. Eles terminaram num pesadelo de lama e estagnação que paralisou o condado de Sullivan durante todo um fim de semana”.
Mais adiante, o NYT perguntava:
“Que tipo de cultura é essa capaz de produzir uma confusão tão colossal ? Certamente, os pais, os professores e sem dúvida os adultos que ajudaram a criar a sociedade conta a qual estes jovens se rebelam tão freneticamente devem assumir uma parcela de responsabilidade por este ultrajante episódio”.
Poucos dias depois, talvez sentindo a força do acontecimento, o NYT dizia que Woodstock fora “essencialmente um fenômeno de inocência”. Já o Time, mais sensível e sempre aberto para novos leitores, explicava Woodstock num ensaio entitulado A Mensagem do Maior Happening da História. Um mês antes, o homem havia pisado na Lua pela primeira vez. Alguém definiu Woodstock como “o dia em que o homem pisou na Terra”.
Michael Lang o idealizador do festival.
Para a contra-cultura, Woodstock foi uma espécie de cerimônia de sagração. Aqueles que tiveram a chance de viver de perto o festival, saíram de lá sentindo-se ungidos de santidade, como seres privilegiados de um outro planeta, superior ao nosso. O líder yippie Abbie Hoffman lançava, poucas semanas depois, o livro Woodstock Nation, uma cartilha revolucionária ilustrada, paginada pelo colaborador de McLuhan, o programador visual Quentin Fiore. Hoffman corporificava, pelo menos no plano do discurso, elementos até então dispersos e fracionados da contra-cultura e falava da Nação Woodstock como se ela fosse um país de verdade. O líder estudantil Tom Hayden lançava também seu livro, The Trial ( 1970 ), em que complementava os sonhos de Hoffman com uma crítica e um anseio:
“Abbie é um pioneiro nessa luta, mas até agora sua Nação Woodstock é uma coisa puramente cultural, um estado mental partilhado por milhares de jovens. O estágio seguinte será transformar esta Nação de Woodstock numa realidade organizada, com suas próprias instituições revolucionárias e, já a partir de agora, com raízes em seu próprio território.
Max Yasgur o dono da fazendo que cedeu o lugar para o evento.
Em outras palavras, muitos jovens de 69 estavam dispostos até a ir à luta armada para uma nova Guerra de Secessão – ou Guerra da Independência – contra o governo dos Estados Unidos. Um episódio daquele verão reflete de maneira dramática o grau a que chegara a utopia dos hippies, acredintando – pelo menos por alguns momentos mágicos – que todas as suas fantasias iam dar certo. Naquele verão, um terreno abandonado da Universidade de Berkeley foi ocupado por estudantes e voluntários que o transformaram num parque público, com jardins, playgrounds, fontes d’àgua e concertos de rock.
O Sistema a esta altura se sentia também tão vulnerável que o Governador Reagan da Califórnia Convocou a polícia e a guarda nacional para reprimir à força o que considerava uma invasão e uma ameaça. De mãos limpas, com alguns paus e pedras, os estudantes afrontaram as forças da repressão. O People’s Park foi arrasado pela Guarda Nacional, a Polícia matou um estudante e o terreno foi transformado em estacionamento de automóveis. Sobraram alguns panfletos, distribuídos pelos jovens. Eis o trecho de um deles:
PARQUE DO POVO DE BERKELEY
Poder para a imaginação – Todo poder para o povo
Item 2 – Criaremos nossa Revolução Cultural por toda parte !
Todo mundo deveria poder se expressar e se desenvolver através da arte, do artesanato, trabalho, dança, escultura, jardinagem e todos os meios abertos à imaginação. O material será colocado à distribuição de todas as pessoas. Desafiaremos todas as restrições puritanas contrárias à cultura e ao sexo. Contaremos com meios de comunicação – jornais, cartazes e panfletos, rádio, televisão, filmes e anúncios de fumaça nos céus – para divulgar nossa comunidade revolucionária. Cessaremos com a poluição da Terra; nossa relação com a natureza será guiada pela razão e pela beleza muito mais do que pelo lucro. A civilização se concreto e plástico será derrubada e as coisas naturais respeitadas. Fundaremos comunas urbanas e rurais onde as pessoas possam encontrar expressão e comunicação ...”
Woodstock parecia uma pré-estréia da sociedade utópica do futuro. Mas a engrenagem social era bem mais complexa do que imaginavam os hippies e os radicais da nova esquerda. O Sistema soube absorver as novas idéias e recuperá-las; em contra-partida, ao fazer isso também se modificava. O fim da Guerra do Vietnã e a queda de Nixon após o escândalo de Watergate foram decorrência de uma nova moral que devia muito àqueles jovens dos anos 60. O problema é que só aconteceu em meados dos anos 70, quando as condições sócio-econômicas modificadas ( o boicote do petróleo começou em 73 ) já haviam pulverizado qualquer nova tentativa de contra-cultura, enquanto aquela dos anos 60 já passara a fazer parte da cultura estabelecida.
Os festivais prosseguiriam ( prosseguem até hoje ), mas sem a força de um Woodstock.
AS PESSOAS QUE FIZERAM O FESTIVAL
Woodstock Ventures The Principals
Michael Lang – Executive Producer
John Roberts – Financier
Joel Rosenman – Administrative Troubleshooter, Advertising
Artie Kornfield – Publicity and Subsidiary Rights
The Executive Staff
Mel Lawrence - Director of Operations
Wes Pomeroy - Chief of Security
Chris Langhart – Technical Director and Designer
Stanley Goldstein - Headhunter and Campgrounds Coordinator
John Morris - Production Coordinator
Don Ganoung - Community Relations
Chip Monck - Stage Lighting and Technical Designer
Peter Goodrich - Concessions
Steve Cohen - Production Stage Manager
OS MÚSICOS QUE TOCARAM NO FESTIVAL
Sexta Feira, 15 de Agosto de 1969
RICHIE HAVENS
High Flying Bird / I Had A Woman I Can’t Make It Anymore
With A Little Help From My Friends Strawberry Fields Forever / Hey Jude
Handsome Johnny Freedom
COUNTRY JOE McDONALD
Janis Rocking Round The World
Flying High Seen A Rocket
Fish Cheer / I-Feel-Like-I’m-Fixin’To-Die
JOHN SEBASTIAN
How Have You Been Rainbows All Over Your Blues
I Had A Dream Darlin’Be Home Soon
The Younger Generation
SWEETWATER
Motherless Child Look Out
For Pete’s Sake Day Song
What’s Wrong Crystal Spider
Two Worlds Why Oh Why
BERT SOMMER
Jennifer America
TIM HARDIN
If I Were A Carpenter
RAVI SHANKAR
Raga Puri-ya Dhanashri/Gat In Sawarita Tabla Solo in Jhaptal
Raga Manj Kmahaj Alap Jor
Dhun In Kaharwa Tal Medium & Fast Gat In Teental
MELANIE
Beautiful People Birthday Of The Sun
ARLO GUTHRIE
Coming Into Los Angeles Walking Down The Line
Amazing Grace
JOAN BAEZ
Joe Hill Sweet Sir Galahad
Drug Stores Truck Drivin’Man We Shall Overcome
Swing Low Sweet Chariot
Sábado, 16 de Agosto de 1969
QUILL
Waiting For You
KEEF HARTLEY
SANTANA
Persuasion Savor
Sou Sacrifice Fried Neckbones
THE INCREDIBLE STRING BAND
This Moment When You Find Out Who You Are
MOUNTAIN
Blood Of The Sun Stormy Monday
Long Red For Yasgur’s Farm
Theme From A Imaginary Western Waiting To Take You Away
Dreams Of Milk And Honey Blind Man
Blue Suede Shoes Southbound Train
Mississipi Queen
CANNED HEAT
Leaving This Town/A Change Is Gonna Come Woodstock Boogie
Going Up To The Country Let’s Wore Together
Too Many Drivers At The Wheel
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
Born On The Bayou Green River
Ninety Nine And A Half ( Won’t Do ) Bootleg
Commotion Bad Moon Rising
Proud Mary I Put A Spell On You
The Night Time Is The Right Time Keep On Choogin’
Suzie Q
THE GREATEFUL DEAD
St. Stephen Mama Tried
Dark Star High Time
Turn On Your Lovelight
JANIS JOPLIN
Raise Your Hand As Good As You’ve Been To This World
To Love Somebody Summertime
Try ( Just A Little Bit Harder ) Kozmic Blues
I Can’t Turn You Loose Work Me Lord
Piece Of My Heart Ball And Chain
SLY AND THE FAMILY STONE
Love City Medley
Dance To The Music Music Lover
I Want To Take You Higher
THE WHO
Heaven And Hell I Can’t Explain
It’s A Boy 1921
Amazing Journey Sparks
Eyesight To The Blind Christmas
Tommy Can You Hear Me The Acid Queen
Pinball Wizard Do You Think It’s Alright
Fiddle About There’s A Doctor
Go To The Mirror Smash The Mirror
I’m Free Tommy’s Holiday Camp
We’re Not Gonna Take It Summertime Blues
Shakin’All Over My Generation
The Naked Eye
THE JEFFERSON AIRPLANE
The Other Side Of The Life Plastic Fantastic Lover
Volunteers Saturday Afternoon/Won’t You Try
Eskimo Blue Day Uncle Sam Blues
Somebody To Love White Rabbit
Domingo, 17 de Agosto de 1969
JOE COCKER
Delta Lady Some Things Going On
Dear Landlord Just Like A Woman
Let’s Go Get Stoned I Shall Be Released
With A Little Help From My Friends
COUNTRY JOE AND THE FISH
Rock And Soul Music Barry’s Caviar Dream
Not So Sweet Martha Lorr Thing Called Love
The Love Machine Fish Cheer / I-Feel-Like-I’r
TEN YEARS AFTER
Good Mornig Little Shool I Can’t Keep From Crying
I May Be Wrong, But I Wo Going Home
THE BAND
Chest fevereiro Baby Don’t Do It Tears Of Rage
We Can Talk Long Black Veil
Don’t You Tell Henry Ain’t No More Cane
Wheel’s On Fire Loving You Is Sweeter Th
The Weight
BLOOD SWEAT AND TEARS
More And More Something Coming On
I Love You Baby More Than Spinning Wheel
I Stand Accused
JOHNNY WINTER
Mean Town Blues
CROSBY, STILLS, NASH AND YOUNG
Suite: Judy Blues Eyes Long Time Gone
Blackbird Guinnevere
Marrakesh Express 4 + 20
Helplessly Hoping Mr. Soul
Sea Of Madness Wooden Ships
Find The Cost Of Freedon
PAUL BUTTERFIELD’S BAND
Drifting Blues Everything’s Gonna Be A
Born Under A Bad Sign All My Love Coming Throught
Love March SHA-NA-NA Na Na Theme
Yakety Yak Jailhouse Rock
Wipe Out Teen Angel
The Book Of Love Duke Of Earl
At The Hop
JIMI HENDRIX
Message To Love Get My Heart Back Together
Spanish Castle Magic Red House
Master Mind Lover Man
Foxy Lady Jam Back At The House ( Beginnings )
Izabella Gypsy Woman
Fire Voodoo Child / Stepping Stone
Star Spangled Banner / Purple Haze Woodstock Improvisation
Villanova Junction Hey Joe
APRESENTAÇÕES CANCELADAS
- The Jeff Beck Group estava agendado para tocar no festival, mas cancelou pois a banda acabou uma semana antes.
- Iron Butterfly ficaram presos no aeroporto.
- A banda canadense Lighthouse estava certa de que tocaria no festival, mas, no final, acabaram decidindo por não tocar, pois temeram que aquilo fosse uma cena ruim para a banda. Mais tarde, alguns membros do grupo disseram que se arrependeram da decisão.
CONVITES NEGADOS
- A banda Led Zeppelin foi chamada para tocar no festival, mas o empresário da banda, Peter Grant, afirmou: "Nós fomos chamados para tocar em Woodstock e a gravadora (Atlantic) estava bastante entusiasmada, e Frank Barsalona (o promotor) também. Porém eu disse não pois em Woodstock nós seríamos apenas outra banda na parada". Em vez disso, o grupo foi para uma turnê de mais sucesso.
- The Doors foi considerada uma banda com grande performance, tinham bastante potencial, mas cancelaram a apresentação em cima da hora. Ao contrário do que muitos pensam, esta ocorrência não está relacionada ao fato de o vocalista, Jim Morrison, ter sido preso por postura indecente em um show anteriormente. O cancelamento do show se deu ao fato de que Morrison sabia que a sua voz soaria repugnante por estar ao ar livre. Há também a idéia de que Morrison, em um momento de paranóia, estava com medo que alguém atirasse nele e o matasse quando o mesmo pisasse no palco. No entanto, o baterista John Densmore compareceu no festival; no filme, ele pode ser visto ao lado do palco durante a apresentação de Joe Cocker, quando esse cantava o hino lisérgico "Let's Go Get Stoned".
- Os promotores entraram em contato com John Lennon, pedindo para que os The Beatles tocassem no festival. Lennon disse que os Beatles não tocariam no festival a não ser se a Plastic Ono Band, da Yoko Ono, também pudesse tocar. Os promotores o recusaram.
- Frank Zappa e The Mothers of Invention afirmaram: "Muita lama lá em Woodstock. Nós fomos convidados para tocar lá, mas recusamos" - Frank Zappa.
VIETNAM SONG
COUNTRY JOE
Intro Spoken
Give me an "F! ..."F"! give me a "U"! ..."U"!
Give me a "C"! ..."C" Give me a "K"! ..."K"!
Whats That Spell? ..."FUCK!" (x5)
Well come on all of you big strong men, Uncle Sam needs your help again,
he got himself in a terrible jam, way down yonder in Vietnam,
put down your books and pick up a gun, we're gunna have a whole lotta fun.
Bem, vamos lá todos vocês grandes homens fortes, o Tio Sam precisa de sua ajuda novamente,
ele se meteu em um congestionamento terrível, muito lá embaixo no Vietnã,
deixem seus livros e peguem numa arma, e com elas vamos ter muita diversão
CHORUS
and its 1,2,3 what are we fightin for?
don't ask me i don't give a dam, the next stop is Vietnam,
and its 5,6,7 open up the pearly gates. Well there aint no time to wonder why...
Whopee we're all gunna die.
e é 1,2,3 estamos lutando para que ?
não me pergunte eu não sei a resposta, a próxima parada é o Vietnã,
e é mais 5,6,7 vamos abrir as portas de pérola. Bem, não há tempo para se perguntar por que ...
Whopee vamos todos morrer.
now come on wall street don't be slow, why man this's war a-go-go,
there's plenty good money to be made, supplyin' the army with the tools of the trade,
just hope and pray that when they drop the bomb, they drop it on the Vietcong.
agora vem de Wall Street a ordem para não termos pressa
há muito um bom dinheiro para ser feito, suprindo o exército com as ferramentas do comércio,
só espero e rezo para que quando soltarem a bomba, que eles a deixem cair nos Vietcong.
CHORUS
now come on generals lets move fast, your big chance is here at last.
nite you go out and get those reds cuz the only good commie is one thats dead,
you know that peace can only be won, when you blow em all to kingdom come.
Agora Generais, vamos acelerar os movimentos, a sua grande chance está aqui, finalmente.
À noite você sainite você sair e os reds porque o único bom comunista é aquele que está morto,
você sabe que a paz só pode ser ganha, quando você explodir todos eles para o reino.
CHORUS
(spoken)- listen people i dont know you expect to ever stop the war if you cant sing any better than that... theres about 300,000 of you fuc|ers out there.. i want you to start singing..
(falado) – ouçam, eu não sei o que você espera para acabar com a guerra, se você não pode cantar melhor do que isso ... há cerca de 300.000 de vocês Fuckers aí ... eu quero que vocês comecem a cantar...
CHORUS
now come on mothers throughout the land, pack your boys off to vietnam,
come on fathers don't hesitate, send your sons off before its too late,
be the first one on your block, to have your boy come home in a box
agora vemos mães por todo o país, embalar seus meninos para o Vietnã,
venha pais não hesite, envie seus filhos antes que seja tarde demais,
seja o primeiro em seu bloco, para ter o seu filho de volta para casa em uma caixa
CROSBY STILLS & NASH : A Long Time Coming
SWEETWATER : What’s Wrong
RICHIE HAVENS : Freedom
WOODSTOCK : Three Days Of Peace And Music Trailer
JOE COCKER : With A Little Help
CROSBY STILLS & NASH : Wooden Ships
COUNTRY JOE & THE FISH : Vietnam Song
WOODSTOCK : Music Festival 1969
SANTANA : Soul Sacrifice
FESTIVAL DE WOODSTOCK : Programa Vitrine
THE WHO : My Generation
JIMI HENDRIX : Hey Joe
JIMI HENDRIX : Star Spangled Banner
JIMI HENDRIX : Villanova Junction
Woodstock foi um marco na história da música e do mundo.
Todos os grandes músicos e bandas de Rock da época se apresentaram no festival, para provarem ao mundo que podemos viver em paz em comunidade.
A placa que existe hoje no local para homenagear o festival.
Que sempre que nós nos lembremos de Woodstock, nos venham lembranças positivas que nos elevem.
Que os Ideais de Paz e Amor de Woodstock tenham Longa Vida !
Longa Vida ao Rock And Roll !
Nenhum comentário:
Postar um comentário