terça-feira, 30 de outubro de 2012

The Rock's Angels In Heaven - 1. Felix Pappalardi

MOUNTAIN : Theme For An Imaginary Western Live At Cincinnati Pop Festival - 1970


Felix A. Pappalardi Jr. ( 30 de dezembro de 1939 – 17 de abril de 1983 ) foi um baixista, cantor, compositor e produtor musical americano, muito conhecido por seu trabalho junto a Leslie West, tocando baixo e cantando, naquela que foi uma das grandes bandas de Rock de todos os tempos: o Mountain.
Como produtor musical seu trabalho junto ao Cream foi marcante, e tamanha era sua influência na banda que era considerado como o Quarto elemento do grupo.
Ele nasceu no Bronx em Nova York, começou seus estudos em música clássica na Escola Superior de Música e Arte de Nova York, tendo frequentado a Universidade de Michigan.
Abandonou a carreira de músico em virtude de uma grave caso de surdez, causada pelo som extremamente alto dos alto-falantes quando tocava no Mountain.
Foi morto em 1983 com um tiro no pescoço por sua esposa Gail Collins Pappalardi. Alegando que o disparo foi acidental, ela foi condenada por homicídio em segundo grau, sendo libertada sob regime condicional em abril de 1985.


Pappalardi era um excepcional baixista, com uma técnica apuradíssima, não se limitava apenas a realizar base para o seguimento da música, ele simplesmente “debulhava” o baixo. Como vocalista tinha um timbre vocal extremamente agradável, que dava um grande contraste com a sonoridade da banda e isso gerava uma identidade muito grande.
Fico imaginado ele fazendo umas “jams” no paraíso com Jimi Hendrix na Guitarra e John Bonham na batera. Deve ser de arrepiar !
A música que posto aqui é uma das grandes músicas do Rock: Theme For An Imaginary Western. A instrumentação da música é absolutamente fantástica, a voz de Pappalardi é perfeita para o andamento e tom da mesma, e o solo de guitarra de Leslie West no final faz esse solo um dos melhores da história do Rock. A música foi executada no Cincinnati Pop Festival no dia 13 de junho de 1970.
Fantástica música de uma extraordinária banda.
Longa Vida a Felix Pappalardi ! Longa vida ao Rock And Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário