quarta-feira, 6 de maio de 2020

The Rolling Stones - Bridges To Babylon

Um baita disco de uma das maiores bandas deste planeta

  
Bridges to Babylon é o vigésimo primeiro álbum de estúdio com músicas inéditas na Discografia britânica e o vigésimo terceiro na Discografia Americana da banda de Rock The Rolling Stones, lançado pela Virgin Records em 29 de setembro de 1997.
Foi o segundo é último álbum de inéditas dos Stones na Década de 1990, período em que suas turnês mundiais, inclusive a Bridges to Babylon Tour, apresentaram shows cada vez mais caros e impactantes, alcançando grande sucesso, públicos recordes, e faturamento milionário, com os membros surpreendendo e admirando com a vitalidade e boa forma demonstrada, especialmente Mick Jagger.



História

Depois do enorme sucesso da turnê mundial Voodoo Lounge Tour que terminou em 1994 e da gravação e lançamento de seu álbum acústico, Stripped em 1995, os Stones se deram férias por alguns meses. Durante o verão de 1996, Jagger e Richards, The Glimmer Twins, se reencontraram para compor novas músicas, vindo a produzir as primeiras gravações demo ao fim do ano. Um novo álbum de inéditas seria lançado, produzido novamente por Don Was, com o auxílio de alguns produtores adicionais. As músicas foram gravadas em um período de quatro meses entre a Primavera e o Verão de 1997, em um estúdio de Los Angeles, nos Estados Unidos. 

Bridges to Babylon Tour

A expectativa por parte de alguns, de que o baixista Darryl Jones seria efetivado como membro da banda, preenchendo a vaga deixada por Bill Wyman, acabou não se confirmando, tendo os membros remanescentes da banda decidido por continuar usando baixistas contratados. Para gravação deste álbum, dez músicos diferentes tocaram o Contra-baixo. 


Curioso foi quando Angela Richards, filha de Keith Richards, mostrou ao pai que a melodia no refrão de Anybody Seen my Baby? estava muito parecida com a melodia do sucesso Constant Craving de K. d. lang. Para evitar qualquer questionamento futuro na justiça, entraram em contato com os compositores K. D. Lang e Bem Mink, os quais foram colocados nos créditos do álbum, dividindo a autoria da música ao lado da eterna dupla Jagger/Richards. O álbum ainda apresentou o número recorde de três faixas cantadas por Keith.



Lançamento e Recepção

Lançado em 29 de setembro de 1997 o álbum recebeu críticas mistas da imprensa especializada. Porém vendeu muito, como de costume, chegando a ser o terceiro álbum mais vendido nos E.U.A., sexto mais vendido no Reino Unido, e segundo mais vendido na França, por exemplo. Seu principal hit foi Anybody Seen my Baby?, sendo que Saint of Me e Out of Control foram sucessos menores tocados nas rádios.
Na esteira do lançamento do álbum, os Rolling Stones deram início a mais uma turnê milionária mundial, Bridges to Babylon Tour, a qual rodou dezenas de países em vários continentes, totalizando 108 shows aclamados por crítica e fãs. Desta turnê surgiu o álbum ao vivo No Security.
Em 2009, Bridges to Babylon foi remasterizado e relançado pela Universal Records.


Anybody Seen My Baby?

"Anybosy Seen My Baby?" É uma música da banda de rock inglesa The Rolling Stones em seu álbum de 1997, Bridges to Babylon. Ela alcançou o número 22 na parada de singles do Reino Unido, tornando-se o 38º hit do Top-40 em seu país de origem. A música teve mais sucesso no exterior, liderando a parada de singles da RPM no Canadá e alcançando o top 20 em vários países europeus, incluindo Hungria e Espanha. Nos Estados Unidos, alcançou o número três na parada da Billboard Mainstream Rock.


Escrita por Mick Jagger e Keith Richards, a música também traz créditos de participação na letra para Kd Lang e Ben Mink. A música é conhecida por seu refrão, que soa muito parecido com o hit de 1992 de Lang, "Constant Craving". Jagger e Richards alegaram nunca ter ouvido a música antes, apenas tendo descoberto a semelhança antes do lançamento dos Stones. Como Richards relatou em sua autobiografia Life, "Minha filha Angela e uma amiga estavam no Redlands e eu estávamos tocando o disco e elas começaram a cantar essa música totalmente diferente por cima. 


Eles estavam ouvindo 'Constant Craving' de kd lang. Foi Angela e sua amiga que reconheceram." Os dois deram crédito a Lang, juntamente com seu co-escritor Mink. Lang disse que ficou "completamente honrado e lisonjeado" ao receber o crédito de compositor. 


Por coincidência, "Anybody Seen My Baby" é o título de uma música escrita e gravada por Brian Jones depois de deixar o Rolling Stones. "Anybody Seen My Baby?" seria a única faixa de Bridges to Babylon a aparecer na retrospectiva da carreira dos Stones em 2002, Quarenta Licks.
"Anybody Seen My Baby?" apresenta inspirações variadas, incluindo amostragem do artista de hip hop Biz Markie, tornando a única música do The Rolling Stones a incluir amostragens de artistas pláticos. Baixo e teclados da música são interpretados por Jamie Muhoberac. Waddy Wachtel toca violão e Jagger, Richards e Wachtel tocam guitarra. A música tem uma sensação distinta de R&B, impulsionada pelo baixo de Muhoberac.
O videoclipe official da música talvez seja mais lembrado por apresentar Angelina Jolie. Ela aparece como uma stripper que sai no meio da performance para passear pela cidade de Nova York.

Faixas (Todas as músicas por Mick Jagger e Keith Richards, exceto onde anotado)
 - Flip the Switch
- Anybody Seen My Baby? (Mick Jagger/Keith Richards/k.d. Lang/Ben Mink)
- Low Down
- Already Over Me
- Gunface
- You Don't Have to Mean It
- Out of Control
- Saint of Me
- Might as Well Get Juiced
- Always Suffering
- Too Tight
- Thief in the Night" (Mick Jagger/Keith Richards/Pierre de Beauport)
- How Can I Stop?

  



The Rolling Stones - Anybody Seen My Baby – Official Promo



The Rolling Stones - Anybody Seen My Baby (Bridges To Bremen)



Madicine - Anybody seen my baby



Zlatko Brodaric - Anybody Seen My Baby?



Flattus ft. Eva Burešová - Anybody Seen My Baby



The Rolling Stones - Flip The Switch (Studio)



The Rolling Stones - Flip The Switch Live St. Louis 1977



The Rolling Stones - Low Down



Gary Clark Jr. - Low Down Rolling Stone Live The Beacon Theater 2019



The Rolling Stones - Already Over Me (Studio)



Black Berry Band – Already Over Me Rolling Stones Tribute



The Rolling Stones - Out Of Control (Studio)



The Rolling Stones - Out of Control - Live 1997








Nenhum comentário:

Postar um comentário