sexta-feira, 15 de maio de 2020

The Pretenders - Back On The Chain Gang

Uma linda música com uma emocionante história


"Back on the Chain Gang" é uma música escrita por Chrissie Hynde e originalmente gravada por sua banda, The Pretenders, e lançada como single pela Sire Records em setembro de 1982. A música também foi lançada no álbum da trilha sonora de The King of Comedy, em março de 1983 e depois foi incluído no próximo álbum dos Pretenders, Learning to Crawl, em janeiro de 1984.
"Back on the Chain Gang" entrou nas paradas da Billboard no início de outubro de 1982, e chegou ao nº 5 no Hot 100, tornando-se o maior sucesso da banda nos EUA.

Capa do single

Ela também chegou ao posto de nº 4 na lista da Hot Mainstream Rock Tracks da Billboard e no 17º posto na lista de singles do Reino Unido. A música do outro lado do single, "My City Was Gone", mais tarde se tornou um grande sucesso nos EUA, com sua letra falando sobre Ohio.

Gravação

"Back on the Chain Gang" foi gravado depois que James Honeyman-Scott, guitarrista do Pretenders, morreu de overdose de drogas aos 25 anos em 16 de junho de 1982. Isso aconteceu dois dias depois que os Pretenders demitiram seu baixista de longa data Pete Farndon por causa de seu problema com drogas. Em 20 de julho de 1982, a banda começou a gravar a música no AIR Studios, em Londres. Naquela época, restavam apenas dois Pretendentes: a cantora e compositora Chrissie Hynde, que estava grávida de três meses de sua primeira filha, e o baterista Martin Chambers. Outros músicos foram contratados para completar a sessão: o guitarrista Billy Bremner do Rockpile, o guitarrista Robbie McIntosh e o baixista Tony Butler, que já estava no estúdio para um projeto de gravação do Big Country. O produtor era Chris Thomas, que era familiar à banda por gter trabalhado na realização dos discos anteriores dos Pretenders, usando Bill Price como engenheiro, mas para esta sessão, Steve Churchyard substituiu Price porque Price estava comprometido com outro projeto do AIR nos Wessex Sound Studios.  


A maior parte da música foi gravada rapidamente, com a banda reunida no estúdio, organizada como se estivesse tocando ao vivo, com a bateria de Chambers em um riser.  Alto-falantes pequenos foram direcionados aos músicos de trás de Chambers para reforçar o som de algumas peças especiais da bateria, como a caixa. O solo de guitarra de Bremner foi apresentado em uma tomada. Mais tarde, sozinha no estúdio, como era sua preferência, Hynde apresentou sua principal linha vocal com três ou quatro overdubs lançados para corrigir pequenas imperfeições. 

James Honeyman-Scott

Ela então gravou seus próprios vocais de apoio. Finalmente, o restante dos vocais de apoio foram realizados por Chambers e Butler, junto com o canto das Chain Gangs (vide Planet Caravan - ROCK – Suas Histórias & Suas Magias Capítulo 2). O som de martelos batendo foi feito batendo várias peças de metal, especialmente os pesos de 11 kg que o estúdio usou como lastro para alguns estandes. Este efeito foi realizado pelo assistente de estúdio Jeremy Allom. A gravação de partes extras para a música e o processo final de mixagem continuou por vários dias após o início da gravação inicial.

Composição

Hynde escreveu "Back on the Chain Gang" como uma homenagem para Honeyman-Scott e ela dedicou a música a ele. A música foi escrita durante o relacionamento tenso que Chrissie Hynde teve com Ray Davies (dos Kinks) e foi gravada quando ela estava grávida de três meses de sua primeira filha. Seu relacionamento intermitente terminou meio ano depois. 

Pete Farndon

Naquela época, os Pretendentes estavam alcançando sucesso internacional. A frase "Chain Gang" pode ser uma referência à frustração de Hynde sobre as demandas incansáveis ​​impostas a ela pela indústria fonográfica para continuar produzindo discos, a dissonância cognitiva resultante do capitalismo de seu sucesso versus suas origens do punk rock e seu desespero com os efeitos corrosivos que a música lhe causou em sua vida pessoal e no relacionamento com Ray Davies.

Em uma série de entrevistas de 2009 “In The Studio with Redbeard” , Hynde disse:

"Nos primeiros dias, estávamos cheios de entusiasmo e queríamos as mesmas coisas ... e tudo estava indo bem ... parecia muito fácil ... eu estava com alguém por quem estava apaixonada ... depois fiquei grávida."

Ela continuou descrevendo o trabalho em "Back on the Chain Gang" com Honeyman-Scott. Então, apenas um mês antes da música ser gravada, os Pretenders demitiram o baixista Pete Farndon. Então, em poucos dias, o guitarrista Honeyman-Scott morreu de overdose acidental de drogas. Farndon também morreria de overdose de drogas dentro de vários meses.

"... dois dias depois, Jimmy morreu ... de repente, passou de tudo para nada ... Fiquei traumatizado com a perda de meus dois melhores amigos ... tive que substituir dois membros da banda - substituir meus melhores amigos ..."

Ray Daivies, Chrissie Hynde & Alice Cooper

"Back on the Chain Gang" assumiu um significado mais profundo para Hynde, com a trágica morte de seu amigo e a pressão urgente de encontrar novos membros da banda para completar o próximo álbum.

“Dediquei a música a Jimmy de alguma forma… Jimmy era um grande admirador de Billy Bremner… quando tivemos que gravar" Back on the Chain Gang" - bem, eu sabia que Billy e Robbie eram quem Jimmy gostaria que stivessem ali, então eu não precisava pensar nisso.” 

Os sons martelados e o canto das gangues em cadeia ouvidos durante o refrão da música ecoam a produção anterior da música " Chain Gang ", de Sam Cooke, lançada em 1960 (vide Planet Caravan - ROCK – Suas Músicas & Suas Magias Capítulo 2).

Videoclipe

O videoclipe, o primeiro após a morte de Honeyman-Scott e a demissão de Farndon em 1982, contou com Hynde e Chambers, os dois únicos Pretendentes restantes na época. 


O vídeo começa com imagens de pessoas pulando no céu, antes de se dissolverem em fotos de pessoas atravessando uma ponte em Londres, presumivelmente para trabalhar na cidade, sendo que Chambers está no meio da multidão, enquanto Hynde o observa do parapeito. Ela passa a segui-lo. Chambers chega a um prédio e entra em um suposto escritório, assim que ele sai da tela, Hynde entra e, enquanto caminha, o "escritório" se dissolve como pano de fundo para as pessoas usando picaretas de forma descontrolada em escavar ruínas no deserto, como se fossem escravas.


Hynde atravessa as ruínas e fica observando as muitas pessoas envolvidas nessa atividade, e ela vê que Chambers é um deles. As fotos das pessoas pulando se entrelaçam em vários pontos do vídeo. 


O final do vídeo retorna à cena de pessoas atravessando a ponte, quando retornam as imagens das pessoas pulando novamente.

Pessoal
Chrissie Hynde - vocal e backing vocal, guitarra
Martin Chambers - bateria, vocal de acompanhamento
Billy Bremner - guitarra principal
Robbie McIntosh - guitarra rítmica
Tony Butler - baixo, vocal de acompanhamento
Jeremy Allom - efeitos de martelo



The Pretenders - Back On The Chain Gang



The Pretenders - Back On The Chain Gang Live London (legendado)



Pretenders - Back on the Chain Gang - The isle of view



Morrissey - Back on the Chain Gang (Official Video)



Giuliano Palma & The Bluebeaters - Back on the Chain Gang









Nenhum comentário:

Postar um comentário